quarta-feira, 16 de outubro de 2019

MNBA - Exposição Hashtags da Arte


Eu fico triste em saber que, apesar de termos muitos museus que temos pelo menos nas grandes cidades, o Brasil tem um dos piores índices de visitação a museus, centros culturais, exposições de arte em geral. Apenas 7,5% dos brasileiros tem como hábito ir em museus. Pouco, né? Eu com certeza faço parte da parcela que engorda esse índice. Mas já estamos melhores. O primeiro semestre de 2019 já mostrou um crescimento de 61% nas visitações em relação ao ano de 2018. Muito bom, né? Que essa tendência continue!

Por outro lado, estamos no topo do ranking mundial em tempo de conexão na Internet. Foi pensando em incentivar e incrementar o interesse da população por exposições culturais e obras de arte que surgiu a ideia do projeto "Hashtags da Arte".




A mostra tem como proposta dar um novo olhar à obras antigas. Usa hashtags relevantes e populares das redes sociais para "taguear" as peças dando um clima divertido a exposição. Bem legal! E está em cartaz no belíssimo Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Vá ao museu! Visite uma exposição!


Ao percorrer as duas galerias mais importantes do MNBA: a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX e a Galeria de Arte Moderna e Contemporânea encontramos hashtags em baixo das pinturas.

Vá ao museu! Visite uma exposição!

Eu achei bem divertido caminhar pelas obras procurando quais possuíam as tais hashtags. Achei bem interessante como o projeto se apropria dessa forma de linguagem criativa utilizada nas redes sociais para descrever enredo das telas.

Vá ao museu! Visite uma exposição!

Eu tenho certeza que a galera que tem preguiça de ler as descrições e explicações sobre as obras vai se divertir com esta forma leve de apresentar as telas.

Vá ao museu! Visite uma exposição!

Eu achei bem interessante e dei boas risadas. Já estou com vontade de voltar lá. Fiquei sabendo que em breve a exposição será estendida para a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX. Só quero ver!

Vá ao museu! Visite uma exposição!




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

17 comentários:

  1. Incrível esta ideia!! tenho umas fotos de pintura para publicar e este post deu-me umas ideias kkkk
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. Eu moro em cidade pequena e não é fácil ir no museu porque os horários de visitação não ajuda. Só tem 4 museus e faz muito tempo que não vou fazer uma visita. Preciso mudar isso.
    Achei bem interessante colocar as hashtags e ficou bem atual. Tenho certeza que todo mundo vai ler a descrição das obras.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Eu amei! Deve ser incrível, amo esse tipo de exposição. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  4. Que exposição maravilhosa, também fico triste por saber dessas informações e ser tão ruim o acesso aos museus para as pessoas.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Que exposição bacana e esse projeto das hashtags também principalmente para incentivar os jovens a visitar mais o museu. A hashtags ficaram super criativas.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo museus, mas como moro em cidade pequena só tem um :/ Mas sempre que vou em outras cidades gosto de visitar museus. Achei essa exposição super bacana. Fiquei com vontade de visitar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. A cidade que moro é pequena então nem tem museus, mas as vezes fazem exposições no Centro Cultural. Daí, sempre que viajo, gosto de ir a pelo menos um museu. Amei essa ideia de suar as hashtags, algo moderno que vai chamar a atenção pela forma criativa.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Na minha cidade não tem museus, ou ao menos não tem museus significativos. Quando morava em SP eu ia ao MASP toda vez que tinha alguma exposição especial. alomoçava lá quase todos os dias.
    Adorei a propost da exposição ###
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que aqui em Portugal também não há muito o hábito de visitar museus. O que acontece muito é quando vamos de férias queremos ver todos os museus do local para onde fomos, mas depois acabamos por não visitar os das nossas próprias cidades. Temos que mudar mentalidades. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Achei criativa essa ideia.
    Que bacana, super interativo e criativo.
    Até eu iria rir de algumas, adorei a #sóóeo kkk
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Chris, bom dia,

    Muito interessante, este post. Olha, se há algo que a atual conjuntura política nos ensinou é que o desinteresse da população pelos eventos culturais é - por incrível que pareça - estimulado!
    Entãqo caberá a nós, o povo, as mães professores, etc. tentar reverter isso. Não será um trabalho fácil... mas terá que ser feito!

    ResponderExcluir
  12. como sou museologa conheço esses numeros muito tristes e espero que cada vez mais pessoas tenham acesso a todo tipo de arte, adorei ver a exposição pelo seu post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Nessa era digital cada vez menos as pessoas saem para fazer esse tipo de passeio mas, fiquei feliz que as visitações desse ano estão amiores que ano passado. Amo visitar museus e acho um ótimo passeio cheio de novidades e cultura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Chris! Infelizmente lazer não é algo que faça parte da rotina das pessoas que não tem uma boa renda, embora sempre haja algumas opções gratuitas, junta o valor da condução, um lanche, o cansaço do trabalho semanal...complicado.
    Mas todo incentivo é válido, quem sabe um dia este país tenha uma economia mais forte e as pessoas tenham uma renda que permita mais lazer e cultura, para todos.
    As opções virtuais são bem-vindas, já é um começo!
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Muito criativa e contemporânea essa exposição. Fiquei boquiaberto com o índice.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo