sexta-feira, 6 de maio de 2016

Um dia de folga pelas ruas do Vidigal - Inspiração


Nesta semana, aproveitando mais um dia de folga, eu fui fazer a trilha do Morro Dois Irmãos e na descida eu aproveitei para fazer um tour pela comunidade do Vidigal, conhecida por sua localização privilegiada (entre os bairros do Leblon e São Conrado) e com visual incrível. Realmente a vista é de tirar o chapéu!



O ponto da favela que mais se destaca pela vista é o Arvrão. É ali que está o projeto do artista plástico Vik Muniz, a Escola Vidigal. E também o restaurante Mirante do Arvrão. 

Olha só essa vista! Pena que ele estava fechado para almoço (só abre de quinta a domingo), mas mesmo assim nós entramos para curtir o visual. 

Mirante do Arvrão no Vidigal

Tudo bem! Tomamos um coco estupidamente gelado no Biroskão que fica bem no acesso ao Parque Sitiê.


Depois da visita surpreendente ao Sitiê (falei dela no post "Parque Sitiê - Um exemplo de transformação) seguimos descendo despretensiosamente a vielas da favela. Na verdade o meu foco era fazer a trilha do Dois Irmãos e conhecer o Sitiê. Mas já que estava ali e as pernas ainda aguentavam, fui aproveitar para ver mais. E que bom que fiz isso! Me surpreendi muito.

Não tem como:
- não abrir um sorrisão largo diante de uma parede com fotos de crianças da comunidade.


- surpreender-se com a criatividade dos moradores locais e refletir o quanto a restrição financeira pode ser um estímulo a buscar novos caminhos, reciclar, reutilizar e encantar. Fiquei pensando na facilidade de quem quer e simplesmente compra. Eu mesma provavelmente teria ido pelo caminho mais fácil e comprado um vaso para colocar a minha planta e perdido a oportunidade de inovar.


- inspirar-se nos exemplos de superação e esperança.


A frase acima está em frente ao Instituto Todos na Luta. Foi aí que o lutador de boxe brasileiro Patrik Lourenço, grande promessa para os Jogos Rio 2016, foi revelado.




Tours pela favela do Vidigal, também conhecidos como Favela Experience, quando levados por guias locais englobam um turismo de impacto social muito interessante. Eles mostram os diversos projetos sociais que ajudam a mudar a vida dos moradores da comunidade. Vale a pena ver o post "Through the pacified favelas of Rio" que mostra vídeos com o foco do turismo de impacto social em quatro favelas do Rio.

Apesar de o Vidigal ter muito para mostrar como, projetos sociais (é lá que está o Nós no Morro), o comércio local (brechós, antiquários, ateliês, grupos de teatro, restaurantes, guest houses, hostels), paisagem de tirar o fôlego e a vida na comunidade, eu preferi mostrar aqui a arte de rua que a gente pode ver espalhada por lá.

Que luxo ter uma casa grafitada por Wark Rocinha, grafiteiro da Rocinha que já grafitou até no Copacabana Palace! Eu particularmente adoro esses anjos espalhados pela cidade.



O artista espanhol Miguel Vida também deixou a sua obra registrada em um dos muitos muros da comunidade.


Aqui, em frente ao estúdio do artista plástico local Wilson Alexandre o meu queixo caiu!


Obras coloridas, alegres e com reutilização de material encontrado por aí. Vale a pena entrar na página, no Facebook, e para ver mais e com mais detalhes AQUI.



Em outra rua, eu me lembrei de todas as minhas amigas gateiras parada diante deste grafite.



Depois de tanto andar, ver tanta arte, tanto visual incrível, eu fiquei até mais pensativa...
 "Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente." Rubem Alves



É... andar por essas ruas, ver esse modo de vida, ver tanta gente inspiradora faz a gente refletir... "Pare de reclamar da vida e faça algo para mudar, mova-se. Saia do canto, ficar parado é para os fracos, os fortes vão à luta." Bob Marley.


E para lembrar sempre fica o aviso. 



Foi um dia de folga muito bem aproveitado e desfrutado. Valeu!

Com a pacificação muitas favelas do Rio estão bem seguras e tranquilas, mas não são todas, assim como não são em todas as ruas de todos os bairros que temos segurança. Para fazer qualquer passeio pelas comunidades eu sempre busco um guia local. Dessa forma eu incentivo o trabalho da comunidade e ainda faço o passeio ouvindo histórias e curiosidades que só um morador local conhece.

Esse passeio eu fiz muito bem acompanhada e guiada pelo Russo, do Vidigal Trilhas.
Uma dica de como encontrar guias locais é ligando para a Associação de Moradores da comunidade que se deseja visitar.

Outros posts de passeios nas comunidades do Rio de Janeiro:



Outros posts de dias de folga pelo Rio de Janeiro:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Que vista! Os moradores devem se sentir privilegiados por morar num lugar com uma vista dessa.

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Eu como uma boa paulistana nem tinha idéia que tinha tanta coisa legal ai. Quanta vista linda, quantos grafites. Bem legal mesmo. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vidigal é cheio de vida ,arte e Histórias legais !

      Excluir
  3. Adorei passear com vc pelo vidigal, e com certeza eu também teria ido pelo caminho mais fácil que seria comprar um vaso.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Foi uma troca de experiências muito boa , guiei vocês como sempre guio a todos com amor e dedicação , a comunidade é toda minha História de vida !

    ResponderExcluir
  5. Adoro ver o Rio pelos seus olhos Chris....
    Sempre surpreendente
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Adoro ver o Rio pelos seus olhos Chris....
    Sempre surpreendente
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  7. Chris, morro de vontade de conhecer o Vidigal, e você me deixou
    com mais vontade ainda depois deste post.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo