sexta-feira, 25 de março de 2016

Tudo azul por aqui - até o cabelo


A maternidade desenvolve na gente várias habilidades. Como se diz muito por aí: não basta ser mãe, tem que participar. E essa participação faz a gente desenvolver várias funções. 

O meu desafio mais recente foi dar uma de cabeleireira colorista. É isso mesmo! Já fazia um tempo que a Sofia queria colorir as postas do cabelo.  Como ela está com cabelão enorme e já está mais para adolescente do que para criança, eu resolvi liberar.

Pensei em eu mesma tingir o cabelo dela em casa e para isso pesquisei como se faz, tirei algumas dúvidas com a Renata, Mulher Vitrola, (ela explica neste post AQUI como tingiu o cabelo de roxo). E seguindo as dicas da Rê, eu levei a Sofia para fazer a primeira tintura no salão porque é necessário descolorir. E essa parte não é fácil, não.

A Sofia saiu do salão toda feliz e satisfeita com o resultado.


Acontece que esse tipo de tinta artística na verdade é tonalizante. Ou seja, sai rapidamente. Depois de muitos banhos de chuveiro e piscina a cor desbotou. 



Chegou a hora do retoque e da mamãe colorista entrar em ação. Me enchi de coragem e lá fui aos trabalhos.

1 - Penteei bem o cabelão.

2 - Misturei meio tubo de tinta azul (foi o que sobrou da primeira tintura no salão) com um punhado de creme para cabelos branco. Usei o Morte Súbita.


Foi nessa hora que eu me dei conta de que não tinha os apetrechos adequados e tive que me adaptar. Usei uma forma de quentinha de alumínio para a mistura, um hashi descartável para misturar e saco plástico nas mãos. Para o próximo retoque providenciarei luvas, com certeza.

3 - Passei com as mãos nas pontas descoloridas. Tá a minha mão ficou um pouco azul sim, mas nada que uma boa lavagem e uma dose de álcool gel não resolvessem.



4 - Deixamos por trinta minutos e lavamos. Aqui é aconselhável secar com uma toalha escura ou da cor da tinta. Nós separamos uma toalha azul para a Sofia usar no cabelo.

Depois de seco o resultado foi esse. Na verdade ficou mais bonito do que eu consegui mostrar na foto.


Ficou um tom de azul mais escuro com umas mechas mais claras. Muito lindo! :)



Muitas pessoas crescem com medo de ousar, de mudar, de arriscar. Até um simples corte diferente no cabelo se torna uma dificuldade. Como quero que as minhas filhas não tenham receio de mudar, eu achei legal estimular a vontade da Sofia de mudar a cor do cabelo, escolhendo um tom fora do convencional. Gostei de sentir a segurança dela, a confiança em si, não ter receio de ser a diferente na turma, nem medo de mudar. Ela mesma falou: "pode pintar mãe, se ficar ruim a gente troca de cor, se estragar as pontas do cabelo a gente corta, ele cresce de novo.".

Uma frase de Ambrose Bierce diz: "Ousadia. Uma das qualidades mais notáveis de um homem em segurança.". E eu fiquei feliz em sentir essa segurança, essa confiança na minha filha. 


E como diz Goethe: "A ousadia tem genialidade, poder e magia em si.".


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo