domingo, 15 de maio de 2016

A Semana 20 - Arte para amenizar a tristeza


Essa semana foi muito triste, com lágrimas nos olhos, aperto na garganta, dor no coração e incompreensão na cabeça. Uma semana que eu preferia ter pulado. Mas enquanto eu pensava se faria o post dela ou não, enquanto passava pela galeria de fotos no celular pra lá e pra cá pensando no que eu falaria dela, não sei como teclei em algo e me apareceu a imagem abaixo (e ela não estava na minha galeria, estava no google). Baixei imediatamente e me animei para este post.



Para melhorar um pouco a minha energia e não contaminar os outros com os meus sentimentos eu procurei ficar mais sozinha, calada e me cercar de arte. Fui ao CCBB ver a exposição "Comciência".
Apesar de para mim a exposição ter sido "um soco no estômago" (vou falar dela em outro post), eu consegui me distrair e mudar o foco.


Mesmo sendo um momento em que minha fé estava abalada eu fui à Igreja da Candelária que é belíssima e com arte por todos os lados. As pinturas e as esculturas são lindas de mais. As religiões sabem que o belo faz bem à alma.


Vi com a família e um balde de pipoca o filme "Joy: O Nome do Sucesso". Um filme ótimo que, apesar de tratar de um assunto sério, intercalou com toques de comicidade. Além de ser motivador ao mostrar que podemos sair da zona de conforto, quebrar as amarras do comodismo, acreditar na nossa capacidade em levar os sonhos à realização, lembrando que o filme é baseado em fatos reais. Ou seja, um filme ótimo para o meu estado de espírito que estava evitando mais lágrimas já que estava quase desidratando de tanto verter essas gotinhas pelos olhos.

 

Usei a hora do almoço para caminhar no Museu de Belas Artes. Um ótimo passeio para encontrar paz. Saí do burburinho das ruas do Centro do Rio, do tumulto e da correria dos restaurantes lotados e entrei ali naquele oásis de tranquilidade vazio, silencioso, amplo, claro e com muito beleza. Renovador. Eu recomendo. E é um ótimo passeio para fazer com as crianças. Eu falei dele neste post AQUI, mas farei outro mais atualizado.



Fui almoçar com a minha irmã no restaurante "O Navegador" com o pacto de não falarmos de problemas, nem chateações e muito menos perguntar como eu estava. Apenas amenidades e alegrias poderiam ser abordadas. O almoço foi de-li-ci-o-so! No dia seguinte o restaurante foi capa do caderno Rio Show.


Vi com a Sofia o filme "Quatro amigas e um jeans viajante 2". Eu já tinha visto com a Ana Luiza o primeiro filme e foi gostoso relembrar esse momento. É um filme bem para pré-adolescentes e quem sabe incentiva a leitura ja que é uma adaptação da obra literária de Ann Brashares, que consiste em o livros: 
-  “A Irmandade das Calças Viajantes”, 
-  “O Segundo Verão da Irmandade”,
-  “Meninas de Calças: O Terceiro Verão da Irmandade” e 
- “Forever in Blue: The Fourth Summer of the Sisterhood”;

 

É importante a gente viver os nossos sentimentos. Perdas fazem parte da vida. Mas é importante também identificar formas de passar por esses momentos da melhor maneira possível, buscando conforto e tranquilidade que possibilitem a compreensão do que está se passando para não prolongarmos mais do que o necessário o período de tristeza. 

Coloquei esses momentos de recarga de energia nos meus dias dessa semana para trazerem mais clareza para minha mente e alguma calma pra minha alma. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Mas uma vez você está sabendo como viver dias nebulosos

    ResponderExcluir
  2. Ahh Chris!! Que bom seria se a gente pudesse simplesmente largar a sacola cheia de problemas em algum lugar né? Infelizmente não dá, eles nos acompanham onde formos.

    Fiquei muito comovida com o seu relato. Buscar coisas boas quando não estamos bem não é fácil, mas você conseguiu.

    Que você consiga também superar as dificuldades, que tudo fique bem em sua vida e que você nunca perca a capacidade de olhar para os problemas com sabedoria e com alegria.

    Fique bem =)

    beijossss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo