Aproveitando que hoje é o Dia Internacional dos Museus eu vou mostrar um pouco do nosso Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro. Já estive lá com as minhas filhas para ver a mostra do filme Rio (contei AQUI) e, claro, que aproveitamos para passear pelas salas de exposição permanente. Mas dessa vez o foco do passeio foi o MNBA em si.
O Museu de Belas Artes é imponente na sua fachada e encanta pela história, que pode ser vista com detalhes no site do próprio museu. A localização e de muito fácil acesso, na Cinelândia, e tem ao redor outros pontos de visitação, como: Theatro Municipal do Rio, Centro Cultural da Justiça, Biblioteca Nacional e outros. Ou seja, tudo a favor para fazermos um passeio por lá. Ah, e a entrada é baratinha.
Dentro do museu as salas das esculturas (são duas) já valem a visita.
E não dá para dizer que as crianças não vão se interessar. É só brincar com elas de imitarem as poses das obras, afinal até adulto gosta dessa brincadeirinha.
Ou então pedi-las que escolham uma e desenhem. É só lembrar de levar um bloquinho e um lápis na bolsa.
Passeando pelo museu podemos ver o pátio interno com jardins de Burle Marx e um painel de azulejos de Djanira. Lindíssimo, né? Mas a visita não é permitida, então o jeito é ver da varandinha mesmo.
A outra sala de esculturas.
As salas são amplas e me entristece vê-las assim tão vazias. Cadê os grupos escolares observando as obras? Quando visitamos museus no exterior em qualquer dia, em qualquer horário, encontramos pequenos grupos de alunos sentados nas alas dos museus conversando, debatendo, aprendendo, etc. É tão lindo de ver...
Bom, voltando ao acervo, fazem parte dele dois quadros monumentais com 50 mentros cada um. “Batalha dos Guararapes” (1879, de Vitor Meirelles).
“Batalha do Avaí” (1872, de Pedro Américo).
Dá para ter uma noção da enormidade dos quadros quando a gente observa uma pessoa ali sentada. Olha como eu fiquei pequena em relação a obra.
E quando a gente se aproxima dá para como as pinturas são detalhadas.
Sabia que essas obras estão entre as quatro maiores pinturas de cavalete do mundo?
O acervo do MNBA conta com cerca de 60 mil itens, entre pinturas, esculturas, arte sobre papel distribuídos nos 13 mil metros quadrados de área construída. É enorme, né?
E sempre rola uma exposição temporária por lá. Dessa vez está em cartaz "Você está aqui! Rio de Janeiro" que tem como objetivo“trazer à tona um jeito de ser que transforma e se transforma no tempo, sem perder o curso de um rio histórico, feito de gentes”.
Serviço
Endereço: Avenida Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia) Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3299-0600
Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h
sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Mais informações: http://mnba.gov.br/portal
A melhor opção é ir de metrô.
Veja também o post "19 museus cariocas para passear com (ou sem) crianças".
Você pode me encontrar também
Você acredita que ainda não visitei esse museu. Um.absurdo! Vou me organizar para ir em breve. Valeu pelas dicas. Bjs
ResponderExcluirEu só fui a esse museu quando ainda não morava no RJ, mas quero muito voltar e levar a Bia!!
ExcluirBjs
Que show adoraria conhecer!
ResponderExcluirChris, arrasou nas fotos! Ta show demais!!!
ResponderExcluirÓtima dica dica para o feriado da semana que vem Chris! Valeu! Beijos!
ResponderExcluirPatricia Tayão.
www.viajarhei.com
Muito lindo! Com certeza um passeio maravilhoso!
ResponderExcluirbjs,
Alê