sexta-feira, 5 de julho de 2019

Filme Cézanne e Eu


Esta semana estreou nos cinemas o filme "Cézanne e eu"  (Cézanne et moi) que eu tive a oportunidade de assistir na cabine de imprensa. 


O filme conta a história da amizade e companheirismo entre duas grandes figuras da cultura francesa, o pintor Paul Cézanne e escritor Emile Zola. 

Para retratar essa amizade que começou nos tempos da escola, quando os dois eram meninos de 13 anos que corriam pelas paisagens de Aix-en-Provence e durou até a fase adulta, o filme começa em 
Médan, 1888.

Em casa, o grande romancista Emile Zola  está prestes a receber a visita de seu velho amigo, o pintor Paul Cézanne no que foi, supostamente, o último suposto encontro entre os dois grandes amigos.

Enquanto os dois conversam sobre o romance "A obra" no qual Cézanne sente-se retratado no personagem de um pintor fracassado, o filme vai e volta ao passado dos dois mostrando toda a construção dessa grande forma de amor que é a amizade. 

É nesse flashback constante que vamos nos envolvendo com a os dois personagens e suas diferenças de temperamento. Zola é um filho dos pobres que se transforma em um burguês bem estabelecido, com vida aparentemente equilibrada e bem sucedido em sua arte. Cézanne, de uma família rica, vive em permanente conflito com o pai, um banqueiro reconhecido que não aceita o caminho escolhido pelo filho, vive sem dinheiro e seu temperamento difícil o faz ser desprezado por seus contemporâneos. 

Mesmo diante de tantas diferenças, de escolhas de caminhos diferentes em busca do mesmo objetivo que é realizar o sonho de ver suas artes reconhecidas, de pontos de vistas contrários, a amizade resiste ao tempo e às diferenças sociais. 

Mas será que mesmo uma amizade tão profunda sobrevive ao ciúme e aos ressentimentos?

Eu gostei muito do filme, de como a história é contada através de idas e vindas no tempo, de conhecer mais sobre a vida e influência que os dois ícones da cultura francesa tiveram um sobre o outro, do turbilhoes de emoções e principalmente de ver os cenários de Aix-en-Provence. 

Eu passei três meses nessa cidade e um dos meus programas favoritos era visitar o último atelier de Paul Cézanne. Eu adorava passear por aqueles cômodos e imaginá-lo ali pintando em meio aos caos e calmaria. Talvez por essas lembranças eu tenha gostado tanto do filme, mas foi por por mais do que isso. 



Sinospse: "A história de amizade e rivalidade entre o pintor Paul Cézanne (Guillaume Canet) e o escritor mile Zola (Guillaume Gallienne). Paul é rico. Emile é pobre. Mas dessa união irá surgir uma amizade que resiste ao tempo e às diferenças sociais. Os amigos, que se conheceram no colégio Saint Joseph, aprenderam desde crianças a compartilharem tudo um com o outro.Mas, na busca por realizar seus sonhos, os dois vão aprender a enfrentar os desafios da vida e, principalmente, sobre o valor da verdadeira amizade.".

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Oi Chris, tudo bem? Eu não conheço esse filme, mas gostei bastante da indicação. A gente sempre vai nas casas de pessoas célebres, já falecidas até, que viraram museus/centros culturais, mas não imagina como era a vida delas morando ali. Esse filme fica como uma mostra de como era. Gostei bastante. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chris!

    Fiquei com vontade de assistir também!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. Não conhecíamos o filme, mas gostamos da indicação deve ser um filme que vale muito a pena assistir, por contar a historia de dois artistas.

    Beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito. Mas sou meio suspeita kkk eu adoro filmes franceses.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Não sabia deste filme, mas como adoro Cezane, e gosto de zola, com certeza vou gostar do filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei super interessada, gosto de filme com esse ritmo, adorei a dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Um filme que eu ainda não conhecia, e que adoraria ver!
    Óptima sugestão, Chris! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um filme interessante. Não conhecia.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo