O que utilizamos:
- 3 tomates grandes;
- 1 berinjela média;
- 1 bandeja de cogumelos shimeji;
- 3 pães semi-italianos (pode ser bisnaga se ela for gordinha);
- 1 cebola roxa;
- 5 dentes de alho;
- manjericão, orégano, tomilho e alecrim;
- uvas passas;
- queijo ralado fresco;
- azeite;
- molho shoyo;
- sal e pimenta.
Como fizemos:
Primeiro dividimos as tarefas e fizemos a play list que nos acompanharia. A Ana Luiza cortou os tomates em quadradinhos, a Sofia ficou responsável por cortar a berinjela e eu com a emocionante tarefa de picar os dentes de alho e a cebola.
Preparo do shimeji:
Fizemos o shimeji no forno envolvido na folha de alumínio.
Limpamos, separamos o shimeji e colocamos no centro de um pedaço generoso de papel alumínio. Misturamos 1/3 da cebola picada e dois dentes de alho. Temperamos com azeite, um pouco de molho shoyo, tomilho (dois ramos), sal e pimenta. Fechamos o papel alumínio e levamos ao forno médio por 15 minutos.
Preparo da berinjela:
Cortamos em pedaços. Colocamos um fio de azeite no tabuleiro, polvilhamos um pouco de sal e alecrim. Espalhamos a berinjela cortada no tabuleiro temperado. Salpicamos 1/3 da cebola picada e dois dentes de alho. Temperamos com mais um fio de azeite, sal e alecrim. Levamos ao forno médio por aproximadamente 15 minutos.
Colocamos a berinjela e o shimeji juntos no forno.
Preparo do tomate:
Cortamos em quadradinhos, acrescentamos 1/3 da cebola picada e temperamos com azeite, sal, orégano e manjericão.
Enquanto a berinjela e o shimeji estavam no forno, cortamos as fatias de pão, arrumamos no tabuleiro, colocamos um fio de azeite e polvilhamos um pouco do queijo ralado.
Retiramos a berinjela e o shimeji do forno, abrimos o papel alumínio, com cuidado com o vapor quente, e colocamos duas colheres de sopa de cobertura em cada fatia de pão.
Colocamos uma folha de manjericão em cada bruschetta de tomate e algumas uvas passas em casa bruschetta de berinjela. Salpicamos queijo ralado em todos e levamos ao forno por mais 15 minutos aproximadamente. O tempo suficiente para o queijo derreter e o pão ficar levemente torrado.
Rendeu 15 bruschettas, mas sobrou um pouco do recheio que nós colocamos na mesa que foi arrumada pelo único homem da humilde residência.
Depois foi só se jogar. Sentar, conversar, comer, conversar e rir.
Outra opção legal para fazer o barzinho em casa é a Caponata de Berinjela.
Chris,
ResponderExcluirIsso é o que se chama de MALDADE!! Como vc posta uma imoralidade dessas???? Amei!! Tenho que fazer urgente aqui para casa. Amo berinjela. Amo shimeji. Esse trio é parada dura mesmo! AMEI!!
Beijos
Adriana
Hum, delíciaaaaa!
ResponderExcluirBeijos
Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/
Amo Bruschettas!
ResponderExcluirAdorei os seus sabores Chris! Vou fazer!
bjao
Lele