domingo, 15 de maio de 2011

Brincadeira de Menino?

Há algum tempo atrás comentei com o Antonio que ele podia variar mais as brincadeiras com as meninas. Ele sempre joga com elas, mas outros brinquedos são comigo. Então a coisa estava muito do tipo jogo é com o pai, qualquer outra brincadeira é com a mãe. Fato que ele contra-argumentou:

- Mas eu não aguento mais ficar fazendo a voz da Barbie.

Tiver que rir. Realmente fica esquisitíssimo.
Mas se era era o problema, eu já tinha uma solução. No dia seguinte fui à uma loja de brinquedos e comprei uma pista da Hot Wheels e alguns carrinhos da Polly. Sucesso total.


As meninas curtiram a novidade. O pai se sentiu em um universo mais masculino no qual ele ficou totalmente a vontade. Sentaram no chão, montaram as pistas e brincaram muito. E, de vez em quando, eles compram uma pista nova.

Lembrei-me de quando eu era pequena e me inseria nas brincadeiras de meninos dos meus primos, me divertia com os brinquedos deles. Mas o contrário raramente acontecia.  Será que a flexibilidade é uma característica feminina ? 
Bom, flexibilidade e capacidade de adaptação são características marcantes na mulherada aqui de casa.

E por falar em brincadeira de meninos recebi uma dica muito especial para o blog. O Dudu, filho de uma amiga, que tem 8 anos, fez esse foguete lindo e enviou para que o blog tivesse dicas para meninos também.


O foguete foi feito pelo Dudu que utilizou:

- 3 rolos de papel higiênico;
- pedaços de jornal cortados;
- cola;
- tesoura;
- tinta

Ele emendou os dois rolos, um no outro, para ser a cabine do foguete. Com o 3º rolo e fez a ponteira do foguete e recortou as bases. Após colar as partes (cabine, ponteira e duas bases), cobriu com cola e pedaços em trás de jornal. Após secar pintou.

Quando ficou pronto, levou o seu brinquedo para a casa do amigo Gustavo e os dois se divertiram muito.

Muito obrigada Dudu pela sua dica. Adorei receber a foto desse foguete maneiríssimo.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Oi, Chris!
    Aqui em casa eu já comentei algumas vezes que a própria Clara curte muito um carrinho e uma bola. Claro que são brincadeiras diferentes do jeito de um menino brincar, mas não tem essa de brinquedo só de menino ou de menina aqui. Incentivei o marido a soltar pipa com a pequena e deu certo, assim como jogar bola, que ela já gosta e ficou fácil (eu mesma sempre joguei futebol na escola e soltei pipa com meu pai). Ela ainda convence o pai a brincar de boneca, mas, nessa hora, ele é a boneca dela (rs). Põe ele para dormir e serve comidinhas a ele. Claro que ele prefere quando ela o chama para brincar de outra coisa, mas, por hora, tem sido divertido. Ainda assim, se puder pegar blocos de montar e quebra cabeças e fugir das bonecas, ele foge. rs.
    Nos últimos dias a imaginação da pequena está tão forte que ela andou misturando piratas e dinossauros em meio a brincadeiras de bonecas, coisas que, teoricamente, seriam de menino. E eu, acho isso ótimo!
    Clarinha anda na fase das artes, pegou mesmo gosto. Você andou vendo as últimas lá no blog?
    Adorei o foguete!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas! principalmente o foguete guardo tos rolos de papel aqui em casa, ma não sei o que inventar...bjss

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a solução pras brincadeiras com o papai! aqui em casa eu que tenho que me render as brincadeiras de menino rsrsrs! Eu tb sempre brinquei de brincadeiras "de menino", mas realmente eles não brincavam com as nossas não... Aqui em casa igor tem muitos brinquedos, mas sempre quer pegar os da irmã pra brincar... um dia a faxineira veio me perguntar como eu deixava meu filho MENINO brincar de boneca, ela achando super estranho e eu achando super normal rsrsrs bjocas!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a sua idéia. Nossa, aonde vc arruma tanta criatividade? Bem, no meu caso é o contrário. Mas eu me ajusto as brincadeiras de meninos e brinco de carrinho com meu filho. Realmente nós mulheres somos mais flexíveis. Obrigada pela sua presença lá no meu cantinho. Vou me inscrever nesse sorteio acima. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Chris, vc é praticamente o mr Maker versão feminina! hahaha... que demais! Aqui estas pistas e ava jato fazem sucesso com menino e menina! E o pai parece mais criança que as crianças! Ontem compramos um jogo do alfabeto da turma da Mônica, Pedro que tá super interessado nas letras tá piradão, amou! E o pai leva a sério, disputa como se tb tivesse 4 anos, rs!

    Beijão queridona!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua idéia, como sempre! Com certeza somos mais flexíveis que os meninos, né? Mas já reparou q muitas vezes os próprios adultos inibem os garotos qdo eles vão brincar com as meninas? Mas isso é outro papo!

    AH,não me canso de curtir o novo layout do seu blog. Ficou fofo demais!

    Bjs, Eliane

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu tenho 3 irmãos e como era a única mulher, as brincadeiras na minha infância mtas vezes eram masculina.
    Eu me lembro q me divertia mto com meus irmãos, mais quando ia brincar de bonecas com minhas amiguinhas e primas eles caíam fora rs...
    Acredito sim q somos mais flexívies em relação a isso.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. E uma situação bem dificil de falar, mas a verade é que essa historia de brincadeira de menino e de menina e uma forma de mostrar nossos proprios preconceitos. A maioria dos meninos não aceita brincar com brincadeiras tipicamente femininas por medo e pelo proprio preconceito de serem chamados de bichas e afeminados. As vezes ate vergonha dos colegas brincarem que eles estão namorando a menina com que brincam. A verdade é que é mais aceitavel que uma menina brinque de bola e carrinho sem deixar de ser menina que um menino decida brincar de casinha e boneca e não seja tachado.
    Porem, fico feliz sempre de saber que muitas mães estão ajudando a trazer esse preconceito abaixo e ensinando aos filhos e filhas que brincar e gostoso e saudavel, seja la do que e com quem.
    beijos Chris

    ResponderExcluir
  9. Oi Chris! Ah... adorei sua idéia de comprar os carrinhos. Aqui em casa qdo a Lu era pequena, brincava com o pai de jogos, patins, skate, bicicleta e playstation. A Lu sempre foi meio menino, sabe? Desde pequena ela brincava mais com os meninos e se identificava com os brinquedos dele. Lembro do dia que a Lu e o pai sairam juntos e ela chegou em casa com uma espada do he-man (oi?). Ela tinha Barbies, mas não tinha o Ken, achava ele feio. Pedia o Maxx Steal, acredita? (bem, vamos da a mão à palmatória, o Max steal é bem mais interessante mesmo, neam?). Alguns diziam que ela iria ser mulher macho, que era para eu cortar isso, posso? É a tal flexibilidade. Acho muito bom podermos ter isso e aprender um pouco de cada universo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que criatividade.... Pra td se dá um jeito né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu aqui só tenho meninos e els inventam cada uma!!! Lindo foguete! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  12. Oi Chris!
    Isabel adora fazer "brincadeiras de menino". Aqui em Melbourne não tem muito dessa divisão, ela curte brinquedos de todos os tipos!
    Ó, já consertei o link, espero que funcione dessa vez. Mas se não funcionar, é só entrar no facebook e procurar por "Mães Internacionais" que a página aparece.
    Beijos e boa sorte no sorteio!
    Livia

    ResponderExcluir
  13. Que foguete maneiro Dudu!
    Vou ensinar ao meu filho!
    Lucas tem duas amigas que adoram brincar de carrinho.
    Quando veem aqui em casa fazem a festa. Rs
    Mas acho que o fato de não gostarem de bonecas vem da personalidade masculina mesmo.
    Para eles tem que ter algum movimento, corrida, luta, competição, mesmo que for na imaginação. Vejo isso pelo Lucas. Essa coisa de ficar parado para esperar a comida ser feita, de troca roupa de boneca para eles não tem muita emoção nisso. Kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi amada,
    Adorei a solução, assim todos se divertem, né?
    Aqui pitoco é bem flexível, temos do carrinho a boneca.
    talvez ele brinque de tudo sem essa divisão pq assim como eu, o pai e a escola não fazemos esta diferença de brincadeira de menino e menina. Acho que isso é mais coisa dos adultos... lembro que uma vez ele ganhou na pescaria e o número do peixe correspondia a um fogãozinho. A atendente toda sem graça, pediu desculpa e queria trocar por um brinquedo de "menino" eu disse que não precisava... Como assim? Homem não cozinha?!? Sei que este fogãozinho rende até hj ótimas brincadeiras aqui em casa!

    Adorei o novo layout!
    Beijos e ótima semana para esta família criativa que adoro.

    ResponderExcluir
  15. Se virando nos 30 amiga s''o tu mesmo...arrasa...tem um selinho pra ti lá no blog...pega lá....bjoooooo

    ResponderExcluir
  16. Olá Chris! A Carla (inventou a aula lá do blog) ficou feliz com seu comentário! Eu quero ganhar o kit! Rsss

    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Chris!
    Vc é mto fofa msm.
    Achei fantástica a sua imaginação.
    Resolveu logo o problema do marido...rsrsrs.
    O meu marido às vezes, tinha q trocar roupinhas de bonecas, era mto engraçado de ver.
    Agora o q sempre sobrava p/ ele, era contar histórias.
    Entrando aqui e aprendendo sempre.
    Tenham uma semaninha com mta paz e amor.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Chris tive que rir com seu marido,rs voz de barbie foi ótimo.kkk Ainda bem que vc resolveu logo o problema e as meninas ainda curtiram a idéia.
    E o foguete do Dudu foi bem legal, vou fazer com meu filhote.

    Bjokas em vcs

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  19. É somos realmente flexiveis e adaptáveis ,a vida impóe essas características .bjsssssssss

    ResponderExcluir
  20. Verdade filha você quando pequena brincava muito com os meninos também e se divertia muito ,sempre adaptável .....O brinquedo que o Dudu fez ficou muito legal ....bjksss

    ResponderExcluir
  21. Bacana o brinquedo que você comprou .....dá perfeitamente para o Antonio brincar com as meninas kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Verdade filha você quando pequena brincava também com os meninos e se diveria bastante ,sempre foi muito adaptável.O brinquedo que o Dudu fez

    ResponderExcluir
  23. vou achar e scanear a foto em q eu tinha uns 3 anos e estou num escorregador com um caminhao brincando alegremente.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Chris...pai de meninas ou se adapta ou fica de fora das brincadeiras, mas isso não dá né. Nós mães somos mais flexíveis e como mãe de menino, nunca vi problema em brincar de carrinhos e futuramente de jogar bola ou empinar pipas, mas marido até com Pedro que é menino, fica travado, não consegue ficar com o pequeno brincando. Brigo muito com ele, mas vejo que não é maldade, é o jeito dele. Ele têm mais um casal de filhos, que hoje são adultos, mas segundo ele nunca conseguiu interagir com as crianças em suas brincadeiras. Fazar o quê né, mas ele está tentando...rsrsrs.

    Adorei sua idéia com os carrinhos, pelo que vejo foi pura diversão...para as meninas e para o Papai também.

    Bjs.
    Selma

    ResponderExcluir
  25. Adoramos o foguete...vamos fazer...
    E a sua idéia de comprar os carrinhos tb foi mara.
    Beijoo e boa se mana pra vcs...!!!***

    ResponderExcluir
  26. Ahh e esqueci de deixar registrado tb,que por aki tb as coisas são bem diversificadas.,como a melhor amiga de Gaby é uma menina ele brinca de boa com as ¨filhas¨dela que acabam virando as filhas dele tb e as minhas netas...kkkkk
    E ela tb se diverte mesmo quando a brincadeira é com os carrinhos,homenzinhos de borracha e arrisca até uma bola ás vezes com o amigo.
    Por esse motivo por aki de vez em quando ou quase sempre tem um carrinho de boneca,as maletinhas e até o fogãozinho que acaba fazendo parte da brincadeira,e teve gente que até já soltou umas coisas do tipo:Ihh deixa não aqui só tem meninos pode brincar de brincadeira de menina não...Nem é bom a melhor amiga de Gaby ser uma menina...
    Hunf..eu acho que nadaaa a ver e maridon concorda tb...Gaby é um menino super moleque boleiro pra caramba,maluco por brincadeira de meninos,mas isso não impede que sua melhor companheira e aquela que mais gosta de brincar seja uma menina,são outros tempos agora né,a criançada é muito diversificada e mais completa.
    Nossaa falei demais...rsrs..deu assunto pra um post até,vou lá rascunhar...
    http://eueeless.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Queria saber aonde você arruma tanta criatividade e tempo ?

    Você é uma excelente Mãe !!!

    Com "M" maiúsculo....

    Bjs.
    Aninha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo