quarta-feira, 29 de maio de 2019

Praia da Tartaruga em Búzios


Ah Búzios! Uma ponta de terra pra dentro do mar tão cheia de charme. Tudo ali fica charmoso. Até um cineminha pequeno. Búzios, aquele lugar que tem algo especial que a gente não sabe explicar, que te contagia na primeira visita. Uma vila de pescadores com ares bucólicos e ao mesmo tempo tão descolada. Uma cidadezinha que mesmo quando não tinha nada, tinha tudo. Búzios é assim, tem estilo, tem personalidade e tem praias e tem noite. Búzios tem fuso horário próprio.

Búzios tem suas histórias e faz parte das histórias de quem passa por ali. Eu me lembro da primeira vez que fui ainda criança, na companhia dos meus pais e um grupo de amigos. O point era a Praia dos Ossos. Coisas das antigas! Depois já adolescente, quando ir para Búzios significava sinal de alerta para os mesmos pais que antes levavam seus filhos pequenos para brincar na praia, o point era Geribá. Para os pais dos adolês, nessa época, Búzios era possibilidade "drugs, sex and  rock'n rool". Mas para nós era praia. Praia de areia fina e dourada que grudava na pela. Praia de água azul esverdeada transparente e ondas cheias. Praia de galera bonita, antenada e "na onda". Búzios era sanduíche árabe do Ícaro, ao lado de uma portinha que começava vender uns crepes, um tal de Chez Michou, na Rua das Pedras. Aí o tempo passa um pouco, a adolescência fica pra trás, e vem a fase de Búzios dos mergulhos. Saídas para a Ilha da Âncora para se deslumbrar com os encantos do fundo do mar. A praia preferida? Continuava sendo Geribá. Aí veio o Búzios da curtição: Azeda e Azedinha durante o dia, festa na Tartaruga no pôr do sol, mexicano na noite na Rua das Pedras. E tinha o Taka-taka-tá! Bar diferentão do holandês doidão que andava com seu pit bull no ombro na época em que ninguém nem sabia qual era a raça daquele cachorro tão diferentão quanto o seu dono. Aí chegou a minha vez de levar as minhas filhas para brincarem nas praias de Búzios. Quais as melhores praias de Búzios para ir com crianças? João Fernandes e João Fernandinho? Ferradura? Ferradurinha? Todas! E como tempo que é tempo passa rápido, já teve até a hora em que a filha adolescente foi curtir Búzios com o namorado. A pria que eles mais gostaram? Praia do Forno!

Histórias... e Búzios continua lá cheia de estilo, com ótimas prais, centro charmoso com lojas descoladas e redutos gastronômicos para servir de cenário para mais histórias. E eu estava com saudades. Mas só percebi o tamanho dessa saudade quando fui passar o final de semana na casa de uma amiga. A praia que escolhemos para curtir um dia com as famílias? Tartaruga!

A Praia da Tartaruga faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol e é uma das melhores praias de Búzios, se é que podemos eleger as melhores.


Melhores praias de Búzios

A Turtle Beach, como chamamos de brincadeira, fica à esquerda da estradainha que vai para a  Rua das Pedra. O acesso é fácil. Tem estacionamento. É linda! Toda  emoldurada pelo verde das montanhas. Com águas transparentes e tranquilas.


Melhores praias de Búzios

Tudo isso eu sabia! Mas quando cheguei na entrada da praia e me deparei com aquele mar brilhando ao sol, as pedras aparentes praticamente dividindo a praia em duas, foi que me dei conta de como eu estava com saudades dali. E já que eu estava saudosista... me lembrei dos tempos de "ousadia" em que eu ia para a ponta dessas pedras, me sentava de frente para o mar, de costas para tudo e fazia "top less" para a minha amiga tirar foto de costas. Fotos que eram impressas, e não iam para as redes sociais. Ficavam mesmo nas filhas de plástico dos álbuns de papel.

Nos acomodamos no restaurante que fica na entrada. Praticamente no centro da praia. É a primeira opção avistada quando chegamos à praia.



Melhores praias de Búzios com crianças

Essa formação rochosa que é ótima para fotos "instagramáveis", para as crianças se aventurarem, para termos visuais da praia e para fazer snorkel ao redor dela e vermos muitos peixinhos e algumas tartarugas, também divide a praia em duas partes, o lado direito (pra quem está de frente para o mar) e o lado esquerdo.

O lado esquerdo da Praia da Tartaruga é o mais movimentado. Ali está a grande maioria das e barracas que oferecem comes e bebes. É neste lado também que chegam os passeios de saveiro. Coisa que eu acho bem cafona, mas já fiz, é claro. E ainda faço também! Inclusie já fiz o passeio de saveiro em Búzios e me diverti vendo a cidade de outro ponto de vista. E como eu estava saudosista ao extremo, voltei no tempo e me vi chegando de saveiro na Praia da Tartaruga, mergulhando naquele mar esverdeado e transparente e nadando até a areia..



Melhores praias de Búzios com crianças

Já o lado direito da Praia da Tartaruga é mais tranquilo, mais vazio e também com a faixa de areia mais estreita. Mas também é o lado que mais parece uma piscina. Neste dia estava cheio de tartarugas nadando. É o lado indicado para aqueles que procuram sossego e tranquilidade. Quem opta por este canto de mais sossego é bom levar seu guarda sol e cadeiras porque a oferta é bem menor.

Este lado é bom também para prática de snorkeling, SUP, caiac.  A estrutura da praia conta com aluguel desses itens.



Melhores praias de Búzios com crianças

Caminhando mais para a direita temos mais uma formação rochosa que fornece uma vista linda e ampla de toda a praia.

Melhores praias de Búzios

 Ótima para fazer fotos.


Melhores praias de Búzios com crianças

E ainda nos traz uma surpresa: outras duas faixas de areia. Essas sim bem desertas. Poucos aventureiros ávidos por sossego total e isolamento, e alguns outros fazendo caminhadas entre o mar e o verde das montanhas.

Melhores praias de Búzios com crianças

A Praia da Tartaruga reflete bem o clima bucólico de Búzios.


Melhores praias de Búzios

Dá para passar um dia de contemplação ou aventura, ela atende a todos os gostos. 

Melhores praias de Búzios

E eu que achei que tinha matado as saudades da Praia da Tartaruga, acabei de perceber que já quero voltar. 


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

16 comentários:

  1. Que coisa tão boa rever essa praia. Adorei as fotos e fiquei com muita vo9ntade de pra lá novamente ir! Lindo demais! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Chica, é difícil alguém não querer retornar a Búzios. As praias são lindas, né?
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Chris eu moro aqui no Rio e sei que Búzios é pertinho daqui mas ainda não tive a oportunidade de conhecer amei ver as fotos e saber mais um pouco sobre esse lugar tão lindo e encantador!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Silvana, vale a pena criar uma oportunidade para ir conhecer principalmente agora na baixa temporada em que as praias ficam mais vazias. É lindo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Sempre escuto falar bem de Búzios z amei essa praia, que lugar maravilhoso e realmente rende ótimas fotos

    Bjs Mi Gobbato Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MI, Búzios é muito lindo e tem praias maravilhosas. Vou postar mais sobre as outras praias.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Já descobri vários cantinhos de Búzios por aqui. Estou anotando tudo para quando conseguir voltar a esse paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, tomara que você consiga voltar logo e aproveitar todas as praias da região.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oi Chris

    que lugar lindooooooooo
    fiquei com vontade de conhecer

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, é lindo mesmo e vale muito a pena conhecer. Mas aconselho ir na baixa estação.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Que praia linda! Curiosidade, como é a temperatura da água?

    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê nesse dia estava ótima. Nesse lado de Búzios a água é menoa gelada. E Búzios não é tããão gelado quanto Cabo Frio e Arraial. Então normalmente tem uma temperatura boa. Aquele geladinho suportável, que dá para ficar dentra d'água e que refresca.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  7. Sou louca para conhecer búzios e quando for irei nesta Praia, belíssima!!!!! Beijos Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, Búzios é muito lindo com praias mais bonitas do que a outra. Na baixa temporada fica melhor ainda.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  8. Vim avisar que acabam de entrar mares teus por lá! Podes ver:

    https://maresdachica.blogspot.com/2019/07/mar-47-48.html

    Obrigadão! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, muito obrigada pelo carinho e gentileza. Adorei estar nos seus mares.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo