sexta-feira, 21 de julho de 2017

Filha adolescente com aparelho nos dentes eu tenho


Quando eu era criança, ou melhor, pré-adolescente, ou melhor, criança mesmo porque naquela época não tinha essa de pré-adolescente, o uso de aparelho nos dentes era para poucos. Poucos recebiam a recomendação. Somente os casos mais gritantes de dentes para frente, ou dentes trepados, ou boca torta, eram indicados ao uso da boca de ferro. E desses poucos indicados, pouquíssimos tinham condições financeiras para bancar o sorriso metálico. A parada era cara, muito cara.

Poucos usavam aparelhos ortodônticos, mas muitos sonhavam com eles. Eu, que tinha os dentes muito certinhos, não tinha indicação para o tal sorriso metálico, mas sonhava com ele. Sonhava com os dentes prateados brilhando com o sol. E para realizar um pouco do que habitava o meu imaginário, eu como muitas crianças daquela época, cobríamos os dentes com o papel alumínio que embalava os chocolates. Sim, os chocolates vinham embalados em um papel alumínio fino dentro da embalagem bonita que era de papel. E era com esse alumínio, que eu primeiro alisava cuidadosamente com a unha e depois grudava aos dentes, que eu ganhava o tão sonhado sorriso prateado.

Contei essa história para a Sofia agora que ela teve que colocar o aparelho fixo. Não só contei, como fui lá na cozinha, peguei um pedaço de papel alumínio, forrei os dentes e entrei no quarto com o sorriso arreganhado. E o que eu ouvi ao terminar de contar as minhas aventuras com dentes prateados e fazer a minha performance?

- Cara mãe, você só pode ser muito doida mesmo. Sonhar em usar aparelho... Sem noção! Muito louca. É horrível ficar com esse troço na boca.

Dói o coração ver a filha nesse sofrimento. Porque o sofrimento é genuíno. Quando um adolescente recebe aparelhos, ouvir que eles têm que usá-los por um ano ou dois ou três é equivalente a dizer a esse adolescente que eles têm que usá-los para o resto de suas vidas.

A Sofia já sabia há muito tempo que ela iria fazer uso da engenhoca. Ela desde cedo teve os dentes para frente e separados. A princípio a dentista não entendia essa prospecção dos dentes pra frente já que ela não tem arcada de pessoa dentuça. Será a língua que empurra os dentes para frente? Vai para fono. Não, pelo contrário, a língua é curta e por isso ela tem a fala cebolinha. Corta freio? Vai para otorrino. Não corta freio da língua, mas corta freio do lábio superior. Este que é curto e, além de separar os dentes os puxa para frente. Vai na pediatra confirmar. Não corta freio nenhum, procura outro otorrino e outra fono. Conclusão da avaliação dentista-fono-otorrino-pediatra: freio da língua curto sim (causa da fala cebolinha) e lábio superior flácido (pode ser a causa dos dentes para frente). Fono para as duas situações.

Problema da língua e do lábio resolvido, mas os dentes continuam para frente e indo mais pra frente ainda. Então vamos usar aparelho móvel de contenção, mas provavelmente terá que usar aparelho fixo mais tarde. Ok. Aparelho móvel usado, dentes no lugar. Tira o aparelho móvel, coloca uma contenção fixa atrás dos dois dentes da frente para não voltarem a separar e observa por um ano. Mas muito provavelmente terá que usar aparelho fixo.

Então, a Sofia já sabia que iria usar aparelho fixo, mas mesmo com essa preparação por anos na hora efetiva, bateu o sofrimento.  É difícil, sim, esse primeiro momento de se olhar no espelho e ver o próprio sorriso modificado.

- Vou ficar horrorosa, não vou rir por dois anos...
- Quantas amigas na sua sala já usam aparelho?

Veio uma lista que encheu os dedos de uma mão das que já usavam e mais uma lista que encheu os dedos da outra mão das que vão colocar o utensílio ainda este ano.

Quando eu era criança quem usava aparelho estava praticamente sozinho. Era um ser único quase que em toda a escola. Hoje, como muitos usam, é mais normal. Ninguém fica sendo diferentão, esquisito, porque está de aparelho. Se por um lado se perdeu o charme do sorriso com dente trepadinho, todos ficam com arcadas perfeitas e por vezes me parecem até meio artificiais, por outro os "aparelhados" são uma turma. Podem contar como é usar aparelho, trocar dicas, e até combinar o uso dos elásticos coloridos. Ah, os elásticos coloridos. A mãe aqui quase pirou com os elásticos coloridos. Agora, já adulta, bem adulta, diga-se de passagem, até sonhei com uma arcada arco-íris. Imagina?! Um elástico de cada cor, nas cores do arco-íris. Um mês pode começar com vermelho nos dentões da frente e ir colocando laranja, amarelo, verde, azul turquesa, azul escuro e lilás para dentro. No mês seguinte começa com o lilás na frente e vai colocando as outras cores para dentro da boca... E tome de sonhar com as diversas opções de sorrisos coloridos. Cara, ainda pode combinar com a cor dos cabelos?! Já pensou?!



- Sério mãe, você sé muito doida mesmo. Sonhar em usar elásticos coloridos. Sem noção! E ainda combinar com a cor do cabelo. Muito louca. Eu sou vou colocar elástico transparente!

Aff, que desperdício! Ah, eu podendo usar aparelho e ainda com elásticos coloridos...

- E como eu vou beijar? Ninguém vai querer beijar alguém de aparelho. Deve ser horrível beijar alguém de aparelho!

Dói o coração ver a filha nesse sofrimento.

Lá vou eu contando mais história. Que nada! Todos ficam com curiosidade de beijar alguém de aparelho. E querem ter essa experiência. Eu mesma quando era adolescente tinha a maior curiosidade de beijar algum menino de aparelho. Tanta, mas tanta curiosidade de saber como era que o primeiro e único menino que eu beijei sem gostar dele, do menino, foi porque ele usava aparelho. Pensando bem foi o primeiro, mas não foi único, mas essas são outras histórias. E olha que eu me lembro o nome dele até hoje, Dico. Aliás, não me lembro do nome, só do apelido. Mas me lembro dele e desse dia. Eu e mais três amigas estávamos muito, mas muito curiosas para saber como era beijar um menino de aparelho. Mas tão curiosas que tomamos coragem e falamos isso para ele. Aí o Dico, menino de bom coração (tom de ironia), topou nos ajudar. Disse que se a gente quisesse ele beijava todas! Não podíamos perder esta oportunidade. Não sabíamos quando iríamos conhecer outro menino de sorriso metálico. Tomamos mais coragem, coração acelerado, nervoso na barriga, sorriso de quem estava aprontado no rosto e fizemos uma fila. E o Dico mandou um beijão em cada uma.

- Que nojo mãe! Você é muito doida!
- Mas eu fui a primeira da fila. E o beijo do Dico com aparelho era a mesma coisa de beijo sem aparelho.
- Sério mãe, eu vou mesmo ter que ficar com esse treco na boca por dois anos?!

Dói o coração ver a filha nessa sofrência.

Vai minha linda. E você vai se acostumar, se adaptar. Hoje pode parecer uma eternidade, mas você vai ver que passa rápido. Você vai sorrir como sempre sorriu, vai beijar. Já que tem que usar esses ferrinhos loucos, use e abuse! Divirta-se! Aproveite! Troque as borrachinhas à vontade. Seja meio louca e construa histórias para contar.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Que legal este Post, Chris! Minha irmã é ortodontista e por aki a gente já usou muito aparelho ortodôntico, rs! E foi fundamental para a estética e principalmente para a saúde! Importante divulgar... parabéns! bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris, por que ela não usa o invisalign? Eu amei. Totalmente transparente, super rapido e indolor. O consultório da minha ortidentista é na Carioca, do lado do metrô - Ana Andrade. Da uma pesquisada na Internet. Vale muito a pena. Bjs Gi

    ResponderExcluir
  3. Lembro de quando eu usava aparelho, usei por muitos anos , eu gostava e depois ficou muito bom mesmo valeu mto a pena!

    ResponderExcluir
  4. Tô aqui emocionada com o teu post. Eu usei aparelho por 6 anos. Tive todos esses sofrimentos "psicológicos" e medos. Mas o pior era o sofrimento físico. Porque dói muito colocar e apertar o aparelho. Eu chegava a ter febre e não conseguia comer nada sólido por uns dois dias. Como a tua filha, não entendo alguém que não precise querer passar por esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris
    Que delícia de post. Dei risada com você e fiquei com saudades da época que também era adolescente.
    Eu usei aparelho e meus filhos também. Hoje a tecnologia ajuda e muito, ao contrário do meu tempo...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Esse aparelho dói muito, além de ser horroroso. Dependendo da cor da borrachinha, parece que tá sujo de comida, rs. Eu usei por 6 anos, dos 12 até quase 18, por isso entendo a dor da Sofia. Ela não pode usar aquele transparente? É o que eu escolheria, se fosse necessário colocar atualmente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo