terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Festival de Cinema Russo - Filme "Bolshoi"

De 10 a 30 de dezembro, vai rolar o 1º Festival de Cinema Russo – Russian Film Festival.
O festival, pela primeira vez sediado pelo Brasil, vai acontecer de 10 a 30 de dezembro. Teremos oito filmes russos, que foram sucesso de bilheteria pelo mundo, disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Spcine Play. Nesta semana eu tive a oportunidade de conferir quatro dos oito filmes disponíveis. O primeiro deles foi "Bolshoi". Eu fiz balé clássico por muito e muito tempo, então é claro que eu escolheria esse filme para assistir. Mas engana-se quem pensa "Bolshoi" é um filme apenas para os amantes de balé. Outro ponto que pode gerar um certo engano sobre o drama russo é o cartaz. Eu, pelo menos, quando vi esse cartaz com os brilhos e a sapatilha azul, tive a impressão de algo meio princesa. Mas não. O filme fala de paixão pela dança e competição.

Festival de Cinema Russo - Filme "Bolshoi"

Meus personagens passam por três idades, é a história de sua amizade, que se desfaz e é posta de lado e se recompõe.

"Bolshoi" é centrado em duas personagens, Yulya e Karina, que estudam na academia de balé e depois competem para se tornarem dançarinas principais em uma apresentação no Teatro Bolshoi.

Para conhecer a história das duas, sua paixão pela dança e do que são capazes de sacrificar para realizar esse sonho, acompanhamos as  personagens por três idades, a infância, a adolescência e já adultas.

Yulya é uma menina de uma cidade rural no interior, de família pobre e que se vira na vida desde pequena. É descoberta na rua, por acaso, por um ex bailarino. Ao observar Yulya, com apenas 10 anos se apresentando na rua, Pototsky enxerga um talento nato na menina. 

Karina é de família com ótimas condições financeiras, tem o incentivo e o apoio da família, além de ter a polidez e a estabilidade emocional tão esperada para os bailarinos.

No encontro na sala de aula a história de amizade da dupla de meninas se estabelece, a competição fica acirrada na adolescência. Em algum momento o vínculo se desfaz, é posto de lado e mas se recompõe.

Acompanhamos Yulya que abre mão da família, se muda sozinha com apenas 10 anos para Moscou, vai viver na academia de ballet junto com as outras meninas e conhecer os esforços necessários para conquistar o sonho de pisar no palco do que é considerado a maior e melhor companhia de ballet do mundo. 

"Bolshoi" essencialmente questiona: o que Yulya e Karina estão dispostas a sacrificar para realizarem seus sonhos de dançarem no famoso teatro de Moscou. Uma abre mão da família, outra abre mão dos prazeres da juventude e da liberdade. Elas estão dispostas a abrir mão do amor e da amizade também?  Toda a abordagem das histórias e relacionamento é feita de uma forma bem sincera e interessante.

Aliás, tem uma cena sobre a questão dos "sacrifícios" para se tornar uma bailarina que me fez recordar uma lenda em relação aos alongamento. Tive que rir ao me recordei que este era um assunto real entre as alunas de balé (pelo menos, quando eu fazia).

Dois pontos também muito interessantes no filme é que as duas personagens são bailarinas mesmo. Além disso foi filmado dentro do famoso Teatro Bolshoi em Moscou, uma raridade. As cenas são de uma beleza incrível.

Um aspecto que chama a atenção para a questão das diferenças culturais e de como o balé é levado a sério na Rússia, é o desprendimento da família que realmente entrega as crianças para viverem e morarem na academia de dança. Um certo desapego que nós aqui não temos com os filhos, principalmente quando crianças. 
 
Festival de Cinema Russo - Filme "Bolshoi"


Terminei de assistir ao filme com um sentimento gostoso de encantamento sobre a magia da dança e das relações que ela cria.

Sinopse: "Oriunda de uma pequena cidade mineradora, a jovem e excepcionalmente talentosa dançarina Yulia Olshanskaya tira a sorte grande: o ex bailarino Pototsky a descobre e prevê um futuro brilhante para ela como bailarina, digna do palco principal do país. No entanto, mesmo os diamantes mais incríveis precisam ser lapidados, e o caminho para Yulia ao lendário palco do Teatro Bolshoi passa por uma escola de balé, onde a resiliente provinciana fica sob a tutela de uma professora ainda mais obstinada. A carreira de primeira bailarina requer uma incrível abnegação, e Yulia entenderá que o grande balé não se resume apenas aos tutus brancos, teatros deslumbrantes e sapatilhas de ponta. Mas nenhum obstáculo impede quem sonha grande.".





Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Realmente o sentimento é encantamento e magia! Vale ver! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Look very interesting. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/scentxplore-2020-first-virtual-niche.html

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu gostei bastante. É interessante ver a diferença cultural, o desprendimento e tal. Se bem que esse desprendimento acontece um pouco aqui em relação ao futebol. Alguns meninos deixam a família cedo para irem viver nos clubes e centros de treinamento.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Quando vi o cartaz também me lembro algo bem princesa mas com sua resenha fiquei muito curiosa pra ver este filme também, parece uma história incrível.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Vaci, o cartaz dá essa impressão mesmo. Mas o filme não tem nada de princesa. É bem interessante.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. ah, que bacana. vou procurar. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, espero que você goste e aproveite o festival.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. Não vi esse filme. O único de ballet que eu vi e amei foi Cisne Negro.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, eu gosto de filmes de balé. Esse na verdade foca mais no que tem por trás.
      beijos
      Chris

      Excluir
  7. Boa dica! Pode até não parecer, mas os russos têm sido muito importantes, para a cultura do mundo. Eles têm inspirado escritores e artistas 'ocidentais', então eu tenho interesse por um festival desse.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, eu não sabia dessa relevância deles no contexto cultural mundial. Gostei de saber.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Além de ter uma história bem interessante, esse filme deve ser um espetáculo para os olhos. Acho que os russos são para o ballet o que os brasileiros são para o futebol: muitos meninos deixam suas casas para morar em alojamento de time qdo são escolhidos por um que fica longe de sua cidade de origem.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anete, ótima comparação com os meninos no futebol. É bem isso mesmo.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Oi Chris,
    Nossa, não lembro se já assisti alguma produção russa. Tenho que me empenhar mais no projeto de filmes fora do clichê q vejo haha.
    Eu amo assistir balé, acho lindo. Na verdade, amo tudo que envolve dança, então super adorei a dica e já quero ver.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nana, eu gosto muito de um filme fora do clichê, de outra cultura menos convencional para nós.
      beijos
      Chris

      Excluir
  10. Que dica maravilhosa!!! ;)

    beijos

    http://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um filme incrível. Gostei do poster e da fotografia do longa.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Émerson, é um filme interessante e uma ótima oportunidade de ver um pouco do Teatro Bolshoi por dentro.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo