quinta-feira, 12 de maio de 2016

Trio de Bruschettas: shimeji, berinjela e tomate

Se não vamos até o barzinho, o barzinho vem até a gente. Foi assim no final de semana. Bateu aquela vontade de sair à noite, curtir uma night no bar, mas a preguiça estava dominando a nossa outra metade, o jeito foi fazer da nossa mesa de jantar a mesa do bar. E o pedido foi Trio de Bruschettas com vinho para os adultos e água de coco para as menores.

Receita de trio de bruschetas


O que utilizamos:

- 3 tomates grandes;
- 1 berinjela média;
- 1 bandeja de cogumelos shimeji;
- 3 pães semi-italianos (pode ser bisnaga se ela for gordinha);
- 1 cebola roxa;
- 5 dentes de alho;
- manjericão, orégano, tomilho e alecrim;
- uvas passas;
- queijo ralado fresco;
- azeite;
- molho shoyo;
- sal e pimenta.

Como fizemos:

Primeiro dividimos as tarefas e fizemos a play list que nos acompanharia. A Ana Luiza cortou os tomates em quadradinhos, a Sofia ficou responsável por cortar a berinjela e eu com a emocionante tarefa de picar os dentes de alho e a cebola.


Preparo do shimeji:

Fizemos o shimeji no forno envolvido na folha de alumínio.
Limpamos, separamos o shimeji e colocamos no centro de um pedaço generoso de papel alumínio. Misturamos 1/3 da cebola picada e dois dentes de alho. Temperamos com azeite, um pouco de molho shoyo, tomilho (dois ramos), sal e pimenta. Fechamos o papel alumínio e levamos ao forno médio por 15 minutos. 

Preparo da berinjela:

Cortamos em pedaços. Colocamos um fio de azeite no tabuleiro, polvilhamos um pouco de sal e alecrim. Espalhamos a berinjela cortada no tabuleiro temperado. Salpicamos 1/3 da cebola picada e dois dentes de alho. Temperamos com mais um fio de azeite, sal e alecrim. Levamos ao forno médio por aproximadamente 15 minutos. 

Colocamos a berinjela e o shimeji juntos no forno.

Preparo do tomate: 

Cortamos em quadradinhos, acrescentamos 1/3 da cebola picada e temperamos com azeite, sal, orégano e manjericão.

Enquanto a berinjela e o shimeji estavam no forno, cortamos as fatias de pão, arrumamos no tabuleiro, colocamos um fio de azeite e polvilhamos um pouco do queijo ralado.


Retiramos a berinjela e o shimeji do forno, abrimos o papel alumínio, com cuidado com o vapor quente, e colocamos duas colheres de sopa de cobertura em cada fatia de pão. 


Colocamos uma folha de manjericão em cada bruschetta de tomate e algumas uvas passas em casa bruschetta de berinjela. Salpicamos queijo ralado em todos e levamos ao forno por mais 15 minutos aproximadamente. O tempo suficiente para o queijo derreter e o pão ficar levemente torrado.

Rendeu  15 bruschettas, mas sobrou um pouco do recheio que nós colocamos na mesa que foi arrumada pelo único homem da humilde residência.


Depois foi só se jogar. Sentar, conversar, comer, conversar e rir.


Bruscheta de berinjela

Outra opção legal para fazer o barzinho em casa é a Caponata de Berinjela.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

3 comentários:

  1. Chris,
    Isso é o que se chama de MALDADE!! Como vc posta uma imoralidade dessas???? Amei!! Tenho que fazer urgente aqui para casa. Amo berinjela. Amo shimeji. Esse trio é parada dura mesmo! AMEI!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Hum, delíciaaaaa!

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo Bruschettas!
    Adorei os seus sabores Chris! Vou fazer!
    bjao
    Lele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo