terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Filme Green Book - O Guia



Eu não consegui assistir ao filme "Green Book" na cabine de imprensa. Fiquei superchateada de perder a oportunidade de ver antes da estreia e contar aqui o que eu achei. Mas eu não iria perder esse filme de jeito nenhum. Só em ver o trailer no cinema já tive a sensação de que seria imperdível. E é!
E para melhorar, é baseado em uma história verdadeira.


Viggo Mortensen (indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme "Capitão Fantástico") e Mahershala Ali (vencedor do Oscar 2017 de melhor ator coadjuvante por "Moonlight") interpretam Tony Vallelonga e Don Shirley.

América, 1962. Tony trabalha como segurança em um clube, vive com sua família e se vira do jeito que dá para sustentar a família. Com seu jeito de quem cresceu nas ruas do Bronx leva o apelido de de Tony Lip graças a sua lábia e poder de convimento mesmo que para isso precise usar de algumas mentiras e artimanhas.

Após o fechamento do Copa, clube que dá o sustento de Tony, para reforma, o segurança ítalo-americano se vê precisando descolar uma grana. É nesta fase que ele uma oferta de emprego para atuar como motorista do grande pianista Don Shirley.

Don Shirley, um homem negro talentosíssimo e elegantérrimo, resolve sair em turnê pelo sul dos Estados Unidos e enfrentar assim todo o segregacionismo racial existente na região naquela época.

É aí que Tony com sua habilidade para "resolver problemas" se torno o homem certo para acompanhar Doc nessa turnê.

Para evitar problemas pelo caminho e cumprir a agenda e horários dos shows eles devem segui "O Guia", um livro com indicações dos poucos estabelecimentos que eram seguros para os afro-americanos, restaurantes e estradas permitidas.

Assim começa a road trip dos dois homens totalmente diferentes no comportamento. Nesse percurso cheio de percalços e situações de racismo explícito, os dois vão se confrontando e se confortando.

Don é convidado para os eventos das riquezas brancas, porque ele é o melhor pianista da América. Apesar das condições adversas, o pianistas as aceita sempre com muita dignidade e de maneira bem intelectual, pensada, refletida. Mas Tony tem outra forma de resolver os problemas e as injustiças. Ele é instintivo, concreto, direto.

É neste confronto com o racismo, neste contexto espinhoso, entre a momentos de humanidade e humor inesperados, que eles são forçados a deixar de lado as diferenças e passar por profundas transformações, para avançar nessa jornada. Nasce aí uma amizade verdadeira.

“Green Book – O Guia” é um filme simplesmente fantástico sobre uma amizade verdadeira ntre duas pessoas que não poderiam ser mais diferentes e que transcendeu as restrições raciais, de classe e sociais do início dos anos 60.



Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. eu assisti esse filme no ultimo final de semana e adorei! gosto mt dos dois atores e com certeza é um lindo filme sobre preconceito e amizade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são excelentes e mandaram muito bem nesse filme. Eu adorei.
      Beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo