quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Viagem: Maragogi com crianças

Viajar, sem dúvida, é uma grande oportunidade de lazer, relaxamento, convívio familiar e diversão. Mas viajar vai além. É uma oportunidade única de conhecimento, aprendizado e de vivenciar experiências. Em viagens conhecemos lugares, culturas e pessoas. Experimentamos sons e sabores.

Nessa semana tive a confirmação do aprendizado proporcionado nas nossas viagens por aí, em duas oportunidades:

- Estudando Geografia com a Ana Luiza ela me responde: cana-de-açúcar é uma das plantações predominantes em Pernambuco. Essa eu não esqueço porque me lembro de quando a gente foi para Maragogi.
Realmente, no percurso de Recife à Maragogi passamos por um trecho enorme de plantação de cana-de-açúcar e por uma fábrica de aguardente. Lembro que conversamos bastante sobre esse tipo de plantação, sobre o desmatamento da vegetação original para dar lugar a cana-de-açúcar, etc...

- Fazendo, com a Sofia, uma pesquisa sobre animais brasileiros em extinção. Ela se lembrou do peixe-boi Lua que nós conhecemos em Maragogi.

Achei interessante que, coincidência ou não, as duas se lembraram da mesma viagem que fizemos em Julho de 2009. Vou aproveitar a oportunidade para contar mais sobre esse destino.

Imagem obtida no site http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/maragogi.jhtm

Maragogi está localizada no litoral norte de Alagoas, em uma região conhecida como Costa dos Corais. O grande atrativo de Maragogi são os Galés, uma enorme área de corais que forma piscinas naturais cheias de peixes coloridos e ótimas para o banho.

Chegamos a Maragogi por Recife, pois a informação que recebemos, na época, é que a estrada de Recife até Maragogi apresenta melhores condições do que o trecho vindo Maceió.
Na estrada, além das plantações de cana-de-açúcar, observamos diversos acampamentos dos sem-teto ou sem-terra. Aproveitamos para conversar sobre a diferença entre os dois movimentos, MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e MTST - Movimento dos Trabalhadores sem Teto. (Essa conversa já ajudou a Ana Luiza em trabalhos da escola)

Em Maragogi, nos hospedamos no Salinas de Maragogi. A praia é tranquila, com muita areia e águas mornas. Um convite para a criançada se esbaldar.


Fizemos passeios em minibuggy para percorrer, alguns dos 26 km da orla de Maragogi. Dirigir o mini buggy foi uma aventura toda especial para a Ana Luiza. Atividade feita com muito cuidado e atenção com os banhistas e sempre acompanhada da mãe ou do pai (que mal cabia dentro do carro).


Passeamos de caiac pelo rio, aproveitamos as atividades de lazer do hotel como tirolesa e caiac. A Ana Luiza fez um curso de mergulho, outra experiência sensacional de desafio e superação.


Visitamos a pacata vila de Maragogi onde passeamos pelas lojinhas de artesanato e tomamos um sorvete. Foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco do ritmo de vida do local. As crianças acostumadas com as facilidades da cidade grande ficaram impressionadas com a simplicidade do lugar. Lembro da Ana Luiza perguntando:
- Isso aqui é o ponto do ônibus?
- Não, é a pracinha. As pessoas estão sentadas conversando, passando o tempo.
- Aqui não tem shopping?
- Não, tem essas lojinhas.
- E ali? Por que tem tanta criança naquela casinha?
- Aquela casinha é a escola. Elas estão saindo da escola.

E por aí foi se surpreendendo a cada esquina, que, aliás, não são muitas.


Aproveitamos que Maragogi fica bem pertinho da famosa Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca no estado de Pernambuco, para passar um dia por lá. Porto de Galinhas também tem como atrativo as piscinas naturais e uma vila bem charmosa repleta de artesanato. Vale muito o passeio pela beleza das praias, pelas piscinas naturais e pela cidade. 
Essa coisa de ficar mudando de Estado (em um instante estar em Alagoas, alguns minutos depois estar em Pernambuco) foi muito interessante para as crianças.
Eu já estive em Porto de Galinhas em outras duas ocasiões e fiquei hospedada lá. Tem praias lindas, de areia branca, águas claras e mornas e com muitos coqueiros. O retrato do paraíso.

O ponto alto dos nossos dias em Maragogi foi o passeio a Japaratinga. Além do litoral belíssimo


fizemos um passeio de jangada com um integrante da Associação dos Amigos do Meio Ambiente da Costa dos Corais (AMAC), devidamente autorizado pelo IBAMA, para encontrar a peixe-boi Lua. Lua foi a primeira fêmea de peixe-boi reintroduzida na natureza. Ela e Astro vivem soltos na região. 


Como Lua vive solta não havia garantia de que iríamos encontrá-la. Não é sempre que ela brinda os visitantes com a sua presença. Mas para nossa sorte, olha só quem veio nos cumprimentar! Ela mesma, a Lua. Essa coisinha mais linda, mais cheia de graça. E a vontade de fazer um carinho? Mas não pode! É importante para a Lua se manter selvagem. Quanto mais contato com o ser humano ela tiver, mais risco de ser apreendida ela corre.


Foi aí que a Sofia aprendeu porque os peixes-boi estão ameaçados de extinção. Porque eles são muito dóceis e muito lentos e isso faz com que sejam apreendidos com muita facilidade.

Outro fato interessante nesse passeio nos foi apresentado pelo nosso guia. Ele nos mostrou moedas de prata de 1820, com brasão de Portugal, que foram encontradas em Maragogi quando eram feitas escavações para aprimoramento da rede sanitária. Segundo o nosso guia, os portugueses, donos das plantações, enterravam os seus tesouros para protegê-los nas épocas das invasões e conflitos com os holandeses.
Depois que voltamos, foram encontradas em Maragogi, também em escavações para a rede sanitária, bombas da 2ª Guerra Mundial. As meninas quando ouviram a notícia correram para assistir.




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

33 comentários:

  1. UAU que incrível. Sabes, a minha melhor amiga que agora mora em Portugal, ela é de Maceió e ela mais o marido têm uma pousada lá, inclusive uns terrenos que utilizaram para fazer um santuário do peixe-boi. Que viagem espectacular =)

    beijos*

    ResponderExcluir
  2. Vc e suas maravilhosas dicas, Chris ! Parabéns pelo belo post !

    ResponderExcluir
  3. pois é, chris, vc é das minhas.
    vivo repetindo que viagens não são passeio, são experiência de vida.
    se prestarmos bem atenção no que se passa a nossa volta e estivermos abertos a registrar os detalhes culturais de cada região, o que não vai faltar é bagagem mental depois de cada volta pra casa.

    adoro.


    e aaaa.... fui a maragogi só para os mergulhos nas galés e não vi o peixe boi. óóóóó

    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Viagens são muito enriquecedoras mesmo. Adorei as dicas de Maragogi!
    Lugar lindo...

    ResponderExcluir
  5. Nossa Crhis que viagem maravilhosa!! Não tinha como não ter sido marcante para as meninas!! Ai eu amo viajar tb! Adoro seus posts de viagens!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Com certeza foi uma delicia de passeio, pelas fotos da pra ver o lugar maravilhoso que é Maragogi.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Esses lugares são fantásticos,
    e além das filhotas, nós aqui aprendemos muito com todas as dicas e informações aqui do Blog.

    Bjos, boa quinta!

    ResponderExcluir
  8. Chris, eu amo viajar e sempre levo o pequeno comigo.
    Ele ainda lembra (um pouco!) da viagem que fizemos pro Pará, ele vive repetindo o nome da cidade que fomos, e olhe que ele tinha 1 ano e meio!rs

    ah, ontem fiz a receita de cupcake! Ficou óóótima! E olha que foi a primeira vez que fiz! Só não deu pra tirar uma fotinha, pq a casa estava cheia e num piscar de olho.. sumiu! rs
    Só preciso aprender a quantidade certa, pq alguns transbordaram! Mas vou repetir e te mostro como ficou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris
    Nem sabia que existia este cantinho delicioso no Nordeste. Adorei. Saudades do calor!
    Beijocas
    Alexandra do Destemperadinhos

    ResponderExcluir
  10. Nossa.. como amei maragogi!!! mas fui lá antes do Lucas nascer (alias, minha ultima viagem a sós com o maridão rsrs) o lugar é lindo demais!!! ainda levarei meus pequenos lá!

    ResponderExcluir
  11. Chris,

    vou te confessar Ao ler este post me bateu uma saudade louca da minha cidade. Ai que saudade do mar! Do cheiro gostoso da brisa, da água de coco, do sol, do povo...

    Você fala de duas paixões minha: Porto de Galinhas e Maragogi.

    Como boa recifense que sou, mar me faz falta aqui na "cidade de pedra". Mas nada melhor do que viajar no pensamento quando o físico não permite.

    Eu estive em cada lugar que voc~e descreveu. Obrigada pelo resgate!

    beijos, Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  12. Meninas, um frio por aqui que nem consigo imaginar este lugar....rs

    CORRE LÀ VER A TOALHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
    Bjsssssssss, Bela

    ResponderExcluir
  13. Que legal isso né? Delas lembrarem da mesma viajem e ao mesmo tempo estudando né, rsrs
    Viagem linda e para um lugar muito bonito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Por isso que eu sempre acho que viajar com os filhos não apenas para passear, apesar de cumprir muito bem ao fim que se propõe!

    Conheci a praia esse ano, quando estivemos em POrto de Galinhas, passamos o dia lá, muito legal!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  15. Você sempre nos traz ótimas dicas de passeios, viagens e lugares maravilhosos, hein, Chris! Lugar lindo demais. Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Que delícia, hein Chris. Quanta natureza e aventura.
    Uma verdadeira aula de geografia e cultura. Parabéns, vc sempre tao aplicada na educaçao de suas meninas. Uma maezona!!!
    Beijos para vcs.

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha de aula de Geografia.Muita natureza junto com as filhotas e aprendendo pra vida toda!Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Quanto qprendizado que uma viagem bem orientada oferece a criançada .Quantos assuntos foram introduzidos enquanto passeavam e jamais serão esquecidos .Belo e proveitoso passeio

    ResponderExcluir
  19. Como é bom viajar com as crianças e poder ensinar tanats coisas .Elas estão lindinhas e felizes , um beijo da Penha .

    ResponderExcluir
  20. Viajar é preciso .........Beijos da vó Regi .

    ResponderExcluir
  21. Que lindo, amei!
    Viajar é tão bom para conhecer outros hábitos, culturas, ares diferentes e claro é um aprendizado pra vida toda.
    Que bom que você pode proporcionar isso para as meninas...
    bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro Chris, sempre que dá eu e o Ri vamos. Tem ano que não dá, mas qdo conseguimos....
    Agrega com certeza muitas coisas a gente aprende as diferenças, experimenta comidas diferentes, conhece costumes, e aproveita pra ver lugares diferentes. Eu adoro.
    Muito bom seus passeios. Eu adoro água, pena que não sei nadar....rs...rs...
    Bjs adorei as fotinhos.

    ResponderExcluir
  23. Delícia de viagem, Chris! Eu conheci Maragogi qdo fui a Maceió e achei mto legal. Ainda não tinha a Clara, é um lugar que quero voltar com ela.
    Qto ao peixe-boi sou apaixonada por esses bichos! Não conheço os marinhos, só os da Amazonia. Qdo morei em Manaus sempre ia ve-los no INPA, são fofos demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Que delícia de viagem!!!! Eles aprendem muito na prática e nos divertimos muito também! Preciso urgentemente pegar o Nino e voltar a viajar! Adoroooo! Bjinhos

    ResponderExcluir
  25. Oi Chris!
    Tb estava com muitas saudades!
    Obrigada pelo carinho!
    Viajar é tudo de bom né?
    Mas é preciso saber viajar.
    Tem gente que vai para os lugares mas só curte o hotel. Rs
    Maravilhoso esse lugar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Lindas fotos, também almejo muito visitar esta região do Nordeste. Já quanto a passeios de buggy e doces encontros com a cana Jandira e eu tivemos em nossa lua de mel no Ceará, onde visitamos as praias dos arredores de Fortaleza, cheias de maravilhas como um museu da rapadura e belíssimas dunas... Abração!

    ResponderExcluir
  27. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH.....Eu quero Maragogi!!!!
    Beijos
    Manu

    ResponderExcluir
  28. Também lembro de quando elas voltaram dessa viagem. A Sofia era pequenininha e só falava na Lua e na dança do siri.

    Elas trouxeram uns lápis de cor de madeira bem legais e pintaram muito com eles.

    beijinho
    Rose

    ResponderExcluir
  29. O Salinas de Maragogi deu RT no post. Que legal!

    salinasmaragogi Salinas do Maragogi
    RT @kitaferreira: @salinasmaragogi Realmente uma ótima opção para o dia das crianças. Nás já fomos: tinyurl.com/4xa6cmt

    ResponderExcluir
  30. Vocês viajam bastante com as crianças. Que legal! Cada dia estou gostando mais daqui.
    É muito bom saber de todas essas opções para aproveitar com as crianças.

    kisses

    ResponderExcluir
  31. Olá Chris,

    Seu blog é sensacional, estou pegando várias dicas para aplicar aqui em casa com o meu filhote! :)

    Garimpando o blog , dei de cara com este post de Maragogi! Perfeito! Estamos indo para lá no feriado de 15 de novembro, e estou montando o roteiro. Com certeza irei dá uma esticada a praia de carneiros em pernambuco e em são miguel dos milagres.

    O mini buggy você alugou aonde? irei ficar hospedada no hotel praia dourada!

    Beijos

    Érika

    ResponderExcluir
  32. salinasmaragogi Salinas do Maragogi
    RT @kitaferreira: @salinasmaragogi Um destino imperdível. Nós fomos e queremos voltar: tinyurl.com/4xa6cmt
    Jan 03, 10:40 AM via HootSuite

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo