quinta-feira, 26 de maio de 2016

Tapetes de Sal de Corpus Christi - uma foto e muitas lembranças





Uma amiga me enviou algumas fotos dos tapetes de sal feitos pela comunidade na Igreja de São Francisco Xavier na Tijuca.



Essa amiga lembrou-se de mim porque um dos tapetes tinha como tema os Jogos Olímpicos Rio 2016.



Mas as fotos enviadas, na verdade, me trouxeram surpresa e lembranças.

Primeiro eu fiquei muito surpresa porque, mesmo morando no Rio há tanto tempo, eu não sabia que aqui se faziam esses tapetes. Eu achava que era uma tradição das cidades pequenas e de interior. Como assim eu não sabia disso? Como eu não tinha nem procurado saber?

Depois me trouxe lembranças de quando eu era criança lá em São Pedro d'Aldeia e adolescente em Cabo Frio. Daquelas lembranças que dão vontade de criar os filhos em cidades pequenas...

É que nessas cidades era, e ainda é, tradição enfeitar as ruas com tapetes coloridos, verdadeiras obras de arte, feitos com serragem, pó de café, sal, corante, flores e vários outros materiais.

Na época em que eu morava por lá, as escolas que eu estudei ficavam responsáveis por fazer vários tapetes. Essa atividade era dividida pelas turmas que preparavam o desenho, pensavam no material que iriam utilizar, faziam a arrecadação desse material e no dia iam para a rua fazer a obra de arte.

Eu não me lembro exatamente qual foi o último tapete que eu fiz em Cabo Frio, mas me lembro que foi em frente à Igreja Assunção e tenho na minha memória a imagem do Tavo, um garoto da turma que desenhava superbem, fazendo o risco com giz.

Era uma diversão para as crianças, além do incentivo ao trabalho comunitário, estímulo à criatividade e a valorização do significado do feriado. Muito, mas muito legal mesmo.

Apesar de eu ter ótimas lembranças da tradição de fazer os tapetes de sal para a procissão de Corpus Christi, eu até hoje não tinha mostrado esses tapetes para as minhas filhas, não tinha contado essas histórias, não tinha mostrado essa nossa forma de manifestação popular e cultural.

Mas graças às fotos que chegaram despretensiosamente pelo WhatsApp eu pude recordar, conversar com elas e até fui à Igreja São Francisco Xavier e na Santa Margarida Maria ver os tapetes.




E assim pudemos ver um pouco dessa manifestação popular que não tem caráter de penitência, nem pagamento de promessas, mas sim uma expressão de carinho.


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Fico encantada, uma linda obra com contribuição de tantas pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Fico encantada, uma linda obra com contribuição de tantas pessoas...

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo, aqui perto aonde moro nunca vi, mais gostaria pois é um trabalho sensacional

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!
    Beijinhos e um lindo final de semana...
    https://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito lindo!
    Aqui em SP tem em.poucos lugares...
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito lindo!
    Aqui em SP tem em.poucos lugares...
    Bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  7. Que lindo!!
    Aqui na minha cidade fizeram em vários bairros!!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa tradição! Que lindos! Adoraria ver pessoalmente!
    Bj
    Juliana Carreras
    www.mamaerobo.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo