segunda-feira, 8 de abril de 2013

Evento Lancheira Saudável



Estive em um evento da Nestlé em que o objetivo era discutir e apresentar soluções para uma lancheira saudável. O encontro com as blogueiras aconteceu na Cozinha Experimental da Nestlé com a presença do médico pediatra e nutrólogo Dr. Mauro Fisberg, da nutricionista Taciana Luciano e algumas mamães blogueiras.



Antes de falar em o que deve conter uma lancheira saudável o Dr. Mauro conceituou:

"O que é o lanche?"
O lanche é uma refeição verdadeira. Devemos ter cinco a seis refeições ao dia sendo as três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) os dois lanches intermediários (entre o café da manhã e o almoço e outro entre o almoço e o jantar) e a ceia. Esta última não temos o hábito de fazer aqui no Brasil. Sendo o lanche uma refeição ele não deve ser pulado e deve estar equilibrado com as outras alimentações.

"Para que serve o lanche?"
O lanche serve para equilibrar o restante das refeições. É uma oportunidade de introduzirmos alimentos que nem sempre é possível de incluir nas outras refeições. Por exemplo, se a criança não comeu fruta no almoço o lanche da tarde é uma ótima oportunidade para isso.


"O que o lanche deveria ter?"
O lanche deve contemplar 15% das necessidades de nutriente diário. Tudo bem, a gente não tem como calcular isso, mas vale para termos uma noção da importância dele.


Lembrou que o lanche faz parte do nosso dia a dia e deve unir algumas características como praticidade, ser saudável, real, possível e aceitável pela criança.

Ressaltou que "Não existe alimento saudável ou ruim, existe hábitos saudáveis e hábitos ruins".

O fundamental é ter equilíbrio. Sendo assim não é necessário sermos radicais na preparação da lancheira e podemos permitir algumas gostosuras sim. Mas tudo deve estar dentro da porporção aceitável (procurar as informações no rótulo) e equilibrada com as demais refeições. Se a criança já comeu um doce na sobremesa o ideal é que na lancheira tenha uma fruta. Se na lancheira já contém um achocolatado é importante que não tenha nenhum outro item com açúcar. Se já tem pão, não precisa ter biscoito. E por aí vai.

Uma questão que gera muitas dúvidas entre as mães é a durabilidade das frutas. O Dr. Mauro esclareceu que a perda de nutrientes em uma fruta descascada e/ou cortada é pequena. Mas é sempre melhor dar uma fruta mesmo que tenha uma perda do que não dar nenhuma.

Quanto aos sucos de caixinha, outra grande dúvida das mamães, segundo o Dr. Mauro ele pode sim ser incluído na lancheira, mas é importante escolher o que tem menos adição de açúcar (mais uma vez é importante estarmos sempre atentas aos rótulos) e equilibrar com os demais itens da lancheira e o que já foi consumido nas demais refeições. Quando tiver suco de caixinha na lancheira não deve ter biscoito doce.

E o bolinho pode? Dentro do conceito de que tudo é possível e depende do bom senso um pedaço de bolo é permitido na lancheira sim e é até interessante para mostrar que nada é proibido. Mas o bolo não pode ser o dia a dia.

Outro ponto de interrogação na cabecinha das mamães são os iogurtes e sucos naturais e sua durabilidade. O Dr. Mauro garantiu que o iogurte dura até 4 horas fora da geladeira com uma boa margem de segurança. Ou seja, se o lanche é preparado em casa pela manhã e será consumido antes do almoço este pode incluir iogurte e/ou suco natural. Porém se for ser consumido à tarde o suco precisa estar em uma embalagem térmica que conserve a temperatura.

Com essas dúvidas esclarecidas começamos a pensar nas opções e como variar a lancheira que deve conter: um carboidrato, um líquido e uma fruta?

- Aproveite o lanche para introduzir novos sabores na alimentação das crianças misturando algo que ela não goste com um ingrediente que agrade ao paladar dela. Por exemplo, fazer uma pastinha de cenoura utilizando leite em pó (essa nós testamos aqui em casa e aprovamos. Veja a receita AQUI.)



- Crie novos formatos para os alimentos já conhecidos. Corte o pão em desenhos, as frutas em bolinhas (essa nós também já fizemos aqui em casa e misturamos com cottage. Uma delícia que pode ser vista AQUI.).



Depois das dúvidas esclarecidas e já com algumas dicas na cabeça nós fomos apresentadas a uma mesa com opções de lanches saborosos que pudemos provar e comprovar.


Salada de frutas

Bolinho de Ninho Fruti e banana

Muffin sabor pizza


Para quem quiser saber mais sobre o evento deixo aqui os posts das outras blogueiras que estiveram presentes. Basta clicar nos links:

Priscila Veríssimo - Materna Moderna;
Aline Kelly - Conversas de Cozinha;
Fabiana Deziderio - Rede Mulher e Mãe;
Nanna Preto - Dica de Mãe;
Tatiana Alves Passagem - Entre Fraldas e Livros;
Milene - Diiirce;
Loreta - Bagagem de Mãe. 
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Nossa, Chris, que evento bacana!!! Isso renderia um curso para as mamães.... tomara que a Nestlé leia minha idéia, rs, e venha promover isso por aqui. Parabéns por sua sempre participação e retorno para nós, a gente agradece! bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post Chris! Como o lanche da escola é coisa do dia a dia, muitas vezes faltam ideias para diversificar.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Chris,
    deve ser bem esclarecedor mesmo uma palestra dessas. E sempre bom mesmo enviar lanches saudaveis para as crianças.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Puxa, quanta coisa bacana e super instrutivo... adorei!

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Chris! É preciso mesmo muita criatividade na preparação do lanche diário. Na lacheira de AL sempre tem uma fruta, um pão ou biscoito ou bolo e um iogurte. Como ela prefere a fruta ao suco optei pelo iogurte para beber já que ela não é muito chegada a leite, dessa forma supro suas necessidades desse alimento.
    Beijoca!
    Débora
    #amigacomenta
    @personalbebe
    www.personalbebe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Chris concerteza tô anotando as dicas, pois tem sido uma batalha aqui em casa e se deixar é biscoito todo dia e ai fica complicado. Tento variar, mas Daniel não come. Mas não vou desistir e tenho pensando muito em fazer a pasta de cenoura.

    Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  7. Oie Chris
    Adorei o post.
    Já estava pensando neste assunto porque ano quem vem samuel já vai pra escolinha.
    Bjks
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  8. Muito legal!! Eu faço bem assim!! Vou pegar as receitas, porque é sempre bom inovar!!! Kkkk
    Bjs
    Mari
    http://maricriando.blogspot.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Nossa essa palestra deve ter sido tudo de bom. Esse é um problema que todas nós mães enfrentamos. Tem hora que não sei o que fazer. Só faltou as receitas das coisinhas gostosas.

    Bjsss e ótima semana.

    Kaku

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bacana!!
    gostei das opções de de frutas e de pão cortado diferente, as crianças adoram essas novidades.
    é bom eu ficar expert nesse assunto rs

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  11. Que legal. Eu recebo a revista da Nestle e eu lembro que tinha uma reportagem sobre lancheira saudavel, tinha umas dicas de receitas e como montar uma lancheira saudavel. Excelente evento e pra quem participou então... com certeza aprende muito. Adorei, vou pegar a revista e dar uma lida de novo ;)

    ResponderExcluir
  12. Tudo de bom esse post!!
    Várias dicas bacanas, adorei!!

    bjs

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/04/suco-de-capim-cidreira.html

    ResponderExcluir
  13. Nossaa adorei o post, o evento parece ter sido mesmo maravilhoso!!

    bjss

    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei até com água na boca, deu uma fome agora... hehehe. A minha ainda não leva lanche p/ escola, isso é fornecido lá, em casa ela come pão, pão de queijo, cereal, isso ela vai variando durante a semana.
    Vou beliscar alguma coisa... Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  15. Que máximo!!!
    Fiquei encantada com a proposta! O evento parece ter sido incrível!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal tanto a iniciativa do evento quanto as possibilidades ao se montar a lancheira dos pequenos. Acredito também no equilíbrio, sem radicalismos e na rotina da alimentação saudável, permitindo alguns deslizes de vezes.em quando. Beijos. Flávia #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post! Sempre tenho dúvidas o que comer nos lanches, não aguento comer todo dia a mesma coisa! Boas dicas!! Valeu!! bjus

    ResponderExcluir
  18. Que máximo Chris, um monte de informação nova para mim!
    Eu mesma preciso incluir mais frutas na minha alimentação
    Parabéns pela qualidade das dicas, muito úteis realmente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Muito bom Chris, temos este desafio diário em equilibrar as gostosuras e os nutrientes.
    Vou lembrar das dicas na minha rotina diária com a lancheira.
    bju
    http://verdadesdemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Lanche saudável é o que todas as mamães fazem e desejam para seus filhos, mas canso de colocar uma fruta, um sanduiche legal, mas sempre volta, mas não desisto, na hora da fome, eles vão comer.
    Achei muito interessante esse evento, um evento que adoraria participar =D
    #amigacomenta
    #MaeAoCubo
    http://maeaocubo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amiga, muito legal esse evento com informações muito úteis.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Completíssimo o post Chris! Dá para adaptar as ideias aos hábitos da família e equilibrar bem a alimentação. ;)

    ResponderExcluir
  23. Completíssimo o post Chris! Dá para adaptar as ideias aos hábitos da família e equilibrar bem a alimentação. ;)

    ResponderExcluir
  24. Chris, adorei o post, suaper informativo! Confesso que fico com dor na consciência de mandar o suco de caixinha, mas nao vejo outra solução. E quanto ao lanche eu costumo variar um dia fruta, um dia paozinho ou bolinho, porque quanto mando mais de uma coisa eles nao comem alegando que nao dá tempo, aí o que sobra? a fruta claro rs, entao uma dia eu mando só a fruta, aí comem. Tdo é questão de equilíbrio né? Muitoo legal essa idea dos cortadores divertidos para o pao.. beijo querida
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  25. Chris esse eventos que vocês mães blogueiras participam são muito enriquecedores e nós leitoras dos blogs é nos beneficiamos com as informações que vocês compartilham. Eu apreciei bastante as sugestões de lanches e o reforço para a importância do equilíbrio nas escolhas.

    ResponderExcluir
  26. Oi Chris, Participar de eventos como essa é uma oportunidade ímpar.
    Adorei ter compartilhado conosco, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dicas desse evento!
    É uma luta com a criatividade diariamente fazer as lancheiras... hehe
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo