A Sofia é daquelas que adora olhar o céu e ver a Lua. Fica na varanda esperando a Lua nascer e está sempre nos chamando para vê-la. Mas sempre pergunta "que lua é essa?".
No final de abril tivemos uma lua cheia para deixar qualquer apaixonado com olhar perdido. E a Sofia foi um desses. Fomos ver a lua na Praça Mauá e na Praia Vermelha (contei no post "Findi 17 - Carioquíssimo").
Aproveitei esse final de semana lunar para fazer uma brincadeira com as fases da lua.
Primeiro, deixa eu falar que adoro fazer brincadeiras para explorar um tema, mas com as filhas maiores, na fase da adolescência, isso fica bem mais complicado. Não é mais qualquer brincadeira que desperta o interesse. Mas normalmente brincadeiras que envolvem comida sempre chamam alguma atenção. Ainda mais quando a comida envolvida na causa é uma guloseima.
Nesse caso a brincadeira foi simples e muito gostosa. Pegamos biscoitos OREO, abrimos ao meio com cuidado para manter o recheio inteiro em uma das faces. Com uma faca fomos modelando alguns dias do ciclo da lua, usando o próprio biscoito como molde.
Não daria para fazer os 28 dias, né? Teríamos que utilizar muitos OREOs. Com apenas seis conseguimos ter uma noção bem legal de que "mente quem diz que a Lua é velha".
Depois de montado o nosso lanche lunar foi só saborear. Depois disso acho que ao verem a Lua no céu não vão mais perguntar "que Lua é essa?".
Aproveitei para mostrar que o jornal nos traz diariamente como estará a Lua no céu. Ou seja, não precisam perguntar "qual será a Lua de hoje?".
Puxa... o jornal só traz o horário que o Sol nasce e se põe, não mostra o horário lunar. Mas não tem problema, o site Apollo11.com nos informa direitinho.
Assim a Sofia pode programar direitinho a hora de ir para a varanda.
Nessa brincadeira com as fases da Lua ainda ouvimos a música "A Lua" do MPB4.
Mais uma dica para explorar com as crianças, já não tão crianças assim, o fascínio e encantamento que a Lua exerce sobre nós é o livro infanto-juvenil "A Lua Tristonha", de Rômulo Bourbon.
Sinopse:
Nas madrugadas silenciosas, a Lua não tinha companhia e vivia triste. Mas, com a ajuda das estrelas, encontrou um jeito especial de encantar as pessoas. Você sabe quais são as fases da Lua? Já ouviu falar do eclipse solar total? Aprenda um pouco mais sobre o satélite natural da Terra com uma história comovente que narra o fascínio de uma menina pela Lua.
Que idéia legal essa de usar bolacha para fazer as fases da Lua. Mãe tem mesmo que ser criativa hahaha
ResponderExcluirParabéns!
Muita criatividade Chris!!Adorei ver as fases da lua assim, tão saborosas...rsrsrs
ExcluirBjs
Adorei a ideia, e essa fase comeria fácil rsrs
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Chris, muito show essa idéia. Adorei!!! Bjs
ResponderExcluirUau, que ideia para ensinar sobre as fases da lua, amei!
ResponderExcluirbjs,
Alê
http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/
Adorei Chris! Uma ótima e deliciosa forma de aprender!
ResponderExcluirOi tudo bem!!! Irei fazer esse trabalho , gostaria de saber qual cola vc usou para colar as bolachas??
ResponderExcluirBom dia.
ExcluirNão usei cola nas bolachas. Apenas coloquei sobre o prato para depois poder comê-las.
beijos
Chris