sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Exposição "Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau" , no CCBB-RJ

 

Durante esse período de isolamento eu falei da minha saudade de visitar uma exposição e falei sobre Alphonse Mucha e Art Nouveau no post "Um pouco de Art Noveau - Alphonse Mucha". Mal sabia eu que exatamente dali a três meses, exatamente em 18 de novembro, o CCBB-RJ estaria recebendo a mais extensa exposição sobre Alphonse Mucha já feita no Brasil.


A pandemia ainda está por aqui, porém em fase de distanciamento. Pelo prolongar da situação eu entendo que precisamos escolher bem os riscos que queremos ou não correr. Como eu queria muito conferir a exposição e que isso faria bem para a minha saúde mental, resolvi ver como estaria o movimento em uma segunda-feira na hora do almoço. Acertei! Exposição praticamente vazia. Somente eu e mais dois casais no período em que estive percorrendo as salas. Esse pouquíssimo movimento permitia que cada grupo permanecesse em uma sala por vez. 

Exposição  Mucha no CCBB

Por um lado encontrar uma exposição tão rica, tão bem montada nos detalhes, tão rara, tão vazia dá uma certa tristeza pelo trabalho não está sendo desfrutado como deveria. Mas por um outro lado mais egoísta nesse momento confesso que fiquei feliz por poder aproveitar a exposição com tranquilidade e sem o tal medo do contato com as pessoas que nos assombra. 

O CCBB está seguindo todos os protocolos de segurança e controle de quantidade de pessoas. Só para ressaltar. 

Exposição  Mucha no CCBB

A mostra engloba mais de 100 obras originais do artista tcheco Alfons Maria Mucha - (Ivančice, 24 de julho de 1860 — Praga, 14 de julho de 1939) que foi um pintor, ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.

"Mucha - O legado da Art Noveua" está dividida em quatro partes: Mulheres – Ícones & Musas (sobre os cartazes sobre Sarah Bernhardt e outras obras publicitárias); O estilo Mucha – Uma linguagem visual (sobre as vertentes do artista); O poder da inspiração (sobre as obras alegóricas de Mucha) e O legado do “Le style Mucha” (sobre as obras redescobertas do artista, em 1963).

Exposição  Mucha no CCBB

Na parte Mulheres estão os trabalhos mais conhecidos de Mucha, os cartazes para os espetáculos de Sarah Bernhardt realizados na França, de 1894 a 1900. Aliás, foram esses cartazes que surgiram de uma situação inesperada que tornam o artista tcheco referência da Art Nouveau.

Exposição  Mucha no CCBB

Em 1894, a atriz mais conhecida da Europa na época, Sarah Bernhardt, estrelaria a peça ‘Gismonda’ em Paris, porém era período de férias em Paris e o responsável por fazer o cartaz promocional sobre o espetáculo foi desfrutar do seu momento de lazer (não recrimino), e Mucha desconheciado até então era um dos poucos artistas ainda em Paris, assim acabou aceitando o trabalho. 

O resultado, com claras influências nórdicas e japonesas, foi um enorme sucesso.


Exposição  Mucha no CCBB

Na parte 2 - O estilo Mucha – Uma linguagem visual,  pude me encantar ainda mais com o estilo muito pessoal do artista, caracterizado por formas sinuosas, linhas orgânicas e a gama sútil de tons pastéis.


Exposição  Mucha no CCBB

Detalhes de "Pluma".

Exposição  Mucha no CCBB

Detalhes de "Primavera"

Exposição  Mucha no CCBB

Ver de perto a beleza do cartaz "Zodíaco" é algo difícil de expressar em palavras. Este desenho foi originalmente elaborado para ser o calendário do ano de 1987 da empresa Champenois. Imagina ter um calendário desses em nossas mesas?

O tema - funcionamento harmonioso do universo - é refletido nos 12 signos do zodíaco. 

Exposição  Mucha no CCBB


"Esta parte da exposição analisa duas vertentes do trabalho de Mucha: painéis decorativos, que serviram como veículo para expressar suas ideias artísticas, e publicações didáticas como 'Documents décoratifs' (Documentos Decorativos), de 1902, que contribuíram para a divulgação do estilo do artista em toda a Europa e nos Estados Unidos."

E é nela que encontrei algumas das séries de Mucha que eu tanto gosto. 

Momentos do Dia - expressa o humor de quatro momento do dia (Despertar da Manhã, Brilho do Dia, Contemplação da Tarde e Descanso Noturno) com as figuras de quatro mulheres. É interessante como realmente vemos os humores do dia na expressão das mulheres, poses e a paisagem sazonal ao fundo: manhã compondo com a primavera; dia com o verão; tarde com o outono e noite com o inverno. 


Exposição  Mucha no CCBB

As Artes - Dança, Pintura, Poesia e Música. Essa série foi produzida no auge da fama de Mucha em 1898. 

Exposição  Mucha no CCBB


Mucha não utilizou os atributos tradicionais como instrumentos musicais, pincéis, etc. Ela saiu do óbvio, enfatizando a inspiração criativa dando a cada uma das artes um pano de fundo circular com um motivo da natureza. Nesta série ele compôs as artes com uma determinada hora do dia: Dança compondo com folhas caídas sopradas por uma brisa matinal. Conseguimos ver todo o movimento da dança das folhas com o cabelo e a roupa da mulher.  
Pintura com uma flor vermelha rodeada de arco-íris em plena luz do dia. A luz é fundamental para a pintura. 
A Poesia com a estrela da noite brilhando no céu ao entardecer. Pura inspiração. 
A música com a canção dos pássaros no nascer da lua. Melodia. 


As Estações - em 1986 Mucha deu início a série de painéis decorativos com temática das quatro estações - foi o primeiro conjunto de painéis decorativos de Mucha e também uma de suas séries mais populares. Aqui ele personificou as estações como mulheres parecidas com ninfas. Cada uma captura o clima da estação: primavera inocente, verão abafado, outono frutífero e inverno gelado. Juntas representam o ciclo harmonioso da Natureza.

Exposição  Mucha no CCBB

Eu fiquei encantada com o cuidado com os detalhes na exposição. É uma verdadeira imersão na Art Noveau, no passado. Um distanciamento temporário do mundo lá fora. 

Tela "Canção da Boêmia"  obra de um período no qual Mucha alia seu trabalhos às aspirações de liberdade da República Tcheca, dá entrada a parte 3 - O poder da inspiração

Exposição  Mucha no CCBB

Essa parte da exposição se concentra no período que começa em 1910, quando Mucha voltou à sua terra natal após um afastamento de 25 anos. Neste momento, a intenção do artista era utilizar a arte como instrumento para promover a liberdade de seu país, a República Tcheca, então parte do Império Austro-Húngaro e aproveitar sua reputação para divulgar a força da civilização eslava.

Em uma sala com telão quase 180º podemos apreciar imagens dos quadros da obra-prima de Mucha: a Epopeia Eslava. Série de 20 quadros, em grandes dimensões (chegam a 6m x 8m), produzida ao longo de quase duas décadas, representa o desejo de divulgar seu povo e cultura. 


Exposição  Mucha no CCBB


Imponentes e maravilhosos,  juntos, contam a história dos povos eslavos.

Exposição  Mucha no CCBB


A última sessão, O Legado do Estilo Mucha, exibe peças de artistas que se inspiraram no trabalho de Mucha. A Art Noveua inspirando a arte psicodélica.

Exposição  Mucha no CCBB

Pra mim valeu muito a pena estar diante dessas obras primas. Valeu correr esse risco controlado nesse momento. A arte faz bem pra alma. Pelo menos, para a minha alma. 



Serviço:

Exposição: Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau;
Período: de 18 de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021;
Dias e horários: todos os dias, exceto às terça-feiras. Das 9h às 17h;
Local: Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ); Rua Primeiro de Março, 66 – Centro do Rio;
Entrada gratuita
É necessário fazer um agendamento prévio através do site Eventin.

Esse é o 23º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

21 comentários:

  1. Oi Chris, estou encantada com essa exposição maravilhosa, tantas obras de arte lindas!
    Uma pena que pela questão da pandemia, esteja mais vazia. Mas acredito que aos finais de semana deve ter mais visitantes.
    Mas é bom poder apreciar, essa visita a exposição com mais tranquilidade!
    Esse projeto #100EM1 é super motivador!
    Beijos ♥
    http://www.silalmeida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, exposição muito linda mesmo. As obras são lindas e ele está muito bem montada.
      O projeto é bem motivado sim. Espero que em 2021 ele possa ser completado.
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. Amei a publicação! :)
    **
    Coisas de uma Vida
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana

    ResponderExcluir
  3. eu nao me conformo q perdi essa exposição em sp. amo mucha. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedrita, infelizmente nesse período iremos perder muita coisa boa. Mas teremos outras oportunidades em breve, eu espero.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Uma exposição magnífica! É uma pena realmente que a gente não possa desfrutá-la com a liberdade e a intensidade que ela merece. Minhas duas filhas são muito ligadas em arte e meio que habitués do CCBB. Mas estão recolhidas agora, pelo receio de se infectarem, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, é bom mesmo estarmos recolhidos e escolhermos muito bem e com muita cautela os riscos que queremos nos expor.
      A exposição está belíssima.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi MOnique eu também amei esse do zodíaco. Foi muito emocionante estar assim tão perto dele.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Chris, que obras maravilhosas! Só de ver suas fotos eu me encantei, imagino vendo ao vivo, que incrível que deva ser.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, é bem incrível sim. Por isso eu gosto de trazer ao blog um pouco das exposições que visito, pois dou a oportunidade de outras pessoas conhecerem e apreciarem um pouco das obras.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Adoro as obras dele, é tudo tão lindo, por isso não me importava de ir a essa exposição, embora já tenha visto várias peças dele ao vivo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi INês, sorte sua ter a oportunidade de ver várias obras dele ao vivo. Muito bom, né? Eu também veria várias vezes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Amo arte e achei essa exposição incrível.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu,
      a exposição realmente está muito linda. Valeu a pena ter ido.
      beijos
      CHris

      Excluir
  9. Uma bela exposição! Deve ser uma maravilha ao vivo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Que obras maravilhosas <3. Eu amei a exposição e as tuas fotos! Que bom que você trouxe um pouquinho dela para que nós possamos ver e desfrutar de longe essa exposição.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol, eu gosto de compartilhar as exposições justamente para dar a oportunidade de quem não consegue ver ao vivo, poder ver um pouco, pelo menos, de toda essa arte.
      beijos
      Chris

      Excluir
  11. Oi.
    nem acredito que já faz mais de um ano que não visito uma exposição, tentei ver pela internet mas, não consigo me conectar dessa maneira, eu sinto que amo ir pessoalmente, vai demorar um pouquinho ainda para eu conmsegui sair assim mas, em breve matarei a saudade desse lugar.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo