segunda-feira, 11 de julho de 2016

10 dicas para férias das crianças com pais trabalhando


O período de férias de meio de ano vem chegando por aí e os pais, algumas vezes, ficam com a preocupação de como ocupar com qualidade esse tempo das crianças em casa. Essa questão fica maior ainda quando os pais trabalham e não conseguem conciliar as próprias férias com as dos filhos. Esse vai ser o meu caso neste meio de ano. Tá certo que as minhas pequenas não são tão pequenas assim, mas mesmo assim é preciso ficar de olho para que esse período de descanso necessário e merecido seja proveitoso e não um retrocesso.

Conforme eu li em vários artigos de psicólogos e educadores o período de férias escolares é fundamental para o descanso do corpo e da mente. A pausa é fundamental para o bom desempenho escolar no decorrer do ano. E nem precisa de muita leitura e palavra de especialista pra gente saber disso, né? É só nos colocarmos no lugar e vermos como as férias no trabalho são importantes para o nosso desempenho. As paradas, os recessos, nos ajudam a reorganizar os pensamentos, 

Férias são para descansar e fugir da rotina de compromissos. Dá até para tirar alguns dias para dormir até tarde, curtir uma social com os amigos nas redes, jogar aqueles videogames, mas ficar restrito somente a isso não é legal. Vão ser férias de caranguejo, de andar pra trás.

Bom, se nós pais estamos de férias junto com os filhos é mais fácil estimular e propor atividades interessantes como, viagens, programas juntos, passeios, filmes e brincadeiras. 

Já trabalhando fica mais complicado, mas não é impossível. O que podemos fazer:



1 - Deixar as crianças passarem uns dias na casa da avó. Aqui eu tenho sorte que a avó mora em Cabo Frio e elas adoram ir pra lá. Agora que estão maiores até levam as amigas. Já contei aqui sobre as "férias na casa da vovó". 

2 - Colônia de férias. Algumas colônias são bem divertidas e com propostas superdiferentes da rotina da criança. Tem colônias voltadas para esportes que dão a oportunidade de as crianças praticarem atividades que não conheciam até então. Tem outras mais focadas em artes. Mas nem toda criança curte esse lance de atividades programadas. O legal é considerar o opinião delas. Já falei neste post sobre "Colônia de férias, fazer ou não fazer?". 

3 - Acampamentos. Esses exigem mais desapego dos pais. Mas podem ser uma ótima oportunidade para a criança se divertir e ganhar independência e confiança. A Ana Luiza já fez um acampamento e eu falei sobre isso no post "Desperendimento? Não. Amor.".

4 - Pequenas viagens de finais de semana. Já que estamos trabalhando durante a semana que tal aproveitar as férias nos finais de semana e fazer aquela viagem para um lugar perto?

5 - Passeios. Não dá para viajar? Tudo bem. Mas lembre-se que as férias são momentos para as crianças passarem alguns dias com os pais, dedicando-se ao lazer. Então vamos programar aquele passeio de dia inteiro. Pode ser um bate e volta até uma cidade ao lado, por exemplo. Eu trago na lembrança momentos de muita alegria de quando o meu pai programava piqueniques na subsede em Teresópolis. 

6 - Cinema. Já que as crianças estão de férias e não precisam acordar cedo, uma boa opção pode ser um cinema após o expediente. Vai ser diferente para a criança ir ao cinema sem ser em final de semana, ainda mais à noite com o pai e a mãe.

7 - Almoçar fora, Como a criança está de férias e sem horários rígidos, que tal levá-la para almoçar com você perto do seu trabalho? Eu já fiz isso e as minhas filhas se sentiram o máximo. Adoraram estar ali naquele restaurante que só tem adulto, conhecendo um pouco da minha rotina, vendo como são os almoços do pessoal do trabalho.

8 - Fazer um lista de filmes para a criança rever, pedir para ela escolher um para ver durante o dia e outro para verem juntos quando chegarem do trabalho. Pedi para o filho contar como foi o filme que você não viu e conversar sobre o filme que viram juntos.
Eu tenho vários posts com lista de filmes:
9 - Cozinhar. Não ter horários rígidos no período de férias facilita cozinhar juntos, pois não tem aquela coisa da criança chegar em casa da escola já morrendo de fome. Então, dá para nós pais chegarmos do trabalho e prepararmos algo junto com os filhos. O legal é deixar a criança escolher o que quer fazer, pedir para ela separar os ingredientes e utensílios para quando chegarmos em casa, vindos do trabalho, já estarem disponíveis para começarmos. Isso estimula, cria uma expectativa e deixa a "brincadeira" mais interessante.

10 - Troque com os outros pais que também estão trabalhando durante as férias dos filhos. Convide algum amiguinho para passar o dia na sua casa e depois deixe o seu filho passar o dia na casa de algum amigo. Aqui fazemos muito essa troca. Na volta do trabalho eu pego as minhas filhas na casa das amigas e aproveito a caminho até em casa para contar o meu dia e saber como foi o delas.


Férias significa ter tempo para ficar junto. Mesmo quando trabalhamos o dia todo podemos estar presentes, nos fazermos presentes e aproveitar ao máximo o tempo que temos para convívio familiar. Por isso é legal planejar coisas para fazermos juntos após o trabalho, na hora do almoço ou até antes do expediente. 
Podemos aproveitar as férias dos filhos equilibrando o descanso, o não fazer nada, com atividades interessantes e divertidas mesmo quando nós pais não estamos de férias. 

Deixo aqui, como sugestão, alguns posts com dicas de brincadeiras de férias que fiz quando as minhas meninas eram pequenas:

- Filmes: Cinema e DVDs (agora não precisa mais de DVDs, pode ser Netflix ou Now);
- Baile de máscaras e instrumentos musicais;

Aproveite para ver mais posts com dicas e opiniões interessantes sobre o período de férias clicando nos links abaixo. São os posts dos outros blogs participantes da Blogagem Coletiva de Férias.




Michele - Espaço das Mamães;
Tati - Trip Baby;
Dulci - Nosso Blog Diário;
Bárbara - Mãe Especialista;
Louise - Manual de Uma Mãe;
Suelen - Blog Mãe de Um Casal;
Laura - Mãe de 2;
Leda - Corre Ledinha;
Tania - Blog Ser Mãe;
Jaqueline - Mães Apaixonadas;
Giuliana - Da Vi e do Gui;
Maroá - Escrevendo Sobre a Maternidade;





A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Que delícia de post!
    Adorei Chris!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, Chris! Casa da vovó é top preferidos das férias por aqui rs
    beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Dicas boas demais!!
    Casa da vovó é sempre o lugar preferido rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns peo post, adorei. Com criatividade e disposição sempre dá pra fazer alguma coisa junto mesmo estando trabalhando. 😘

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas.. muito bem escritas. Casa da vó sempre uma ótima opção

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, como sempre.

    Beijos

    QUézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. São ótimas dicas Chris! Não tem como ficar entediados porque é pura diversão!
    Aqui também não falta idéias para diversão nas férias. E dessa vez elas só vão acontecer em agosto devido as olimpíadas.
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo