terça-feira, 22 de dezembro de 2015

8 Livros para crianças de 10 anos

Férias rolando, muito tempo livre e ler é sempre um ótimo "ganha tempo".

Separei os livros que a Sofia vem lendo nesses últimos meses do ano e no início dessas férias.

- Diário de um Zumbo do Minecraft.

A Sofia não é uma jogadora apaixonada por Minecraft, ela gosta e tal, mas não é do tipo superfã. Mas por esses "Diários de um Zumbi" de 12 anos ela se apaixonou. Acho que pelo fato desse morto-vivo estar enfrentando todos os dilemas da pré-adolescência rolou uma identificação, sabe?


Mal eu comecei a fazer as fotos para esse post saiu mais um exemplar que já veio para a coleção da Sofia.


- Harry Potter.

Esse é um clássico que a Sofia descobriu esse ano. Quis ver e rever todos os filmes e depois se interessou pelos livros. Já leu os quatro primeiros volumes e deixou os dois últimos para as férias.



- ZAC Power.

A Ana Luiza já tinha lido a coleção quase toda e a Sofia descobriu alguns volumes no fundo do armário e adorou. Gostou tanto que já indicou para outras amigas e agora elas estão trocando entre si.

Aqui um menino de 12 anos é um agente secreto que trabalha para a AIG e está sempre vivendo grandes aventuras em missões bem loucas.


- Diário de Julieta

Os livros são em forma de quadrinhos e lá Julieta, a Menina Maluquinha, conta seus segredos. Aquelas coisas que ela vive, sente e não conta pra ninguém, só tem coragem de escrever nas páginas do seu diário.


O primeiro livro a Sofia herdou da biblioteca da Ana Luiza. Gostou tanto que foi em busca dos mais recentes. No "Diário de Julieta 3", por exemplo, a menina inventou seu blog de férias e nele escreve várias histórias sobre as férias dela, do Bocão, do Junim, do Menino Maluquinho, da Nina e do Lúcio.


- Fala Sério, ...

Essa séria da Thalita Rebouças fez o maior sucesso com a Ana Luiza, mas a Sofia ainda não tinha se interessado. Até que no início do mês, em um passeio pela livraria, ela encontrou o "Fala Sério, Irmã!". Esse não é da época da Ana Luiza. A Sofia quis comprar e as duas leram.


Depois disso toda a coleção saiu da estante da Ana Luiza diretamente para a da Sofia que já está lendo "Fala Sério, Amiga!".


- Flávia de Luce

Eu estava procurando algumas séries de livros novas para a Sofia, ou melhor, diferentes daquelas que já conhecia da época da Ana Luiza. Foi aí que encontrei "Flavia de Luce" e achei que tinha grande potencial para despertar o interesse da Sofia. 

"Flavia de Luce é uma jovem garota que vive numa mansão em estilo vitoriano na Inglaterra da década de 1950. Especialista em venenos, é uma versão pré- adolescente de Sherlock Holmes, o célebre per­sonagem de Conan Doyle. Torna-se detetive a partir de um crime que acontece dentro de sua casa, tema do primeiro volume da série.".

São cinco títulos bem chamativos: "Flavia de Luce e o Mistério da Torta", "Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes", "Flavia de Luce e o Enigma da Cigana", "Flavia de Luce e a Descoberta dos Ossos" e "Flavia de Luce e o Segredo das Sombras".


- Terra de Histórias

Dois irmãos gêmeos Alex e Conner Bailey são totalmente diferentes, mas que têm em comum a paixão pelos contos de fadas. Eles cresceram ouvindo histórias contadas pelo pai e pela avó, até que o pai morreu e a avó foi morar longe. Agora com 12 anos eles vivem aventuras por reinos de fantasia.


São três títulos: "O Feitiço do Desejo", "O Retorno da Feiticeira" e "O Alerta dos Irmãos Grinn".

E prestem atenção ao nome do autor Chris Colfer. Não, não é porque é meu xará. Ele é um dos atores de Glee, ele faz o Kurt. Já foi o suficiente para a Ana Luiza ficar interessada na leitura também.


-  Diário de Uma Garota Nada Popular

Já falei dele no post "11 livros para meninas de 10 anos", mas como acabamos de receber da @editorasaraiva o novo exemplar, é claro que já está na pilha dos livros das férias da Sofia.

Nessa série a protagonista Nikki é uma menina normal como todas. Nada de garotas fantásticas, heroínas, meninas sem graça que se transformam em populares. Nikki tem uma família carinhosa, uma irmã que perturba o tempo todo, duas melhores amigas, uma amiga invejosa e um amor não correspondido.



Bom, fica aí algumas dicas para quem ainda não comprou o presente de Natal e para quem não sabe o que fazer com as crianças nas férias. Tome leitura nelas!

Ah, mais um detalhe: no título eu coloquei que são livros para crianças de 10 anos porque a Sofia e a Ana Luiza os leram com essa idade, mas serve para crianças nessa faixa etária podendo ser um pouco mais velhas ou mais novas.

Mais dicas no post:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Dani ganhou de presente Academia Jedi, que é no mesmo estilo desses livros diários e amou. Fica como sugestão de leitura pras filhotas.

    ResponderExcluir
  2. Oii!! Gostei muito de suas dicas! Minha filha tem 8 anos. O que indicaria para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do Minecraft, o da Julieta. Alguns do "Fala sério" já dão para ela começar a ler dependendo do costume dela. Neste post aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2015/05/11-livros-para-meninas-de-10-anos.html tem outros bem legais, como Judy Moody, Go Girl e Clarice Beans.

      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Que bacana! Gostei das dicas.
    Vou usar as sugestões para nossa sala de leitura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo