quinta-feira, 21 de julho de 2016

Brincando sem brinquedo


No último final de semana fui com a Sofia em uma loja de brinquedos comprar um presente de aniversário. Chegando lá perguntei para a vendedora quais os brinquedos mais procurados por meninas de 9 anos. Me surpreendi comigo mesma ao ouvir as indicações da moça, pois eu não fazia ideia do que ela estava falando. Eu não reconhecia aqueles brinquedos. Na verdade eu nem entendi o que significava quando ela pronunciava os nomes. 

Aí mais uma vez eu me dei conta de que as minhas filhas cresceram. Me dei conta de que os brinquedos não fazem mais parte da decoração da minha casa, são poucos que ainda estão no armário, as prateleiras ontem destinadas aos brinquedinhos agora são ocupadas por livros, roupas, creminhos, perfumes, caixinhas e outras meninices mais. 

Ao sairmos da loja rolou o seguinte diálogo:
- Puxa mãe, bem que a gente podia ser criança para sempre. 
Eu olhei para a Sofia vendo a minha criança ali e respondi: 
- Mas você ainda é criança. Por que está sentindo falta de ser criança?
- Porque os brinquedos evoluem e eu não posso mais comprá-los porque já sou grande.
Lá no fundinho me bateu uma enorme alegria de ver que ali ainda tem a minha criança. E respondi:
- Mas você é criança. Quer algum brinquedo? Hoje eu posso te dar um de presente.
- Não mãe, eu não vou aproveitar tanto assim. 

O assunto ficou por aí, mas eu fiquei com esse pensamento do quanto os filhos crescem rápido, foi ontem que parecia que a minha casa teria brinquedos espalhados para sempre. Bateu até aquela saudade de furar o pé nos Legos ou peças em miniaturas dos kits da Barbie.

Mais tarde estávamos sentadas aqui no computador estudando, pesquisando e eu acabei passeando por algumas páginas no Fabcebook até que cheguei na Craftwhack. Mostrei para a Sofia os vídeos com atividades de projetos de arte bem interessantes e divertidos. 

Inspiradas pela página e pelos vídeos, passamos um bom tempo brincando juntas, desenhando, colorindo, rindo e sendo crianças.

O primeiro que fizemos foi esse de Bichinhos Surpresa que postamos um vídeo no Instagram @inventandomamae. E vale a pena ver o vídeo do PAP no canal Crahtwhack



Nos divertimos demais com esses peixinhos. A Sofia gostou tanto que, além de fazer vários peixes, procurou no site Craftwhack outros modelos. Você pode ver neste link AQUI.


Depois fomos fazer esse carimbo de giz de cera. Essa é uma arte já conhecida desde que eu era criança e já fazia isso na escola. A Sofia e a Ana Luiza também já tinham brincado assim, mas estava esquecido em algum canto da nossa memória. Mas os vídeos Jeanette trouxeram essa memória afetiva à tona.



Carimbamos peixinhos, borboletas e algas colorindo um pedaço de papel com giz de cera bem forte e depois desenhando com força no verso do papel colorido sobre uma folha em branco.
Simples assim, mas muito divertido.


Descobrir criaturas também não foi uma novidade, pois já conhecíamos a brincadeira. Mas esta também estava momentaneamente guardada nas nossas lembranças. 

Outra brincadeira simples, divertida e que estimula a criatividades. Fazemos formas aleatórias no papel em branco e depois vamos completando os espaços formados com figuras.


Eu amei a ideia do Double Coursive neste vídeo AQUI e fizemos a nossa versão.


Brincamos bastante sem brinquedos. Para brincar e ser criança não tem idade certa, nem hora marcada, nem precisamos de brinquedos, basta ter vontade e espírito leve. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Que linda! Coisa mais linda ver as crianças crescendo e desabrochando para a vida. Essa inocência e pureza chegam a emocionar. Amei as brincadeiras e desenhos.

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  2. Ameiii!! Vou fazer com a Mari, não tinha pensado nisso! A do peixe eu fazia quando pequena.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal...adorei tudo e vou certamente gastar tempo olhando melhor o hiperlink que vc colocou. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Que demais Chris!
    Vi o peixe no insta e já tinha gostado da idéia.
    Vou lá conferir mais
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  5. Outras fases virao e todas com seus encantos

    ResponderExcluir
  6. Chris, acho você muito criativa!
    Adorei a ideia e vou colocar em prática com a pequena aqui em casa.
    Bjos

    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  7. Eles crescem rápido demais.
    E para brincar basta usar a imaginação.
    Adorei todas as brincadeiras,vou fazer o carimbo de giz.
    Isaac vai adorar.
    Bjs
    Vivi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo