terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Projeto #100em1 - Exposição "Que Mestre é Esse?", no CRAB




Eu não sou uma entendedora de arte, mas sou uma apreciadora de exposições. Gosto muito. Me sinto bem passeando por uma mostra, contemplando as obras, as cores, a criatividade, o belo, a estranheza.

Normalmente o tempo que eu passo em um museu me traz leveza, tranquilidade, paz. Uma energia que faz bem pra minha alma.

Posso dizer que tenho sorte de trabalhar no Centro do Rio, uma região que tem diversos Centros Culturais e museus sempre com exposições variadas em cartaz. E eu aproveito essa sorte. Costumo fazer o que eu chamo de almoços culturais em que aproveito o intervalo no trabalho para alimentar a mente e a alma, visitando alguma exposição em cartaz. 

Foi em uma hora de almoço que  fui ao CRAB conferir a mostra em que está em cartaz desde o dia 21 de janeiro até o dia 31 de maio, "Que Mestre é Esse?" 



A exposição está riquíssimo com 190 peças de 62 reconhecidos artesãos brasileiros, todas representando distintas regiões do país. Lindo demais.



As peças são criadas a partir da madeira, cerâmica, barro, folha-de-Flandres, fibras vegetais, conchas. Materiais disponíveis.



É impressionante ver como com tão pouco esses artistas natos fazem muito.


  É lindo de ver a expressão, a criatividade, a simplicidade e a emoção do povo brasileiro.


O percurso pelas peças é acompanhado de música brasileira. Duas forças da nossa cultura juntas.


É muito bonito de ver a diversidade da nossa arte


Nela presenciamos também o respeito a nossa diversidade cultural. Na mesma peça de um lado temos São Jorge.


Do outro Ogum. Juntos, harmônicos, respeitosos.



Uma das salas da exposição é reservada para de uma legião de criadores de cadeiras a partir da escola formada por Seu Fernando, da Ilha do Ferro (AL). Podemos nos sentar nessas cadeiras e ali assistir a instalações em vídeo que exibe os artesãos executando o seu ofício. 

Eu escolhi as cadeiras de balanço e fiquei ali me embalando com tranquilidade naquelas obras de arte com a certeza de que estava fazendo um ótimo uso do meu tempo. 



Conhecendo mais sobre a minha cultura e reforçando o orgulho da mesma.



A exposição me impressionou. Outra coisa que também me impressiona sempre que vou ao CRAB é a quantidade de visitantes estrangeiros. Sempre tem muitos. É muito bom ber como eles se interessam e valorizam o nosso artesanato. Por outro lado a quantidade de visitantes locais também me impressiona. Sempre tem poucos. 

Isso me motivou a fazer a minha #museumselfie e participar da campanha #MuseumSelfieDay que tem objetivo de aumentar o fluxo de visitas aos museus. A ideia é convidar as pessoas de todas as idades a publicarem fotos dentro de museus com a hashtag #museumselfie. E também para cumprir o meu projeto #100lugaresem1ano. Mesmo já conhecendo o Centro Cultural, vale repetir quando for exposições diferentes. Então tá valendo.

E também para colocar mais um lugar na lista do projeto #100lugaresem1ano.

Esse o sétimo post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Dessa vez conheci um local novo dentro de um já conhecido.


Outros posts do projeto #100em1:


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Adorei as fotos, muito interessante esta exposição, me impressionei com a foto número 5, do animal (seria um burro ou jumento?) olhando o "homem" deitado, seu enquadramento foi perfeito, não sei se uma peça está ligada a outra, mas ficou show!!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dalva, a peça está ligada sim. É uma única peça na verdade. Eu acho que é um jumento.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Uau, gosto muito de ir em exposições. Adorei as fotos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI KAila, eu também gosto muito. Vou a mais exposições do que posto aqui no blog. Vou tentar postar mais sobre as exposições que vou.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Mamãe, que belas fotos você fez heim!!! Sou artesã e tudo me encanta...
    Parabéns, seu blog está cada dia mais agradável de visitar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A estátua de São Jorge e Ogum é bem criativa.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Émerson, eu gostei muito. Principalmente por colocar as duas religiões em uma única peça assim mostrar que a diversidade é possível.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo