domingo, 19 de fevereiro de 2017

Trilha do Bananal - Turistando em Niterói


Não, não fui eu quem fez esta trilha. Foi a Ana Luiza. Ela foi com os amigos, fotografou, me contou tudo e sugeriu que eu fizesse o post mostrando a beleza do local e como dica de passeio para os adolescentes (mais velhos) fazerem com os amigos. Mas é um passeio que os menores também podem fazer acompanhados dos pais.

Enseada do bananal - Praia de Iatcoatiara


A trilha do Bananal fica na belíssima Região Oceânica de Niterói, Nikiti City para os íntimos.

A Região Oceânica de Niterói abrange cinco praias lindíssimas e cada uma com sua característica. A primeira é a Piratininga, que tem uma vista deslumbrante para o Pão de Açúcar e Corcovado, além do mar superlimpo. A segunda é a Camboinhas que tem o mar mais claro e a areia bem branca. A terceira é a Praia de Itacoatiara onde fica a nossa trilha. A quarta é a Praia do Sossego que tem acesso por trilha e a quinta e a última é Praia de Itaipu. Todas lindas e que valem a pena serem conhecidas e desfrutadas. Mas ficaremos por Itacoatiara mesmo, já que é nela que está o passeio que vamos falar.

Itacoatiara fica em uma área de 800 metros, de natureza exótica, entre costões rochosos, que dão um visual incrível à praia e despertam aquela vontade de trilhar até o topo e ter o prazer de ver a praia por outro ponto de vista, e vegetação de restinga.


O acesso às trilhas de Itacoatiara, são duas: a do Costão e a da Enseada do Bananal, na entrada principal do Parque Estadual da Serra da Tiririca, ao lado da Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos. Lá tem um posto de recepção ao visitante. É sempre bom avisar que está indo fazer a caminhada.

A Ana Luiza me contou que as trilhas são supertranquilas do tipo "relaxa mãe!" e bem demarcadas do tipo "mãe, não tem como eu me perder!".

A ideia inicial era subir o Costão, mas como o dia estava muito quente e ela iniciou o percurso às 11 horas da manhã, resolveu fazer apenas a Trilha do Bananal que é coberta por árvores e mais curta.


Bom, saindo da recepção do visitante no Parque Estadual da Serra da Tiririca ela subiu por aproximadamente 15 minutos até chegar a uma clareira. Ali, nesta clareira, está a decisão das duas trilhas: ou desce pela trilha da Enseada do Bananal à esquerda ou pega à direita e sobe para o Costão.

A maioria da galera faz as duas preferindo subir o Costão primeiro e na descida passar na Enseada do Bananal. Este seria o roteiro da Ana Luiza inicialmente. 

Foram aproximadamente 30 minutos de descida tranquila até chegar ao final e avistar o mar.

Enseada do Bananal em Itacoatiara

A Ana Luiza achou o lugar muito lindo e pelo o que eu vi nas fotos é mesmo. Disse que tem uma galera que faz rappel por ali. Deve ser uma delícia! Eu mesma já fiz rappel em Arraial do Cabo e é um esporte muito prazeroso com toque de adrenalina, aventura e contato com a natureza. 

Além da vista linda para o mar, tem um visual incrível das pedras da tartaruga e do elefante.


Como a Ana Luiza não fez foto da Pedra da Tartaruga eu busquei a foto acima que o Ari Rangel disponibilizou no site Mochileiros.

O retorno, apesar de ser subida, também foi tranquilo e o melhor foi se refrescar e descansar na Praia de Itacoatiara. No canto direito, a praia é bem tranquila, tipo piscininha. Linda! Vale a pena!

Vendo as fotos e ouvindo o relato da Ana Luiza, eu fiquei com mais vontade ainda de fazer as duas trilhas. Lembrando as recomendações que dei para a Ana Luiza:

- Levar água em quantidade suficiente para beber e se refrescar se for necessário;
- Passar protetor solar;
- Passar repelente;
- Usar tênis; 
- Ir nos horários em que o sol não esteja muito quente; 
- Sempre avisar que está entrando na trilha;
- Ir acompanhada. 

Outros posts de passeios em Niterói nos links abaixo:



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. que lugar lindooooooo. fiz algumas trilhas e acho bem legal....mas acho que hoje eu não conseguiria rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Que lugar maravilhoso!!!!!! Achei demais a trilha e a praia! Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Que trilha incrível! Adorei! Passeio maravilhoso

    ResponderExcluir
  4. Que passeio maravilhoso, adorei a paisagem

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo. Super contato com a natureza!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo! Otima dica da filhota, hein?

    ResponderExcluir
  7. Que lugar lindo! Pelos detalhes do post me senti fazendo a trilha.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo