quarta-feira, 14 de março de 2012

Páscoa, o que fazer com as crianças?

Basta ter um feriado se aproximando que eu começo a pensar em viajar.
Para o feriado de Páscoa, ir para um Hotel Fazenda ou um outro hotel com infraestrutura para criança, é sempre uma boa pedida. Esses hotéis, normalmente, preparam alguma surpresa para as crianças. No ano passado nós fomos para o Portobello, em Angra. Eu nem precisei me preocupar com o Ovo de Páscoa, pois o coelho visitou o hotel e levou ovos para todas as crianças.

Não conheço a outra menina que saiu na foto por isso coloquei a máscara

Mas nem sempre dá para viajar e o jeito é inventar algo em casa. Vou relembrar algumas brincadeiras que já fizemos na Páscoa.

Reunimos  a criançada do prédio e fizemos um lanche de Páscoa, no play, com direito a muita brincadeira.


Caça-ovos: contamos para a criançada que o coelhinho havia escondido vários ovos pelo play. Bastou isso para que todos saíssem à procura dos ovinhos e os colocassem na cesta.

Corrida dos ovos: as crianças pegaram um ovo cozido, cada uma, colocaram uma colher na boca e andaram equilibrando o ovo na colher. O objetivo era chegar ao outro lado sem deixar o ovo cair.


Pintura de ovos: os ovos de galinha que passaram intactos pela corrida dos ovos foram pintados. Para evitar a sujeira no chão, quando as crianças eram menores, eu utilizava um bloco de flip chart como apoio para as pinturas.



Ovo oculto: que nada mais é do que um amigo oculto de ovos. Aqui cada criança foi o coelhinho do amigo e o presenteou com um ovo.

Mamãe coelha, posso ir? é a tradicional brincadeira "Mamãe Posso Ir? Quantos Passos?", adaptada para a Páscoa. Aqui a Mamãe sempre indica quantos pulos de coelhos devem ser dados. Quem chegar primeiro na mamãe será a mamãe da próxima rodada.

Coelhinho sai da toca: espalhamos um bambolê para cada criança, pelo chão.  Sempre que alguém falava: “coelhinho sai da toca”, as crianças trocavam de bambolê. A cada rodada um bambolê era retirado e quem ficasse de fora, saía da brincadeira. 

O lanche de Páscoa teve até um convidado especial:


Meus pais sempre estimularam esse tipo de fantasia e eu tenho recordações muito vivas e especiais desses momentos da minha infância. Sendo assim, procuro repetir com as minhas filhas. 

Na véspera da Páscoa quando não viajamos, nós sempre preparamos atrativos para o coelho ser bem-vindo à nossa casa. Espalhamos cenouras em alguns cantos da casa. Ao lado das cenouras nós colocamos um pouco de farinha para o coelho sujar as patinhas ao passar por ali.
Durante a noite, depois que as meninas dormem, eu mordo as cenouras, deixando-as com marquinhas de dente. Faço também, as marcas das patinhas no chão da casa, como já contei AQUI


Preparamos lugares especiais para o coelho deixar os ovos. Decoramos cestas, fazemos ninhos com palha ou inventamos alguma reciclagem como essa cesta de barbante.


E nesse ano, enquanto a Páscoa se aproxima, nós estamos explorando essa época com muita brincadeira.

- Reciclamos caixas de ovos para o coelho deixar os ovos de Páscoa,
- Fizemos o Coelho Apaixonado utilizando corte e colagem em formato de coração.

Ideia retirada do livro Meu Coração é um Zoológico de Michel Hall


E ainda podemos:
- rever o filme Hop - Rebeldes sem Páscoa
- fazer cupcakes decorados com ovos de Páscoa em miniatura como esse cupcake de Iogurte de Laranja, Cenoura e Mel que fizemos no ano passado;

Enfim, muitas ideias. Acho que nem vamos sentir tanta falta de viajar.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

30 comentários:

  1. Oi, Chris você sempre nos surpreende com uma coisa nova. Parabéns! Adorei as dicas principalmente a brincadeira de caça aos ovos que pretendo fazer com o Daniel esse ano aqui em casa.

    Bjssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  2. Muito bommmm,, Vc tem talento para recreadora....bjs

    ResponderExcluir
  3. Nós gostamos de estar em casa, geralmente, nesse período e se faz muito disso.LINDO!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris que legal né, cada ideia, sabe eu não tive isso quando criança, mas sempre fiz com meus filhos, o ano passado o Gabriel (que 17 anos) acabou me ajudando a esconder os ovos e olha que interessante...ele perguntou como eu fazia as patinhas...falei com farinha de trigo...ele ficou admirado, isso que é legal...cultivar até quando puder a fantasia na crianças, sei que ele foi muito feliz com isso e com certeza levará para os filhos, beijinhos e obrigado pelas dicas, linda sua coelhinha!rs

    ResponderExcluir
  5. Quanta ideia legal! Acho que vou copiar a ideia da patinha de farinha e cenourinhas mordidas!

    Beijo
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as idéias. Eu quando minha filha era pequena, por falta de tempo fazia um semana antes ela achar pequenas surpresas doces em casa. Quando fiz as pegadas, ela reclamou que o coelhinho era muito sujinho não limpou os pés para entrar em casa....rsrs
    No ano seguinte escondi a cestinha e fiz um rastro de pequenos ovos para facilitar para ela que falou que o coelho não era esperto escondeu mas foi andando e derrubou quase tudo no caminho....rsrs
    Mas sempre cultivei esse lado lúdico e sem exageros, nunca dei ovos enormes, nem cestas muito grandes, pois ela ganhava da familia inteira o que acabava resultando num exagero por si só.
    Vou recomendar esse post para minha irmã que tem uma menina de 3 anos....

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Que linda as suas brincadeiras.
    Haja criatividade pra entreter essa garotada.
    Agora é a minha vez.
    Não sou muito boa de artesanato então tenho que prestigiar as amigas que criam coisas lindas.
    Bjks
    Andréia
    www.cantinhodosam.com
    http://makeviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh.. só coisa BOA! Preciso aprender a fazer essas coisas tbm, sou tão desprendada affe! rsrsrs

    beijão

    ResponderExcluir
  9. Ai quanta idéia legal!
    Amei ler este seu post tão recheadinho de sugestões maravilhosas pra criançada.
    Eu tenho a Malu de 2 aninhos e tenho uma sobrinha de 7, então vai dar pra fazer algo bem divertido pra elas.
    Depois conto pra vcs no blog!!!
    Obrigada Chris pelas suas dicas.
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Chris, concordo com seus pais e acho fundamental estimular estas fantasias em nossos filhos, faz parte de ser criança e de crescer saudavél e feliz. Aqui em casa todo ano crio ninhos diferentes e o coelho sempre esconde em algum lugar bem complicado. a alegria da descoberta é fascinante.
    Adorei as dicas de brincadeiras.
    Saudades de vcs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. dicas super legais e que as crianças adoram!! bjks JACK ROSA
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Chris, adorei tds as brincadeiras e ideias!!! Meu lindão ainda tem 3 meses, mas fico viajando aqui pensando em tds as coisas que quero fazer para ele!! Hj mesmo brinco todos os dias, mostrando os animaizinhos e as cores para ele. É tão gostosa essa parte, né! Adoro faze-lo rir e acompanhando seu blog encontro mtas dicas para manter essa atividade por anos e anos!! rs Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas! Só me conta um segredo como você fez as pegadinhas certinhas assim?? Meu chão é como o seu de madeira, também queria fazer com alguma coisa que não fosse muito difícil de limpar depois...
    bjos

    ResponderExcluir
  14. É muito bom criar esse mundo de fantasias para nossas crianças, não é? Meu filho já vem perguntando se o coelhinho vai nos visitar, eu também espalho pegadas pela casa com ovos, na cenoura ainda não tinha pensado(meu filho é louco por cenoura crua).
    Valeu pelas dicas.
    Bjos
    Mary - MaryArt
    marymoreiram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito legal tudo!!! Já que esta casa que moro tem pisos de cores claras em vez de fazer as pegadinhas de farinha, fizemos a Beatriz seguir um barbante rosa até um lugar do quarto dela, depois num cesto de roupa e assim encontrou tds os ovos que ganhou dos parentes, já que a páscoa foi na casa dos bisavos dela enão deu pra brincar muito rsrsrs, mais lá prometemos se ela dormisse cedo o coelhinho deixaria o ovo de páscoa na cama dela...meus pais faziam isso comigo rsrsrs Qdo ela crescer mais dá pra fazer tds brincadeiras que vc colocou aqui! obrigada por compartilhar! bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Chris, muito divertida sua forma de comemorar a Pascoa com as crianças!
    É muita imaginação! mas os filhos nessa idade nos faz fervilhar de ideias!
    Fiquei babando pelos ovos recheados com gelatina!
    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  17. Sempre bom msmo ter boas ideias!
    mas em geral tudo vai acabar em crianças sujissimas de chocolate ne!
    Bj*

    ResponderExcluir
  18. Adorei as brincadeiras Chris!
    Eu postei a foto da mousse de maria mole que eu fiz lá no blog! Ficou ótima!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Hum, já to de olho no que você vai fazer. Porque são muito boas suas dicas sempre. Cris

    ResponderExcluir
  20. Oi Chris, saudades de vcs...vamos passar a Páscoa em casa,adoro pintar a casca de ovo de galinha com eles e enfeitar a mesa na hora das refeições,ao longo dos anos temos algumas duzias,rrsrs, fico com pena de jogar fora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa Chris, q legal, tanta coisa q dá pra fazer....confesso q não fiz nadinha por aqui...mas vou fazer...tbém não iremos viajar...mas ficar em casa tbém é uma ótima idéia!! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Muito legal tudo isso.
    E qta criatividade!
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  23. Adoro páscoa e todas essas brincadeiras.Minha mãe sempre fez a brincadeira das patinhas comigo e hoje faço com meus filhos.Adoro!!!

    ResponderExcluir
  24. Ah Christiana com toda essas suas invenções para as meninas e as crianças do prédio garanto que as crianças preferm não viajar kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus ,como a Sofia tá bonita nessas fotos ..muita saudade de vocês que não estão mais vindo aqui .Chris voçê foi colocada no mundo para fazer crianças felizes como sempre fez os meus filhos que agora estão adultos .Tenho muito que agradecer o montão de livros e tudo para fazer a vida dêles melhor .Até as receitas que coloca aqui traz alegria para as crianças da Igreja que são pobrinhas ,beijos da Pepenha

    ResponderExcluir
  26. Faziamos com vocês essas brincadeiras e você ainda pré adolescente sempre preparava uma surprêsa para sua irmã .Esse talento que a Penha vê em voc~e com crianças vem de berço mesmo ,Estamos com saudades demais .....

    ResponderExcluir
  27. Agora entendi ............quem tem uma mãe assim ,nem precisa de avó kkkkkkkkkkkk Não fico triste não ,fico é orgulhosa de você que sempre se dedicou com muito afinco emtudo que fazia .Gostar de crianças como você gosta e ter a paciência que tem é difícil encontrar igual ,Me desculpem as lindas mamães blogueiras todas dedicadas também ,mas minha filhota é Maravilhosa com crianças .

    ResponderExcluir
  28. Nós pensamos em fazer chocolate com as crianças para um preparar o ninho do outro, mas vimos que a Larissa ainda está no clima de procurar ninho, quer brincadeiras, enquanto o Caio é bem pequeno pra cortarmos a fantasia de que o coelho virá...

    Então vamos atrair o peludinho com cenouras de pelúcia e de outros materiais e decorar a casa dos padrinhos, onde vamos estar, para que o coelhinho não nos perca de vista!!!

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  29. Os lanchinhos no play eram muito bons e divertidos. Pena que ninguém faz mais. Todas essas dicas são muito boas mesmo e as crianças ficam muito felizes com essas brincadeiras todas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo