sábado, 11 de maio de 2019

Praia do Vidigal - Turistando no Rio

Eu adoro viajar! Quando estamos viajando tudo se torna extraordinário ao olhar do turista. Mesmo aquele local, aquela flor, aquela brisa tão comum para quem está ali rotineiramente, para o turista tem um encantamento. Viajar nos faz enxergar que o ordinário da vida pode ser extraordinário, basta termos o olhar de turista para os lugares, pessoas, histórias ao redor.

Por isso eu sempre procuro viajar mesmo estando na minha cidade, no meu local de rotina. Se tantos turistas passam por aqui com olhar de encantamento por que eu vou desperdiçar isso na minha rotina?

Foi assim que em um sábado qualquer resolvi quebrar a rotina e ir tomar um café da manhã em um hotel do Rio, o Sheraton, e aproveitar a Prainha do Vidigal.

Prainha do Vidigal

Vira e mexe eu faço isso de tomar um café da manhã em hotel. Acho uma delícia! Não só pela variedade do cardápio, mas pela sensação se sim. É uma delícia se sentir turista e estar com o olhos atentos para as miudezas, sutilezas e belezas ao nosso redor. Coisas simples que deixamos passar despercebidas no dia a dia. É uma delícia me sentir merecedora de desfrutar momentos de lazer, descanso e descobertas.

Já falei do café da manhã do Sheraton no post "4 hotéis na orla do Rio de Janeiro para um excelente café da manhã". Então, essa não foi a primeira vez que estive lá. Mas foi diferente. Primeiro que o café da manhã não está sendo servido no restaurante das piscinas, pois este ainda está em reforma devido às chuvas de fevereiro que causaram um estrago enorme no hotel.

Mesmo quando estamos repetindo um lugar ele pode ser muito diferente e ter muitas novidades. E não são novidades apenas por estar em outro local, com outro visual, outra decoração, ou novos itens no cardápio. As maiores novidades são apresentadas pelas histórias envolvidas.

Ouvimos a história do garçom que nos atendia de como foi a tal chuva, como o hotel ficou, como foram os dois meses fechados, mas de muito trabalho para limpar e reformar tudo.

Observamos os estrangeiros encantados e deslumbrando com os sabores que para nós são tão comuns, tão corriqueiros.

É isso, ao nos tornarmos turistas em nossa própria área nos permitimos ver o ordinário com novos olhos e, assim, desenvolver nossa percepção a ponto de enxergá-lo como extraordinário.
Que extraordinário é o sabor das nossas frutas! Que extraordinária é a cor do nosso mar que contemplávamos através da janela.

Depois do café da manhã descemos pelo acesso do próprio hotel para a Praia do Vidigal.

Bem em frente ao hotel Sheraton, tem uma pequena faixa de areia com uma grande pedra no meio que dá todo um charme a praia com vista para as vizinhas famosas: Leblon e Ipanema.

O acesso a essa faixa de areia de mar claro e com ondas que atraem surfistas é dificultado pelo hotel em si, pela falta de estacionamento próximo, e pela menor oferta de transporte público. Isso faz da praia menos movimentada, sendo frequentada basicamente por hóspedes do hotel, que acessam pelas instalações do próprio Sheraton, e moradores da favela do Vidigal, que acessam a praia pela escadaria ao lado do hotel.

Prainha do Vidigal

Aqui no Rio temos muitas praias, muitas mesmo! E são variadas. Para todos os gostos. Das mais urbanas as mais selvagens. Das com águas transparentes até as infelizmente impróprias para banhos. Desde as mais famosas até as mais desconhecidas.

A Praia do Vidigal fica entre as mais desconhecidas do carioca. Não chega a estar entre as pras com difícil acesso, mas com acesso mais restrito, eu diria.

Com tanta variedade e possibilidade, nós cariocas, em nossa maioria, acabando indo sempre nas mesmas praias, naquela que já conhecemos e que encontramos a nossa galera. Um pecado! Vale a pena vestir o espírito desbravador do turista, colocar na cabeça o chapéu cheio de curiosidade que o mesmo turista usa e conhecer as nossas praias.

Neste dia a Praia do Vidigal estava especialmente linda. Com água muito azul, completamente transparente, mar tranquilo, temperatura da água superagradável, limpa, segura e pouco movimentada.

Da areia sem ambulantes e com vista livre de barraquinha, sombrinhas, e pessoas, avistávamos as praias do Leblon e Ipanema e víamos como estavam superlotadas. Que diferença! Que bom que estávamos ali aproveitando a beleza e a tranquilidade da cidade ao lado de alguns turistas e poucos moradores.

Prainha do Vidigal

Que bom que brincamos de ser turista. Viajamos sem sair da nossa cidade.

Outros posts Turistando no Rio:

- Turistando na Praça Tiradentes.

1. Maravilhosa praia a água do mar!
    Feliz dia das mães pra ti e todas mamães que aqui passarem! beijos, chica

1. Chica, muito obrigada. O Dia das Mães foi ótimo e cercado de carinho.
      Que o seu dia também tenha sido maravilhoso.

2. Olá!
    Linda a praia!
    Já fui no Vidigal p/ dormir na casa de uma amg, mas n cheguei a turistar na praia, rs
    Tem o Sheraton ali tbm né, aparecem uns famosos de vez em qnd! hahah
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

1. Oi Carol, eu já fiz o tour no Vidigal, mas nunca dormi lá. A praia é bem bonita. Vale a pena conhecer da p´roxima vez que você visitar a sua amiga.
      Chris

3. o Rio é mesmo mt maravilhoso, acho que nunca fui a essa praia e achei maravilhosa! com certeza vou querer ir quando for ao Rio novamente

www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

1. Oi Lívia, o Rio é cheio de encantos e cantos escondidos e poucos conhecidos. A maioria das pessoas fica nos pontos tradicionais. Mas tem muita coisa legal fora desse percurso mais usual.

4. Oi Chris, tudo bem?
    Que praia linda. E parece super tranquila.
    Amei a cor do mar!
    Beijos,

Priih
    Infinitas Vidas

1. Oi Priih, neste dia ela estava belíssima mesmo. Normalmente é assim, bem bonita e mais vazia do que outras mais famosinhas.
      Chris

5. I love travelling too. WOnderful photos and travel inspiration.

6. Já estive no Brasil diversas vezes e sei que tem praias excelentes. Essa, infelizmente não conheço. É linda e limpa.
    Beijo

1. O Brasil tem mesmo muitas praias lindas e encantadoras. E essa é uma delas. Bem charmosa, eu diria.

7. Cris
    Ser turista em nossa própria cidade é tão bom... e esse cafe da manhã .. hummm deve ser uma maravilha!!
    Bjokas,
    Sheyla.

1. Oi Sheyla, tão bom te ver por aqui de novo.
      Eu adoro passear pela minha cidade, descobrir e redescobrir lugares. Olha com outro olhar para o cotidiano.
      Chris

8. Que delíciaa! De vez em quando a gente tem que se permitir ser turista, por que viajar faz bem pra alma né? Amei as fotosss, que praia MARAVILHOSA, e café da manhã de hotel não tem coisa melhor né?

Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

1. Giovana, e como viajar faz bem pra minha alma. Me renovo em cada viagem pra perto ou pra longe. Amo.
      Chris

9. Que lugar maravilhoso!
    Nunca fui ao RJ, mas essa praia me encantou, sem contar que é mais vazia que as outras! xD

Beijo!
    Cores do Vício

1. Oi Pathy, quando vier ao Rio aproveite as praias conhecidas, mas também as menos. Essas são as mais charmosas.
      Chris

10. E foi um belo passeio, tem que aproveitar que logo vem o inverno!
    As fotos estão lindas!
    Abraço!

1. OI Dalva, foi um belo passeio sim. Aqui no Rio, mesmo no inverno, ainda conseguimos ir a praia. Mas temos que aproveitar sim, sempre.
      Chris

11. Que praia mais linda, tô muito apaixonada. Nunca fui ao RJ, mas imagino o quanto seja lindo!

1. OI Kaila, o Rio é muiro lindo mesmo. Merece ser visitado. Quando tiver a oportunidade, não perca.
      Chris

12. Realmente, o turista tem um olhar diferente quanto àquilo que vemos todos os dias na nossa cidade. Por isso eu faço como vc, aproveito os pontos da minha cidade e observo melhor o que rodeia minha rotina.
    Café da manhã em Hotel é tudo de bom né? Eu e meu marido as vezes saímos da rotina e dormimos em hotéis da própria cidade, só pra dormir fora de casa mesmo, ahushauhsu.
    Amei esse post de passeio turístico, a praia do Vidigal é linda.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

1. Leslie, gostei da sua dica de dormir em hotéis da própria cidade. Vou fazer isso. Ai já estou morrendo de vontade.

13. Respostas
    1. Monique, é muito lindo sim. E a água estava especialmente clara neste dia.

14. Respostas
    1. Oi Géssica, muito bonito mesmo. Que bom que você gostou.

15. OLÁ CHRIS
    apareceu num dos meus blogues e fiquei super feliz, que bom
    Obrigada pela visita

Muito obrigada por partilhar o seu TURISTAR pelo Rio de Janeiro!
    É sempre bom conhecer um pouco de tudo, pelo Mundo.

Eu adoro viajar, também!
    Aliás é nesses momentos que sou feliz a sério...

Já visitei o RIO em 1999, ou seja, há 20 anos
    fiquei num hotel chamado BANDEIRANTES, na zona de COPACABANA
    já ouviu falar?

Quando quiser visitar-me tem muito por onde escolher
    4 blogues activos
    Espero a sua visita

Uma boa semana! beijo da Tulipa

aqui:

1. OI Kalinka, não conheço esse hotel não. É muito bom viajar. Tambémsou muito feliz nos momentos de viagem. POr isso procuro viajar sempre, mesmo quando estou na minha cidade.
      Ja estive no seu blog novamente e vou acompanhar as suas andanças.

16. Oi, Chris!
    Particularmente não sou muito fã de praia, mas até que fiquei com vontade de conhecer essa...
    Beijos
    Balaio de Babados

1. Oi Luiza, como assim não é muito fã de praia? kkk. Difícil conhecer alguém que não é chegado em praia. Pelo menos aqui no Rio.
      Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

17. Não conheci Vidigal, já quero ir numa próxima viagem ao Rio! E ótima ideia ir tomar café em hotéis.

Beijos/Kisses.

Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

1. OI Anete, eu gosto muito de um café em hotel. Tomara que você tenha logo uma próxima vez no Rio.
      Chris

18. O RJ é realmente lindo mas, nunca fui nessa praia. Amei essa e que cor de água clarinha. Vou tirar um dia para conhecer.
    Beijocas.

1. Oi Vanessa, vale a pena conhecer sim. Eu sempre acho que vale a pena conhecer os cantinhos da nossa cidade. Tomara que você vá em um dia de água bem linda.
      Chris

19. RJ é cidade maravilhosa né?
    E fazer de turista é maravilhoso também faço isso kkkk!!
    xoxo

marisasclosetblog.com

1. O Rio é muito lindo sim. Eu acho. Não me canso de admirar a beleza da minha cidade.
      Adoro me fazer de turista em qualquer lugar.
      Chris

20. Lindas imagens, que dia bem passado. Beijinho e Feliz semana.

1. OI Sandra, uma feliz semana para você também.

21. Adorei a super dica!
    Olha, nunca fui para o Rio, mas uma dica de uma praia vazia e que é linda, é uma boa pedida e deu pra aproveitar super bem, né? E que legal que no hotel ja tem acesso a praia <3

Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

1. Oi Pâm, praia vazia e limpa é como um paraíso nas grandes cidades. Eu acho. E deu sim para aproveitar bastante.
      Chris

22. OI Isa, muito obrigada. Essa praia é bem fotogênica.