sexta-feira, 4 de março de 2016

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

Lá venho euzinha falar mais uma vez do lugar mais lindo desse Rio de Janeiro, o Jardim Botânico. 
Não, eu não me canso de falar dele porque a cada vez que vou lá encontro algo novo, uma beleza diferente. E, além disso, o Jardim Botânico é enorme e muito carioca não conhece todos os caminhos e encantamentos de lá. Muitas vezes os visitantes repetem o caminho tradicional e, principalmente os pais com filhos, seguem direto para o parquinho.

Na última vez que estive no Jardim Botânico eu fiz o Caminho da Mata Atlântica. Uma trilha que eu fazia sempre quando as meninas eram pequenas e que foi toda reformada em junho do ano passado.



Quando eu ia com as meninas pequenas, a trilha não era tão bem cuidada, mas estava sempre vazia, tinha um córrego, e ainda tem, que elas gostavam de colocar folhas para caírem na cachoeira, e alguns cipós para animar a caminhada.





Depois da reforma, a trilha que é uma das mais tradicionais do Jardim Botânico do Rio, está bem arrumadinha, com novidades e com uma proposta de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A trilha teoricamente tem início no Aqueduto da Levada e segue até o Cactário, lugar lindíssimo e muito bem cuidado que vale a pena visitar com calma (veja mais AQUI). Essa opção é melhor para quem tem mobilidade reduzida. Porém eu prefiro começar pelo Cactário parando no Mirante do Cactário para ver uma das vistas mais exuberantes do Jardim, ou pela Cachoeira.

Jardim Botânico - Mirante do Cactário

Subir as escadas e se deparar com um ótimo lugar para caminhar tranquilamente, respirar ar puro, ter descanso, sentir uma paz sem igual e esquecer completamente que estou em uma grande metrópole superagitada.

Pelo caminho afora, temos surpresas a todo o momento, como o Coreto que é chamado de Mirante da Imprensa, mas antigamente era o Mirante do Jardim Botânico, construído em meados do século passado para apreciar a vista do Lago Frei Leandro.

Jardim Botânico - Mirante da Imprensa

Olha as minhas pequenuchas em um dos passeios pela trilha quando desceram até o Mirante.



Bom, saudades à parte, voltamos ao passeio atual. 
Enquanto caminhamos entre vegetação nativa da cidade podemos desfrutar das belezas naturais do Rio de Janeiro e ver o Cristo ao fundo emoldurado pelas árvores.

Jardim Botânico - Cristo Redentor

A fauna que habita o local sempre dá o ar da graça. Nesse dia tinha uma galera, a turma de macacos-prego estava animada. Eram muitos.


Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

O caminho reformado está cheio de cantinhos gostosos com decks de madeira e bancos. Ótimos para fazer uma pausa, ler um livro,


ou apenas ouvir o barulho das quedas d'água.

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

 Placas, que trazem informações sobre a flora observada na trilha, estão espalhadas ao longo do percurso. Este ponto da Embaúba é o local em que, com alguma sorte, podemos ver preguiças.

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

Tem também vários troncos de árvores com os animais moradores da mata esculpidos. Uma boa diversão para as crianças é identificá-los.

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

Os locais com o piso desnivelado receberam rampas de madeira plástica no intuito de fazer com que o espaço seja ainda mais democrático e atenda à diversidade de públicos do Jardim. 

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica

No final, que na verdade deveria ser o início, chegamos ao Aqueduto da Levada, monumento construído em 1853 para abastecer o Jardim Botânico, com suas cascatas, lagos e chafarizes.  Ficamos frente a frente com um dos poucos aquedutos de pequeno porte do Rio e um dos marcos da história da evolução da cidade.

Jardim Botânico - Caminho da Mata Atlântica




Vai dizer que um lugar lindo e agradável como esse não merece muitos posts? Um para cada cantinho dele?!

Outros posts de locais do Jardim Botânico:

Fica a dica: passe um repelente e leve sempre uma garrafinha de água.

Serviço:

Acessos:
- Rua Jardim Botânico, 1008;
- Rua Jardim Botânico, 920 – bicicletário;
- Rua Pacheco Leão, 101 – somente pedestres;

Preço:
R$ 9,00 (somente em dinheiro).
Gratuidade para: 
- crianças até 7 anos;
- Adultos a partir de 60 anos, residentes no Brasil, ou em outros países que fazem parte do Mercosul;
-  Estudantes da rede pública de ensino e professores em visitas escolares.

Horários: 
- Segundas-feiras: das 12h às 17h;
- De terça a domingo: das 8h às 17h.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo