terça-feira, 26 de julho de 2016

Findi 30 - Comida, diversão e arte


Eu não sei bem o que aconteceu com a gente neste final semana, mas bateu uma vontade geral de fazer cozinhar. Só pode ter sido saudades da nossa cozinha que andou em obras por duas semanas. Na verdade a obra não foi concluída, mas a cozinha já está habitável e melhor do isso já está produtiva.

O final de semana começou na feira selecionando os produtos que precisávamos.

O primeiro prato que saiu foi essa travessa de legumes assados no forno. Gente, é inacreditável o cheiro e o sabor desse prato. Usamos batata doce roxa, abóbora, abobrinha, palmito pupunha, tomatinhos, berinjela, cebola roxa, alho, manjericão, orégano, páprica doce, pimenta, sal e azeite.
Ficou colorido, macio e muito gostoso.



Fomos convidados para uma hamburgada na casa de amigos. Para não chegar com as mãos abanando, resolver levar uns agrados para os nossos amigos tão gentis. Afinal gentileza se retribui com gentileza. Preparamos:
- geleia de bacon perfeita para acompanhar um hambúrguer caseiro e muito fácil de fazer. Apenas três ingredientes: bacon, açúcar mascavo e água.
- cebola caramelizada na cerveja preta. Fica um molho delicioso, só que leva mais ingredientes, mas é muito fácil de fazer. Depois eu coloco a receita aqui no blog.


Aí as filhas quiseram fazer um bolo. Elas queria experimentar a receita dos cupcakes de tequila da Rainha da Cocada. A Sofia ama esse programa e quer fazer todas as receitas. Acontece que não tínhamos tequila em casa. O jeito foi inventar em cima da receita. Seguimos direitinho a receita original e trocamos apenas as três colheres de sopa de tequila por uma colher de sopa de suco de limão siciliano mais quatro colheres de sopa de Smirnoff Ice. 

Sério, o bolo ficou muito bom, além de lindo.

Apenas lembrando que o álcool evapora quando levado ao fogo. Então não tem problema crianças do tamanho das minhas filhas comerem bolo com essa dose irrisória de bebida alcoólica.


A noite começou na sala e com muitos risos entre amigos. 


Mas acabamos indo parar na cozinha para fazer Funnel Cake, aqueles bolinhos famosos da Disney que nada mais são do que os nossos bolinhos de chuva em outro formato e com cobertura. Quem quiser saber como faz, tem receita AQUI no blog.


Já estava tarde, mas para quem tem filha adolescente ainda tinha serviço por fazer. Buscar a filha na festa de aniversário da amiga. Enquanto os ponteiros do relógio não chegavam na hora combinada, assisti com o marido o filme "A Escolha", que foi um dos 16 filmes de 2016 para ver com filhos adolescentes que eu indiquei no post de mesmo nome. Romance água com açúcar que dá para distrair e relaxar.



No domingo voltamos nós para a nossa tão querida cozinha. É dali que sai tanto afeto e carinho.

A Ana Luiza preparou palmito pupunha e tomates assados no forno enquanto eu fazia uma salada de quinoa. Essa eu postei a receita no Instagram @inventandomamae. Está bem AQUI.

Os nossos preparados do dia foram servidos com os legumes que sobraram do dia anterior e peixe grelhado. Tudo bem leve para compensar a noite anterior regada a hambúrguer e funnel cake.


No final do dia fomos caminhar na Praia de Copacabana para aproveitar a orla fechada para carros e aberta para lazer. Passamos nos Aros Olímpicos para registrar esse momento histórico e na loja do Rio 2016 para dar uma olhada nas coisas. Aí quem estava lá? O fofo do Vinícius, o mascote do Jogos Olímpicos Rio2016. Não resistimos e fomos lá fazer uma foto com ele.  



Foi um final semana cheio de memórias afetivas criadas no ambiente acolhedor que é a cozinha de um lar. Ali se criam relações, aprendizado social, emoções. Cozinhar em família, apesar de ser uma atividade rotineira e básica, constrói momentos afetivos bem poderosos. 


Este post faz parte da BC Coisinhas de Findi.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo