segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projeto 52 passeios - Post #4: Favela Tour - Comunidade Santa Marta

No final de semana passado aconteceu o 3º encontro de viajantes RJ, realizado pelo Intrip, e uma das atividades foi um Favela Tour na Comunidade Santa Marta.

A princípio pensei em ir com a Ana Luiza, mas ela teve um churrasco com os amigos e assim eu fui sem filhas e sem marido que ficou com a Sofia.

O passeio teve início na Praça Corumbá que fica bem ao pé do Morro Dona Marta. De lá partimos para a nossa aventura.

A Comunidade Santa Marta não possui acesso para carros, nem motos. O percurso é feito a pé pelas escadarias e vielas. E assim iniciamos a nossa caminhada com a primeira parada na Praça do Cantão onde já pudemos observar o colorido da favela.


Praça do Cantão no Dona Marta


Seguimos sempre subindo e passando pelos simpáticos moradores do local que estão acostumados a receber os turistas.


Morro Dona Marta

Entre um lance de escada e outro podíamos observar um pouco do dia a dia dos moradores locais e admirar algumas iniciativas como: o projeto "Brincando como Criança" em que um morador estimula a reciclagem e o projeto que estimula o esporte focado nas Olimpíadas onde alguns atletas estavam praticando taekwondo.

Morro Dona Marta


Passamos por uma fonte de água localizada no meio da favela e lá ouvimos mais histórias. Já no meio do caminho fizemos uma parada estratégica em uma padaria local onde me deliciei com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate.



Eu estava precisando recarregar a bateria para continuar a subida. Ainda tínhamos muitos lances como esse pela frente.

escadas do Dona Marta

Passamos na casa que foi reformada pelo programa "Lar Doce Lar" e virou ponto turístico.

Casa do Lar Doce Lar Comunidade Santa Marta

Casa do Lar Doce Lar no Dona Marta


Durante o passeio, a todo o momento, pudemos nos surpreender com as vistas privilegiadas do Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e Pão de Açúcar, sempre ouvindo as histórias da comunidade.

Vista da Comunidade Dona Marta

Vista da Lagoa na Comunidade Santa Marta

Outra parada estratégica é na Laje do Michael Jackson (eu já tinha visitado quando fui ao projeto Tudo de Cor Rio de Janeiro) que além do visual deslumbrante tem um painel com a imagem do astro pop assinado por Romero Britto e uma estátua em bronze do mega pop star.

Laje do Michael Jackson


De lá pegamos o bonde do plano inclinado para subir até a última estação a fim de contemplar um pouco mais do visual e receber mais informações sobre a vida na comunidade.

Já no topo da favela e iniciando o processo de descida em direção ao Mirante do Pedrão pude ver o muro que eu ajudei a pintar no projeto "Tudo de Cor para o Rio" da Tintas Coral (quem quiser me ver pintando o muro junto com o Gustavo Kuerten pode entrar AQUI).

Muro do Projeto Tudo de Cor na Comunidade Dona Marta

No Mirante do Pedrão mais uma parada para contemplar um visual lindo dessa cidade maravilhosa.

Mirante do Pedrão na Comunidade Dona Marta

Depois disso tudo descemos a pé até o bairro de Laranjeiras. De lá o pessoal seguiu para um almoço em grupo, mas eu voltei pra casa cansada e feliz para cuidar das filhas.

Visitar as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro é uma oportunidade incrível para ver a cidade com outro ponto de vista e conhecer de perto outra realidade. Vale muito a pena! Só acho que não é um programa adequado para crianças. Acho que até para a Ana Luiza que está com 14 anos ainda é meio puxado. Aliás, não vi nenhuma criança por lá fazendo turismo.

Para saber mais sobre o 3º encontro de viajantes RJ bast entrar nos links abaixo:

Intrip - programação completa;
Diário Radical - Favela Tour - Favela Santa Marta;
Viagem em cena - 2º dia.

Quem quiser fazer o passeio, pode reservar um tour com o pessoal do Favela Scene que é bem bacana e com muitas informações extras!
Reserve: http://intrip.com.br/cidades/rio-de-janeiro/experiencias/favela-tour-santa-marta
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

28 comentários:

  1. Oi Chris,
    Eu já fui no morro Dona Marta logo quando cheguei no Rio. Subi de teleférico.
    Foi bem legal.
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Deu inveja rs

    Tu és muito engajada, admiro.
    Adorei o colorido das casas, o projeto Brincando como criança, a casa do Lar Doce Lar, e um monte de informações boas que não temos acesso. obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Puxa, queria muito ter ido no primeiro dia. Esse passeio parece ter sido bem legal. Obrigada pelo link pro Viagem em cena. Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris, que bom que gostou! E realmente foi uma pena não ter conseguido ficar conosco na parte da tarde!

    MAs o passeio realmente é bem tranquilo e acredito ser bem possível fazer com crianças sim! A garotada com mais de 7 anos deve aproveitar mais e você pode dosar entre subidas a pé e um descansada subida pelos "plano inclinado". Mas acho legal para a criança conhecer a realidade de sua cidade!

    Quem quiser fazer o passeio, pode reservar um tour com o pessoal do Favela Scene que é bem bacana e com muitas informações extras!
    Reserve: http://intrip.com.br/cidades/rio-de-janeiro/experiencias/favela-tour-santa-marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, eu acho mesmo muito importante mostrar para as crianças outra realidade até para elas darem valor ao que têm. Acho que intercalando com o plano inclinado pode ser uma boa pedida mesmo para fazer o passeio com crianças. Talvez em grupinho com outras crianças o passeio fique interessante para elas a nivel de divertimento também.

      Vou incluir no post a referência ao Favela Scene.
      beijos

      Excluir
  5. Quando vc for fazer esses passeio me chama... Eu quero!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai que super passeio,amei... Um dia vou no Rio e lembrarei das suas dicas de passeio... Bjs
    Tenham uma linda semana :)
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  7. Que bacana esse passeio amiga, explorar essa realidade, estar pertinho mesmo de pessoas e situações que só ouvimos falar, deve ter sido realmente fantástico.
    Parabéns, gostei de conhecer um pouco mais no seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris! Super curti o seu passeio. Q ótima iniciativa conhecer novas realidades ! E que vista maravilhosa! :) bjs Camila Vaz
    http://mundodepalavras.wordpress.com/2013/04/21/bonita-eu/

    ResponderExcluir
  9. Olá Chris!! Fiz o passeio virtual com vc. ^^ Achei interessante.

    Ótima semana! Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  10. Que demais, Chris! Adorei! Você fazendo esses passeios nos mata a curiosidade de locais que não fomos no Rio e mata a saudade dos que fomos.... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Chris, que passeio incrível. Além da oportunidade de conhecer um cotidiano diferente, tem o Dona Marta em si, com localização privilegiada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Chris! É muito saber que o Dona Marta está realmente pacificado e com projetos tão bacanas. Adorei o passeio! Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Chris,

    Eu também curto este tipo de programa, que nos permite ver de perto regiões menos glamurosas de nossa cidade. Li recentemente o Abusado, do Caco Barcellos, que aborda o tráfico de drogas no morro Sta. Marta, então é muito bom ver também o outro lado da estória, né? rsrs.

    Beijoca e bom dia!

    ResponderExcluir
  14. Muito legal Chris!
    Tenho vontade de olhar o Rio por outro ângulo!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  15. Amei!! Já tinha ido na Rocinha, mas não sabia que o da Dona Marta é bem mais legal... bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na rocinha eu ainda não fui. Aliás, a única comunidade que eu já fui foi o Santa Marta. Tenho vontade de ir no Alemão também.

      Excluir
  16. Que passeio diferente e educativo!
    Amei!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  17. Realmente a vista é lindíssima eu conheço o morro
    já fui algumas vezes lá e recomendo o passeio.
    show !! beijinhos ♥

    http://www.anjodmv.com/

    ResponderExcluir
  18. Que passeio emocionante.
    Adorei.
    Bjks
    www.makeviagem.blogspot.com.br
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  19. É uma outra realidade que eu conheço bem. A vista é linda.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Cris vc é muio cultural e eu adoro isso, aprendo muito aqui, eu adoro o Rio, mas as vezes em que fui não visitei nenhuma favela, mas quero muito ainda mais o Morron Santa Marta, comecei a ler o livro do Caco BArcelos e me apaixonei pela história.. gostei das câmeras que vc comprou para sua filha e aproveita mesmo que daqui a pouco ela quer so os paqueras e os amigos rsrs

    Eu e o Blog estamos de férias, volto em maio

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  21. Cris, esse lado da nossa city eu não conheço. Mas já tô agitando com a galera da gente marcar um tour. O seu post me animou geral!
    kisses

    ResponderExcluir
  22. Q passeio lindo!
    Por aqui trabalho na comunidade e vim dela tb é mt bom ver o crescimento e a cultura local. bjss

    ResponderExcluir
  23. Minha favela é linda mesmo..

    Thiago Firmino
    www.favelasantamartatour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Minha favela é linda mesmo..

    Thiago Firmino
    www.favelasantamartatour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. AH EU VOU QUERER IR LÁ ...QUEM SABE ENCONTROS FILHOS E NETOS DA ESTELA ......

    ResponderExcluir
  26. THIAGO FIRMINO ,SUA FAVELA É LINDAAAAAAA , COLORIDA ,APRAZÍVEL ..... TAMBÉM VOU LÁ ......

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo