segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Viagem: Gramado com Crianças - Natal Luz

Conhecer Gramado sempre foi um sonho para mim. Lembro que naqueles cadernos de perguntas, da adolescência, a minha resposta para a pergunta: "onde você quer passar a sua lua de mel?" era sempre Gramado. Como não realizei esse sonho na Lua de Mel, ele permaneceu. Agora, nessa semana de 11 à 18 de dezembro, tive a oportunidade de realizá-lo e junto com as minhas filhas. Pena que, na última hora, o marido teve que cancelar a viagem dele.

A viagem foi MA-RA-VI-LHO-SA, um verdadeiro sonho realizado. Dessa vez, como não tinha o papai para dividir comigo os interesses das faixas etárias diferentes das filhas, tivemos que conciliar as vontades da criança e da adolescente. Mas isso não foi problema, muito pelo contrário, Gramado e Canela têm muitas opções para todos os gostos e idades.

O nosso roteiro foi:

- Espetáculo A Fantástica Fábrica de Natal

14/12 - Quarta-feira

- Lago Negro
- Mundo a Vapor (retornamos)
- Museu de Cera
- Mini Mundo
- Parque do Caracol com parada no Castelinho para comer o melhor apfelstrudel do mundo
- Espetáculo Nativitatem

15/12 - Quinta-feira

- Passeio de Maria Fumaça de Carlos Barbosa à Bento Gonçalves
- Tarde de descanso no hotel
- Desfile de Natal

16/12 - Sexta-feira

- Alpen Park
- Descanso no hotel

17/12 - Sábado

- Parque do Caracol - retornamos para descer os 751 degraus e ver a cachoeira bem de pertinho
- Teleférico da Cachoeira do Caracol - retornamos por ser lindo demais
- Ecoparque Sparry com almoço no restaurante Bêrga Motta - dica do Destemperadinhos
- São Francisco de Paula para visitar a amiga blogueira Ju
- Árvore Mágica com apresentação da Orquestra de Brinquedos
- Jantar na pizzaria temática Porto dos Piratas - dica do Destemperadinhos

18/12 - Domingo

- Passeio de despedida pelas ruas de Gramado
- Saímos de Gramado rumo a Porto Alegre para pegar o nosso voo de volta para casa.

Pode parecer uma programação intensa, e foi, mas respeitou os limites e os tempos das crianças. Aproveitamos com calma, sem correria, sem pressa. Esse roteiro foi possível, pois as distâncias são curtas, não tem trânsito na cidade e a locomoção é fácil. Como fiquei sem a companhia do marido, em cima da hora, a alternativa mais econômica para nós foi alugar carro com motorista. Muitas vezes saímos sem roteiro definido e decidimos o que fazer no caminho.

Vou começar a contar pelo Natal Luz o que nos motivou a ir para Gramado nessa época do ano.

A decoração das ruas é belíssima, cheia de detalhes e com utilização de material reciclado.

Borges de Medeiros

Rua das Renas

Rua dos Soldadinhos

Os espetáculos noturnos que acontecem sempre às 21:30 são bem variados. Os três principais são: A Fantástica Fábrica de Natal, Nativitatem e o Grande Desfile de Natal. Eles ocorrem em dias alternados o que possibilita assistirmos a todos. Mas é preciso comprar o ingresso com antecedência.

A Fantástica Fábrica de Natal - um espetáculo de música e balé, que conta a história de uma menina que sonha em conhecer a fábrica do Papai Noel. Antes de dormir essa menina escreve uma carta pedindo para que seu sonho se realize. Com a ajuda de um anjo o sonho da menina se transforma em realidade. Ela visita a fábrica do Papai Noel e os brinquedos ganham vida.
O espetáculo é lindo, colorido, porém longo (tem duração e 1h e 15 min) para as crianças menores.

Nativitatem - um espetáculo de luz, som e cores que acontece no Lago Joaquina Rita Bier. Mescla canções, águas, fogo e fogos. Impressiona pelas vozes dos tenores, os tambores, o coral e a combinação perfeita de todos esses instrumentos. Apesar de ser um espetáculo mais direcionado para o público adulto, as minhas filhas adoraram. Na entrada são distribuídas velas com uma lanterna de papel para ser montada. Só isso já fez sucesso com as crianças.

Grande Desfile de Natal - o desfile que dura uma hora encanta. Lindo, lindo, lindo. A Ana Luiza e a Sofia gostaram tanto que queriam ver o desfile novamente. Como não tínhamos mais dias disponíveis, compramos o DVD com os três espetáculos. Hoje, já aqui no Rio, elas assistiram o DVD diversas vezes.

Orquestra de Brinquedos na Árvore Mágica - a árvore mágica tem 30 metros de altura e é toda decorada com luzes e cores. Fica na Praça das Comunicações. À noite acontecem espetáculos de curta duração da orquestra de brinquedos. Simplesmente sensacional.

1. Chris, que barato que foi esse passeio de vocês... Ainda bem que vai até meados de janeiro, que o povo está enlouquecido na serra!

Acredito que consigamos ir pra lá em janeiro!

Mas me diz uma coisa, os preços não estão abusivos? Porque já que falaste em belezas e programas com crianças, essas dicas são boas também, pra podermos nos programar bem, $abe$ que começo de ano é aquela gastação!!!

Beijos,
    Ingrid

2. Oi ...
    Bem que passeio bom neah, e cheio de coisas lindas de facto..
    Pena o marido nao pode ir...voce "e'loka" viajar sozinha com crianças para um sitio desconhecido rs eu nao sei se me aventurava assim ehehhe =D
    Acho que era muito stress rs antes de ir...
    Beijo

3. Chris esse lugar é um sonho, imagino a alegria da filhota. Amei as fotos, esse natal vai ficar na memória hem.
    Bjs

4. Chris esse lugar é um sonho, imagino a alegria da filhota. Amei as fotos, esse natal vai ficar na memória hem.

5. Chris esse lugar é um sonho, imagino a alegria da filhota. Amei as fotos, esse natal vai ficar na memória hem.

6. Olá Chris!
    Pelas fotos deve ser maravilhoso,a novela das 6 na globo,tb nos dá a impressão de q é muito bonito.
    As filhotas com certeza deve ter amado...
    Acho q é um passseio q vale a pena para ser inesquecível com a família...
    Bjs!!!

7. Que lindo!!!!!
    Ja sei, agora, que época exatamente vou programar uma viagem a gramado...kkkk
    Lindo, Chris.
    Bjs

8. Lindo, né Chris? Já fui algumas vezes a Gramado, mas nunca no Natal. Quero fazer isso com as crianças, porque se para nós adultos já uma alegria só, imagina para elas!
    Beijos,
    Nine

9. Oi Chris, que delícia de passeio, amei, amei...também acho um lugar encantador, vou me programar para ano que vem, adorei as dicas, vou guardar, beijinhos e até

10. Ai que sonho! Conheci Gramado na lua-de-mel e estamos planejando levar a Julia no próximo ano, para o Natal Luz!

Beijos
    Syl

11. Oi Chris....aiii..que coisa boa ver vc falando aqui do Natal luz...
    Eu amoooo demais esse evento!
    Adoro a nossa Serra!Pena que nem sempre dá para ir né?!R$..os preços Jesuisss!!São carissimos!!
    Esse ano não rolou de novo...mas ano que vem vamos certo!!
    Eu gostei muito quando assistimos o Nativita...o desfile que é muito lindo...e adorooo ir na Florybal comprar muiiiito chocolate...
    fora que a cidade em si tem muita coisa linda para ver e conhecer né?!
    Da próxima vc não me escapa..hahaha...
    Super beijo para vcs!!! :D

12. Oi Chris...Gramado é mesmo tudo de bom, e nesta época para as crianças é um sonho (pra adulto também). Adorei as fotos, ficaram tão lindas que deu vontade de estar lá...rsrs.

Vai no inverno com o maridão, com certeza será muiito bom também.

Bjs.
    Selma

13. Nossa que lindo... deve ter sido muito legal a viagem, nunca fui a gramado, mas pelo jeito lá é maravilhoso,um natal mágico!! bj

14. Que lindo... Deve ter sido muito mágico mesmo. Sempre quis ir para Gramado, quem sabe um dia eu conheço? rs. Eu já quero muito ainda olha essas fotos lindas e esse roteiro de tantas coisas legais para fazer... assim dá mais vontade, rs.
    Ah e vou guardar as dicas, valeu! Você sempre está ajudando, que bom!!

Beijos

15. Lindo Lindo Lindo!!
    Fui a Gramado no ano passado, esse ano não deu pra ir...
    É um sonho né!?!
    Que bom que aproveitaram bem!
    beijoo

16. Esta postagem está melhor do que uma viagem a Gramado!!!
    Chris, que 2012 seja especialmente lindo para vc, as princesas e o maridão!!
    Beijos!!
    Bela

17. Adorei sua postagem!!!! Também, sou suspeita para falar, né... Que bom que você e suas filhas gostaram da terra que adotei com tanto carinho. Daqui não saio, daqui ninguém me tira!!! rsrsrsrs.... Esta semana vou estar postando nossa foto aqui no parque. Adorei te conhecer pessoalmente!! Um grande abraço, Carlina Barbas

18. Que maximo, amei!

Esta rua dos soldadinhos deve ser muito fofa! E os espetaculos então...

Que bom que vc realizou este sonho :)

beijos

Pati

19. Mais uma vez, obrigada pela visita lá no blog.
    Sou louca para ir a Gramado nesse período. Sempre achei lindo! E minha mãe também. Já disse a ela que, quando ficar rica, levo. Afinal, ir a Gramado é fácil, difícil é carregar a mãe (que acredito ser pior que filhos rsrsrs)

20. Ola fico muito feliz que vc tenha gostado!!
    Esteja a vontade para voltar sempre!!
    Boos.
    decorehouse

21. Chris,
    Suas dicas vieram bem a calhar porque estou indo com os 2 filhotes de 4 e 6 anos no dia 25/12. Queria te perguntar quais programas você acha que valem muito a pena e quais não valem tanto a pena.
    Outra duvida, a Árvore Mágica com apresentação da Orquestra de Brinquedos fica em Gramado ou Canela e qual o horario das apresentações. Obrigada e beijo, Celia

22. Eu DEFINITIVAMENTE tenho que voltar a Gramado e Canela! hehehe
    Quando fui, eu tinha 8 anos, e foi numa excursão com a minha vó... então só passamos por lá, um dia em cada cidade! =D

É tudo tão lindo, realmente, um sonho!!!

Beijo!

23. Obaaaaaa! Que delícia de viagem! ;)
    Ei minha Linda! HO, HO, HO!
    Feliz Natal querida, que seja uma noite feliz, de paz, tranquila e cheia de amor! ;) Muito obrigada pela linda cia durante o ano! :))
    Beijo, beijooooo!
    She

24. Oi queridona!
    Que delícia de viagem!!!
    Já fomos lá mas não nessa época!!!! Agora fiquei com muita vontade de voltar!!!! rsrs
    Obrgada pelo carinho de sempre, tá?
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino

25. Oi, Chris que lindo adorei a dica. Quem sabe algum dia eu possa ir lá e conferir também com minha família. Eu já tinha visto dicas em um outro blog que não me recordo o nome para ir a Gramado, mas juntando com essas que você escreveu me deu vontade de ir também.

Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani.

26. Oi Chris! sou a pessoa mais suspeita do mundo pra falar, porque AMO Gramado...vamos pra lá no mínimo duas vezes por ano e não me canso nunca!!!!

bj

27. Chris
    SHow, tu fizeste de tudo. Que correria. Obrigada pelas citações. Ótima escolha de hotel.
    Beijos grandes
    Alexandra
    @destemperadinho

28. Lindo demais!!! Já avisei o marido que daqui uns anos (quando os pequenos estiverem maiores), vamos lá!! Um beijo

29. Kita, fico aqui só imaginando como vocês devem ter se divertido e aproveitado essa viagem. Gostei muito dos vídeos da árvore de natal. Que coisa mais linda.

beijinho

30. Chris, a Ana Lu e a Sofia voltaram muito felizes dessa viagem e falando muito sobre o Natal Luz. Elas até me mstraram os vídeos dessas apresentações que você falou aqui e são mesmo muito bonitas.

beijinhos

31. Muuuuito legal! Adorei as férias e o post mastigadinho!
    Tô linkando tá?
    Bjs, Feliz Natal e um excelente 2012! :)
    @viagempimpolhos

32. Gente, que legal! Aqui não tem nada disso. A decoração de pet é linda. A orquestra de brinquedo é muito legal. Quanta coisa linda vocês viram. Menina, é muita coisa bonita.

bjs

33. Esses shows devem ter sido lindos ... ah ... se eu tivesse aí ... iria em todos.

34. Já estive em Gramado 2 vezes, mas nunca na época de natal ... sempre vou no frio pesado (amo).

Adorei o post.

Bjo

35. PUXA QUE LINDO .........TOMARA QUE A MINHA VIAGEM TENHA TUDO ISSO ..........

36. EU HAVIA COMENTADO ESSA POSTAGEM ,MAS MEU COMENTÁRIO AINDA ESTÁ AÍ E TALVEZ NÃO TENHA SIDO PUBLICADO DE 2 DE JANEIRO ,PARECE QUE FOI AGORA .AS DICAS SÃO MARAVILHOSAS .MANDEI PARA A ROSÂNGELA QUE ÉA CHEFA ...........VALEU !!!1

37. Chris, nós iremos dia 16 de dez. Fui há alguns anos, algumas vzs, mas nunca com a Lara. Mal posso esperar, ela vai pirar, adora Papis Noéis!!!BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

38. AMEI REVER ESSAS FOTOS ,AS MINHAS NETAS TÃO QUERIDAS E TUDO TÃO LINDO E FESTIVO !!!

39. VENDO TUDO DE NOVO COM D.REGINA ,ESSAS MENINAS PELAS FOTOS JÁ CRESCERAM .BEIJOS DA PENHA

40. Chrys,
    A decoração de natal deixou tudo ainda mais encantador.
    E que coincidência vcs estarem pertinho da Ju Dalzoto no nascimento do Miguel.
    Olha se algum dia resolver conhecer Ilhéus, me avise. rs