sábado, 21 de outubro de 2017

A Semana 42 - Doses de lazer


Trabalho novo sempre demanda mais de nós. É muita novidade, coisa que me estimula, me dá vontade de aprender mais, mas por outro lado, gera uma exigência grande de mim mesma que dê um retorno logo. Eu mesma acabo gerando muita expectativa em mim mesma.

E expectativa é sentimento que precisamos ficar atentos e cuidar. Expectativa gera ansiedade, ansiedade gera estresse e pode até gerar frustração. Então, para não entrar neste ciclo que não é legal, e me manter apenas na parte boa da história: motivação vinda das novidades, estímulo da vontade de aprender, a alegria por estar conhecendo novas pessoas, etc., eu procuro sempre incluir momentos de lazer para revigorar a mente, momentos descontraídos para afastar o estresse, momentos de leveza para me carregar de energia para ser resiliente às situações que não atendam as expectativas que eu mesma gerei.

Os momentos simples que foram fontes para  quebrar a minha rotina deixando-a alegre, estimulante e mais relaxada foram:


Cozinha: preparei, com a ajuda das filhas, um talharim com camarões e lula que ficou maravilhoso. Finalmente acertei na lula. Almoçamos todos juntos com a mesa bem arrumada e colorida.

Puxa, devia ter colocado a receita aqui no blog. Tá, de repente ainda rola.


Cultura: fui, com a minha irmã, à exposição "O Corpo é a Casa", no CCBB. Divertidíssima! Rimos, nos movimentamos, brincamos, e eu até plantei bananeira. Recomendo! Já falei dela no post "Exposição O Corpo é a Casa no CCBB". É só clicar no link para ver a minha performance de pernas para o ar. 



Pintura: acabei de pintar, com muito carinho, este cavalinho de balanço para o meu sobrinho que fez um ano. Lindo, né? Eu achei. Fiquei babando e toda orgulhosa do meu trabalho. Já falei dele aqui no blog também. No post "Cavalinho de Madeira - Pintura para alguém muito especial".


Leitura: peguei, por indicação no trabalho, o livro "A Mais Pura Verdade". Não sabia que era um infantojuvenil, e acabou sendo uma agradável surpresa. Uma leitura leve que fiz do início ao fim, que me desligou e me transportou para a aventura de Mark. Já tem post no blog, é claro.  


Filme: me joguei no sofá e assisti ao filme "O Reencontro" que fala de amizade. Eu já estava com vontade de ver este filme desde o Festival Varilux de Cinema Francês, então aproveitei que estreou no Now. Apesar de ser um drama, tem leveza e humor. Foi ótimo para relaxar.
Aliás, deveria ter falado dele no blog, já que trata da temática dos nascimentos, partos serem convertidos em fábrica de bebês.


Vinho: jantar substituído por vinho com pão e pasta de berinjela. Momento descontração inesperado. Assim do nada e por nada. 


Pé na jaca: a amiga convidou para almoçarmos juntas. E daí que eu tinha um compromisso marcado?Transferi a hora marcada no salão e aceitei o convite. Foi muito boa a sensação de flexibilidade que essa mudança nos planos, readequação da agenda me trouxe. 


Amor: abraços, beijinhos, carinhos e telefonemas. 


Sou muito grata por incluir momentos lúdicos, de lazer e descontraídos na minha rotina. Sou muito grata por entender o quanto isso me faz bem e me ajuda a ser mais inteira com quem está ao meu redor.

Essa experiência de praticar o lazer sem culpa (e também sem exageros) pode e deve ser cultivada de forma natural nas nossas vidas, eu acho. Para mim gera muito resultado positivo.



Este post faz parte da BC #52SemanasDeGratidão proposta pela Elaine Gaspareto que neste ano vai substituir a BC A Semana que aqui no blog substituiu a BC Pequenas Felicidades.



Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Querida Chris
    Se for ao meu blog e ler duas ou três publicações, logo entenderá o motivo do meu «afastamento». Ainda me sinto um pouco oca.
    Quanto à sua publicação, só me ocorre um provérbio bem português: «Viver, não custa; o que custa , é saber viver.» E a minha amiga é sábia neste assunto. Como por aí dizem, «dá sempre a volta por cima».
    Bom domingo.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo