sexta-feira, 27 de maio de 2016

Rolé Carioca - Maracanã


No domingo passado eu fiz o Rolé Carioca que este mês teve o Maracanã como percurso.


O Rolé Carioca, para quem não conhece, é um passeio gratuito que acontece mensalmente por um bairro da cidade. A proposta não é ser um passeio turístico, mas sim uma aula de história a céu aberto. É guiado por professores de História que nos enriquecem com conhecimentos e curiosidades sobre a região. Para saber mais sobre o que é o Rolé vale entrar no site do Rolé Carioca.

Para conhecer mais sobre a região do Maracanã, que não é oficialmente um bairro, e sim o rio que circunda o estádio que já foi o maior do mundo, construído para demonstrar a grandeza do Brasil e do "melhor futebol do mundo". Cadê esse futebol, minha gente? Bom, isso eu até já sabia. Só não sabia, nem imaginava, que ali já foi palco de corridas de cavalo. É muito bom ficar sabendo dessas curiosidades e histórias da nossa cidade.


O nosso ponto de partida foi a Praça da Bandeira.


Eu gostei demais da organização. Chegando lá recebemos o panfleto com a descrição e o percurso de todo o passeio, uma breve apresentação dos professores que guiarão os grupos e a explicação do que será o nosso rolé. E ainda dá tempo de fazer umas fotos e selfies com cara de sono, no meu caso. 



Tá vendo aquela galera toda ali na foto da Praça da Bandeira? Ela é dividida em dois grupos na maior tranquilidade. O guia avisa que o primeiro grupo sairá agora e o segundo em quinze minutos e as pessoas se dividem naturalmente, sem contagem, sem correria, na maior civilização. Muito, mas muito legal o clima.





Já sabendo que a Praça da Bandeira era um mangue e por isso que alaga tanto em dias de chuva, afinal a natureza apenas quer de volta o que já foi dela.

Seguimos o nosso percurso para o ponto 2 do mapa abaixo.


A Rua Ceará. Eu mesma já passeei muito por ali a caminho do antigo trabalho e não conhecia praticamente nada sobre a história local, sobre a área conhecida como Vila Mimosa (VM, para os íntimos). Foi ali que, nos anos 80, a prostituta e feminista Gabriela Leite organizou um movimento em defesa dos direitos da prostituição que daria origem à ONG Davida, à Rede Brasileira de Prostitutas e à grife Daspu, como conta na página do Rolé.

O próximo ponto foi ouvir um pouco da história da Escola Nacional de Circo, que tem por missão preservar a tradição da Arte Circense. Assim que eu vim morar no Rio eu quis entrar para essa escola, já que o meu sonho de criança era ser artista de circo, mas na época só aceitavam crianças até uma cerda idade e eu já estava “passada”.

Caminhamos por ruazinhas bucólicas da Praça da Bandeira até pararmos para ouvir sobre a história do samba e do Centro Cultural Solar Wilson Moreira. Dali nós seguimos em direção ao Instituto de Educação passando e frente ao Aconchego Carioca, que eu adoro, e ao Bar da Frente (deu vontade de comer o “Arroz de Puta Pobre”).



Depois de ouvirmos muita história sobre o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, seguimos pela Rua Ibituruna em direção ao Palácio Laguna e no caminho encontramos o "Castelo Barão de Mesquita". Lindo, né? Pena que fica fechado e meio abandonado. Seria ótimo poder visitá-lo por dentro.


O Palacete Laguna, um casarão rosa cheio de charme, que foi moradia do mordomo do Paço Imperial, hoje pertence ao Exército.


Desde 2000 é aberto ao público, de segunda a quinta, das 10h ao meio-dia, e das 13h30 às 16h30; e às sextas, das 10h ao meio-dia. Fora desses horários, são permitidas visitas com agendamento e visitações das 7h30 às 21h, de segunda a sexta. A entrada é franca.


O final do passeio foi na estátua de Bellini no Maracanã que após a reforma ficou, na minha opinião, muito melhor. A modernização possibilitou que famílias, mulheres e crianças consigam assistir aos jogos. Eu fui a algumas partidas no antigo Maraca, inclusive jogos com Fla X Flu, mas sempre com medo e acompanhada de homens. Atualmente já fui na área da gratuidade, no meio da torcida, com a minha filha, assistir a um Fla X Flu (contei AQUI), algo que seria impraticável no antigo Maraca. Mas uma coisa continua igual: a emoção de ver o gramado verde, as bandeiras se movimentando e a torcida vibrando. 

Fica a dica para quem quiser conhecer mais sobre as histórias do Rio. Vale dar um rolé. E o Rolé Carioca fez tanto sucesso que está se espalhando com o Rolé Brasil.

Para quem se interessou os próximos rolés serão:



Junho (12/06): Urca
Julho (31/07): Copacabana
Agosto (28/08): Del Castilho
Setembro(25/09): Circuito do Porto
Outubro (30/10): Laranjeiras
Novembro (27/11): bairro mais votado
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

6 comentários:

  1. Cris, você e suas maravilhas cariocas!
    Pena que quando fui ao Rio não pude visitar nenhuma delas, mas na próxima certamente tentarei!
    Super beijinho pra ti minha queridona!

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouco mais sobre o RJ. Já estive na capital, mas isso faz mais de 10 anos. Com certeza uma cidade maravilhosa!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Amo conhecer os pedacinhos do Rio por seus olhos.
    Que lugares mais lindos.
    Da vontade de ir conhecer agora.
    Bjs

    www.maternarparasempre.com.nr

    ResponderExcluir
  4. Que legal Chris, fazer um passeio desses pra conhecer melhor a cidade e ainda mais ter como guia professores de histórias. Amei. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Que passeio fantástico. Adorei. Lugares lindos!!!
    Dá mais vontade de ir para o Rio!
    Bjs,
    Camila
    www.mammys.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa Chris, muito legal!
    Será que tem em outras cidades?
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo