domingo, 1 de maio de 2011

Semana de estudo X autoestima

Acabei de reler o livro Os Direitos dos Pais da Tânia Zagury que tem um capítulo que trata especialmente da questão da autoestima.

"Autoestima (autoimagem ou amor-próprio) é a forma pela qual o indivíduo percebe o seu próprio eu. É o sentimento de aceitação da sua maneira de ser."

A abordagem da Tânia Zagury considera que para que nossos filhos se vejam a partir de uma ótica positiva é importante:

- respeitar a dignidade da criança;
- descobrir e ressaltar as qualidades e o valor que cada uma de nossas crianças têm;
- confiar na criança;
- não criar expectativas exageradas;
- separar o ato do autor.

Eu acompanho os estudos da Ana Luiza e da Sofia diariamente. E nas semanas de provas da Ana Luiza essa rotina fica mais intensa.
São nessas atividades de estudo que encaro as questões de autoestima com mais evidência.

Procuro utilizar as atitudes ressaltadas como importantes no livro Os Direitos dos Pais com os 10 Auxiliares Linguísticos da PNL:


Durante as atividades e brincadeiras de estudo ouço das minhas filhas, como ouvi hoje:

- Eu não sei ler.
 o que sempre retorno com:
- Você não sabe ler ainda.

- Eu sou ruim em matemática.
Eu retorno com
- Você é ótima em Português, em Geografia, em Ciências, História. Você só precisa praticar mais a matemática.

- Que saco, eu tenho que estudar!
O meu argumento é:
- Você tem a opção de não estudar. Se não estudar o que vai acontecer?
- Vou me ferrar na prova.
- E você prefere se dar bem na prova?
- Prefiro.
- Então você escolhe estudar, você quer estudar, certo?
- É eu quero estudar.
- É muito melhor a gente fazer uma coisa que quer, né?

(Essa conversa já rola com a Ana Luiza. Com a Sofia estamos começando nesse processo. E hoje experimentei com o dever de casa que ela não queria fazer. Sabe que deu certo?)

- Mãe eu não sei fazer o dever.
- Eu sei que você sabe fazer alguma coisa. Faz o que você sabe. Depois vamos fazer o restante juntas.

(segundo a PNL quando usamos a palavra tentar, já estamos assumindo que temos grandes chances de não conseguir)

Como é difícil manter a paciência sempre, um dia antes de começar a etapa de revisão das matérias para as provas eu faço a minha revisão. Releio os conceitos para as questões da autoestima e os Auxiliares Linguísticos.

Amanhã começa a semana de provas. Isso significa que na semana passada aplicamos muito mais essas práticas. Estamos preparadas e sem expectativas exageradas. Confio muito na minha filhota super-responsável.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

24 comentários:

  1. Educar é preciso....adorei as dicas....ficarão guardadas para a posteridade com minha Helena
    Beijinhusss

    ResponderExcluir
  2. Auto estima é algo muito importante para a saúde mental de todo indivíduo. Tem total influência nas conquistas da vida cotidiana.
    Para educar, auxiliar nos estudos priorizando a auto estima ideal, é preciso mesmo muita psicologia. É fácil os pais, muitas vezes sem querer, detonar com tudo e até atrapalhar o rendimento do filho.
    Anotei as dicas.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Chris, é verdade! A gente precisa fazer nossa lição de casa fortalecendo nossa própria auto estima para poder dar o suporte para as crianças. É complicadinho, mas a recompensa é imediata. Ótimas dicas, como sempre!
    Beijos e boa semana
    Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Chris, me sinto privilegiada de poder trocar tantas coisas legais com vc!
    Ser mãe, como vivemos dizendo é tarefa pra aprende no dia dia né? Assim como eles aprendem nós tb a prendemos.
    A questão da auto estima é suuuper importante e muito legal esse post e os toques q vc fala aqui!

    Bjão amiga!

    ResponderExcluir
  5. Chris, adorei as dicas. A gente tem mesmo que aprender esses truques pelos nossos pequeninos.

    ResponderExcluir
  6. Chris, eu tb acredito muito na importância da auto-estima dos nossos filhos e fico muito atenta às palavras que saem da minha boca. Um livro muito bom que li sobre isso foi "A auto-estima de seu filho", de Dorothy Briggs. Dei a dica lá no blog, fazendo um post sobre o que achei do seu conteúdo (http://ivanacoisademae.blogspot.com/2011/04/curtas-auto-estima-livros.html).
    Maravilhoso esse cuidado com suas filhas, essa atenção com cada coisa que faz com elas!

    AMEI o novo design do blog, viu? Já era lindo e ficou mais ainda!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Chris,
    Amei a carinho nova do seu blog, ficou tao lindo!!!
    Parabéns!!
    E eu também acredito muito nisso, devemos tomar um super cuidado em como falamos com nossos filhos pois nossas palavras tem um poder que nao conseguimos mensurar!\
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Realmente é verdade e temos que prestar atenção ao pronuncia-las... Agora esse Template novo está SUPER FOFO, ameiiiiii e está com as cores alegres como vcs. Beijokasss

    ✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
    www.trakinandocommamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Momento desabafo: como eu queria que meus pais tivessem lido esse livro... :(
    Minha auto estima é assim, perto de zero. Tento usar esses "truques de linguagem" pra ajudar a estabelecer a auto estima da pequena, mas muitas vezes esqueço. Falo muito não, e quando estou cansada nem lembro de explicar o por que do não... Mas por sorte, ainda estou no começo do caminho, da pra ir melhorando ^^
    Adorei a dica, fala pra Ana Luiza que estamos confiantes que ela ira se sair bem.^^
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Chris!
    ADOREIII O novo visual do Blog, Parabéns, arrasou!
    Bjokas e boa semana

    ResponderExcluir
  11. nossa chris,me da até frio na barriga de pensar nisso, sou muito impaciente às vezes. Mas adorei a técnica. Lembrei da minha época de escola, não tinha estes incentivos...
    bjs em vc e nas meninas!

    babidorafa.blogspot.com

    Obs: não consigo postar comentário através da minha conta do google, sempre coloco anonimo... chato né, não sei pq...

    ResponderExcluir
  12. Chris,
    Ler o seu blog é sempre um aprendizado! Gosto muito e passo sempre por aqui e saio com a sensação que transformei os meus minutinhos em experiencia de vida!
    Obrigada por compartilhar tudo isso com o mundo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas Chris! Como sempre, muito úteis para ajudar nos cuidados com os filhotes. Ainda não estou nessa fase do diálogo, mas sempre dá para usar técnicas como essas adequando ao grau de desenvolvimento em que a criança está.
    Estou lendo um livro muito bom sobre auto-estima, "A auto-estima do seu filho", o mesmo que a Ivana comentou aí em cima. É ótimo, fica a dica.
    Por fim, adorei o layout novo do blog! Ficou super alegre, colorido, e vc ainda colocou várias ferramentas! Ficou profissional mesmo, adorei!
    beijos!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, suas postagens como sempre sao maravilhosas, não perco nunca, to sempre aqui aprendendo e muitooo, amei as dicas pra substituir as palavras...
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Nossa chris eu fico impressionada em ver como vc é cuidadosa em tudo que diz respeito às meninas, com certeza serão mulheres felizes e maravilhosas! elas tem muita sorte mesmo!!
    olha já passei meu endereço pra vc! veja que mandei o de salvador e o de aracaju, mas eu disse que estaria aqui até dia 9 e acho que na verdade é até dia 6!!! bjssssssss

    ResponderExcluir
  16. Sua postagem ganhou destaque no Recanto das Mamães Blogueiras e está na nossa lista do TOP 5!
    Corre lá pra conferir e deixe seu recadinho!
    Parabéns!
    Genis
    http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Dicas mais que preciosas!!!
    E, vem cá! Não tinha visto esse novo visual do blog!!! Que LIN-DOOO! A caixinha de comentários então, invejável! hehehehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Pois é chris o filme é lindo mesmo!! A cidade então, nem se fala! vc acredita que eu sou carioca? passei a maior a parte da minha vida em salvador mas sou daí e tb amo o rio! ainda tenho familiares que moram aí, quem sabe não vou um dia pra gente se encontrar né? bjs!

    ResponderExcluir
  19. Excelente postagem! Adoro a Tânia Zagury, quando a Déia era pequena cheguei a assitir umas 3 palestra com ela e tenho uns 5 livros, se quiser depois te empresto! E o melhor de tudo ver os conceitos da PNL na prática no dia-a-dia de uma mãe Projetando suas Pessoinhas que crescerão Mulheres de Sucesso!
    Você sabe o quanto te admiro!!!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    PS:Parabéns pelos números do seu blog - visitas, seguidores, comentários!

    ResponderExcluir
  20. Olá Chris, eu amei seu novo layout! Passo sempre por aqui!

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Ah, Chris... eu fiquei mto tempo sem conseguir acessar blogs e acabei não vendo esse post a tempo. Sofia tbm passou pela semana (2) de provas. E nesse período ela não quis saber de estudar e eu deixei a opção pra ela, dizendo que as notas não viriam legais. Até que na quinta feira a professora me chamou e disse q Sofia só ficou brincando com um celular velho na sala, não fez nenhum exercício e não se esforçou em nada. Confisquei o 'brinquedo' e conversei sério. Depois disso ela se esforça bem mais, graças a Deus! Mas o bicho tá pegando! Temos que pegar pesado agora! rs
    Beijoo

    ResponderExcluir
  22. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa Chris, como deve ser difícil né??
    Cada vez que leio essas coisas mais fico em dúvidas se quero ou não ter filhos... Trabalhar o dia todo e ter essa atenção especial será que é possível. Medo de errar, de faltar, de não ser uma boa mãe...

    Vejo o quanto você e outras amigas blogueiras são guerreiras, são mães dedicadas e especiais... Acho lindo isso!!!

    Beijos :o))

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo