terça-feira, 22 de dezembro de 2015

8 Livros para crianças de 10 anos

Férias rolando, muito tempo livre e ler é sempre um ótimo "ganha tempo".

Separei os livros que a Sofia vem lendo nesses últimos meses do ano e no início dessas férias.

- Diário de um Zumbo do Minecraft.

A Sofia não é uma jogadora apaixonada por Minecraft, ela gosta e tal, mas não é do tipo superfã. Mas por esses "Diários de um Zumbi" de 12 anos ela se apaixonou. Acho que pelo fato desse morto-vivo estar enfrentando todos os dilemas da pré-adolescência rolou uma identificação, sabe?


Mal eu comecei a fazer as fotos para esse post saiu mais um exemplar que já veio para a coleção da Sofia.


- Harry Potter.

Esse é um clássico que a Sofia descobriu esse ano. Quis ver e rever todos os filmes e depois se interessou pelos livros. Já leu os quatro primeiros volumes e deixou os dois últimos para as férias.



- ZAC Power.

A Ana Luiza já tinha lido a coleção quase toda e a Sofia descobriu alguns volumes no fundo do armário e adorou. Gostou tanto que já indicou para outras amigas e agora elas estão trocando entre si.

Aqui um menino de 12 anos é um agente secreto que trabalha para a AIG e está sempre vivendo grandes aventuras em missões bem loucas.


- Diário de Julieta

Os livros são em forma de quadrinhos e lá Julieta, a Menina Maluquinha, conta seus segredos. Aquelas coisas que ela vive, sente e não conta pra ninguém, só tem coragem de escrever nas páginas do seu diário.


O primeiro livro a Sofia herdou da biblioteca da Ana Luiza. Gostou tanto que foi em busca dos mais recentes. No "Diário de Julieta 3", por exemplo, a menina inventou seu blog de férias e nele escreve várias histórias sobre as férias dela, do Bocão, do Junim, do Menino Maluquinho, da Nina e do Lúcio.


- Fala Sério, ...

Essa séria da Thalita Rebouças fez o maior sucesso com a Ana Luiza, mas a Sofia ainda não tinha se interessado. Até que no início do mês, em um passeio pela livraria, ela encontrou o "Fala Sério, Irmã!". Esse não é da época da Ana Luiza. A Sofia quis comprar e as duas leram.


Depois disso toda a coleção saiu da estante da Ana Luiza diretamente para a da Sofia que já está lendo "Fala Sério, Amiga!".


- Flávia de Luce

Eu estava procurando algumas séries de livros novas para a Sofia, ou melhor, diferentes daquelas que já conhecia da época da Ana Luiza. Foi aí que encontrei "Flavia de Luce" e achei que tinha grande potencial para despertar o interesse da Sofia. 

"Flavia de Luce é uma jovem garota que vive numa mansão em estilo vitoriano na Inglaterra da década de 1950. Especialista em venenos, é uma versão pré- adolescente de Sherlock Holmes, o célebre per­sonagem de Conan Doyle. Torna-se detetive a partir de um crime que acontece dentro de sua casa, tema do primeiro volume da série.".

São cinco títulos bem chamativos: "Flavia de Luce e o Mistério da Torta", "Flavia de Luce e o Teatro das Marionetes", "Flavia de Luce e o Enigma da Cigana", "Flavia de Luce e a Descoberta dos Ossos" e "Flavia de Luce e o Segredo das Sombras".


- Terra de Histórias

Dois irmãos gêmeos Alex e Conner Bailey são totalmente diferentes, mas que têm em comum a paixão pelos contos de fadas. Eles cresceram ouvindo histórias contadas pelo pai e pela avó, até que o pai morreu e a avó foi morar longe. Agora com 12 anos eles vivem aventuras por reinos de fantasia.


São três títulos: "O Feitiço do Desejo", "O Retorno da Feiticeira" e "O Alerta dos Irmãos Grinn".

E prestem atenção ao nome do autor Chris Colfer. Não, não é porque é meu xará. Ele é um dos atores de Glee, ele faz o Kurt. Já foi o suficiente para a Ana Luiza ficar interessada na leitura também.


-  Diário de Uma Garota Nada Popular

Já falei dele no post "11 livros para meninas de 10 anos", mas como acabamos de receber da @editorasaraiva o novo exemplar, é claro que já está na pilha dos livros das férias da Sofia.

Nessa série a protagonista Nikki é uma menina normal como todas. Nada de garotas fantásticas, heroínas, meninas sem graça que se transformam em populares. Nikki tem uma família carinhosa, uma irmã que perturba o tempo todo, duas melhores amigas, uma amiga invejosa e um amor não correspondido.



Bom, fica aí algumas dicas para quem ainda não comprou o presente de Natal e para quem não sabe o que fazer com as crianças nas férias. Tome leitura nelas!

Ah, mais um detalhe: no título eu coloquei que são livros para crianças de 10 anos porque a Sofia e a Ana Luiza os leram com essa idade, mas serve para crianças nessa faixa etária podendo ser um pouco mais velhas ou mais novas.

Mais dicas no post:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Dani ganhou de presente Academia Jedi, que é no mesmo estilo desses livros diários e amou. Fica como sugestão de leitura pras filhotas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo