segunda-feira, 16 de maio de 2016

Exposição Comciência - CCBB




Quem me conhece ou me acompanha aqui pelo blog ou pelo Instagram @inventandomamae sabe que eu adoro visitar exposições e que gosto muito de passear pelo CCBB, então não tinha como deixar de ir à exposição "Comciência", de Patricia Picciani.

Patricia Piccinini é uma das grandes revelações da arte contemporânea da Austrália e suas obras relembram esculturas de Ron Mueck que andou expondo por aqui em 2014. A exposição fez sucesso no MAM e quem quiser relembrar é só clicar no post "Exposição Ron Mueck no MAM - Senscional".

Em cartaz no CCBB-RJ, depois de passar por São Paulo e Brasília, "Comciência" traz esculturas hiper-realistas e surrealistas que têm o objetivo de levantar questões sobre as mutações genéticas e a nossa paixão por tecnologia. 




Criaturas desconhecidas, esquisitas, mas com jeitinho afetuoso, do tipo monstrinhos do bem, foram a escolha da artista australiana Patricia Piccinini para representar o tema no mundo das artes.

Já na entrada do CCBB me surpreendi com a obra "breaffruit" feita especialmente para ocupar a rotunda do CCBB.

Gente, é tão real que eu fiquei ali parada esperando a garotinha sair para eu entrar, pode? A menina ajoelhada é uma escultura e faz parte da obra. Dããã.




Entrando na área de exposições, a primeira sala é impactante. As obras são estranhas e realmente me causaram uma sensação de repulsa, acho que fiz até uma cara de eeecaaa, e cheguei a pensar que as crianças poderiam se assustar ou até ter medo.


Esfinge



Mas o objetivo é esse mesmo conforme a explicação na própria exposição.

Amor à segunda vista: "A obra de Patricia Piccinini é um enigma a ser decifrado por cada um de nós. Se em um primeiro momento nossa reação é de repulsa ou estranhamento diante dessas esquisitas criaturas, em um segundo instante a artista consegue fazer aflorar um sentimento de empatia ao nos colocar diante do olhar mais profundo de cada um desses seres, promovendo, de maneira surpreendente, um encontro entre algo tão estranho e os nossos melhores sentimentos.".

Então bora seguir em frente, ver, observar e deixar os melhores sentimentos aflorarem.

Na segunda sala essas motocas apaixonadas, na verdade o nome da obra é “OS Amantes”, já deu uma amolecida no meu coração. Vejam só esses olhos nos olhos... não é puro amor? E aí entra o questionamento da nossa paixão por tecnologia, de querermos máquinas que façam tudo o que o ser humano faz, inclusive ter emoções. 


Buscando outros pontos de vista buscamos nos ver nos retrovisores. A minha irmã me encontrou.


E eu a vi.



Mais adiante a inocência e a ausência de preconceitos nas crianças, já comecei a simpatizar com esses animais diferentões.


Com olhares carinhosos e sorrisos bondosos.


Tive vontade de levar o Substituto Surrogate, feito de silicone, poliuretano, couro, compensado e cabelo humano, para casa e cuidar. Me diz se não é fofo?





Na obra “O Observador” meu instinto materno e protetor aflorou e quase que falei: “desce já daí menino! Tá doido?!”.



Ao ver essa “gorila-humana” amamentado a sua cria com o ar cansado eu até senti uma certa empatia e compreendi o cansaço dela.



Depois de viajar entre as obras, refletir sobre o futuro, sobre as criações que já fizemos (diversas raças de cachorros, por exemplo), sobre até que ponto podemos chegar com a evolução da tecnologia e da ciência. Depois de pensar sobre conceitos, preconceitos, aceitação, a primeira impressão que fica, segunda chance, respeito às diferenças, empatia e simpatia, fui dar uma relaxada na sala do aprendizado.


As obras permanecem no CCBB do Rio até o dia 27 de junho, segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, de 9h as 21h.

Se você se animar a ver a exposição vá de peito aberto e aceite o convite para olhar além da estranheza. 


A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Nossa!! Que bacana!!! Vou me organizar pra visitar com meu pequeno Arthur!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gente, que incrível! Aqui em SP teve um parecido ano passado. Fico maravilhada com esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhos Chris...obras de uma perfeição incrível!!Vou tentar visitar também!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que legal Cris, as obras são muito reais. Uma super dica de passeio pra quem mora ai no Rio.

    ResponderExcluir
  5. Demais hein?
    Muito legal! Amei as motos... hehe
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  6. que máximo, adorei algumas obras me deram arrepio! gostaria de conhecer a exposição! bj

    ResponderExcluir
  7. Se tem um lugar que amo no RJ é o CCBB! To doida p conhecer essa exposição!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo