sexta-feira, 15 de julho de 2016

Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro


O Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro, na  Praça Tiradentes, aqui no Rio, foi inaugurado no final de março, apesar de eu já ter ido a uma exposição lá em 2014 quando as obras ainda estavam em andamento. Falei da exposição neste post AQUI.


O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), ocupa uma das muitas construções importantes, que fazem parte da história da urbanização da cidade, Solar do Visconde do Rio Seco que teve suas três construções restauradas para dar lugar a essa nova morada do artesanato brasileiro.

O espaço, que tem o objetivo de expor toda a diversidade do artesanato brasileiro, contempla uma biblioteca bem ampla, equipada e com o acervo voltado para publicações sobre artesanato e design.


Eu fiquei impressionada com a biblioteca novinha em folha, com poltronas e móveis modernosos. Essas cadeiras pião despertaram o nosso lado criança.


Além tda biblioteca e da área de exposição, tem um jardim de inverno lindo e terá também um café e um restaurante que apesar de prontos, ainda não foram inaugurados.

A área de exposições está sensacional. Tem o objetivo de apresentar os artistas brasileiros de todas as regiões do país, a diversidade de materiais utilizados e peças criadas. 

Logo na entrada podemos ver a transformação de um tronco de madeira em barquinhos coloridos.


Fiquei impressionada com as miniaturas.


A sala com as bolsas está de babar.


Utilidades e desutilidades é outra área de exposição que encanta pelas peças, pelos detalhes,


pelo colorido e pela criatividade.


Assim que mostrei as fotos da mostra com as peças de animais das diversas áreas do nosso país, a Sofia reclamou: "puxa, você nem me levou nessa exposição...". Pelo visto as crianças também vão gostar.


Mas não tem como não se encantar com tanto colorido e tanta expressão cultural.


Tem uma sala com enormes cachos pendentes do teto feitos com frutos, cascos, folhas e flores secas de diversas árvores do nossa flora que são utilizadas como matéria-prima para os artesãos fazerem seus trabalhos. Simplesmente lindo!


Ao todo a exposição “Origem Vegetal: a biodiversidade transformada” traz 800 peças elaboradas por artesãos de todas as regiões do país e nos deixa de queixo caído com tanta beleza. Vale muito a pena!




No final da mostra, já na saída, tem  a loja Evento com mais de 500 m², e peças espalhadas por vários ambientes bem amplos.


Finalizamos o nosso passeio no Caffé Olé, um café bistrô bem charmoso que fica na Rua Luiz de Camões, 2.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Chris, amei o lugar! Que sonho conhecer e saber que isso representa o nosso Brasil, um dos nossos jeitos de viver, com o artesanato.
    Saber que está tão bem cuidado e conservado nos faz ter orgulho, não é mesmo? Antes todos soubessem cuidar das nossas coisas como essa casa! <3 Amei!

    ResponderExcluir
  2. Chris eu não conhecia esse local e achei super interessante. Vou anotar a dica para fazer esse passeio com a Beatriz. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que bacana! É muito importante ter iniciativas como esta para valorizar a nossa cultura e artesanato. Beijos, Fabi

    ResponderExcluir
  4. Que lugar mais lindo!!! Adorei tudo e fiquei louca para conhecer! Um mimo...

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  5. Lugar maravilhoso, Chris. Fico encantada em como ainda há lugares lindos a se descobrir no Rio!

    ResponderExcluir
  6. nossa que lugar legal. Fico felizem ver que existe lugar que valorize o artista brasileiro. E ainda é um local que desperta a criatividade. Ótima dica 😘

    ResponderExcluir
  7. Chris que lugar incrível, adorei o passeio e pode mesmo que virtualmente conhecer lugares tão lindos como esse

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que lugar fantástico! Amo visitar exposições e adorei a biblioteca, chega deu vontade de sentar e ler! :)
    Beijos, Laura Carvalho
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo