A princípio pensei em ir com a Ana Luiza, mas ela teve um churrasco com os amigos e assim eu fui sem filhas e sem marido que ficou com a Sofia.
O passeio teve início na Praça Corumbá que fica bem ao pé do Morro Dona Marta. De lá partimos para a nossa aventura.
A Comunidade Santa Marta não possui acesso para carros, nem motos. O percurso é feito a pé pelas escadarias e vielas. E assim iniciamos a nossa caminhada com a primeira parada na Praça do Cantão onde já pudemos observar o colorido da favela.
Seguimos sempre subindo e passando pelos simpáticos moradores do local que estão acostumados a receber os turistas.
Entre um lance de escada e outro podíamos observar um pouco do dia a dia dos moradores locais e admirar algumas iniciativas como: o projeto "Brincando como Criança" em que um morador estimula a reciclagem e o projeto que estimula o esporte focado nas Olimpíadas onde alguns atletas estavam praticando taekwondo.
Passamos por uma fonte de água localizada no meio da favela e lá ouvimos mais histórias. Já no meio do caminho fizemos uma parada estratégica em uma padaria local onde me deliciei com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
Eu estava precisando recarregar a bateria para continuar a subida. Ainda tínhamos muitos lances como esse pela frente.
Passamos na casa que foi reformada pelo programa "Lar Doce Lar" e virou ponto turístico.
Durante o passeio, a todo o momento, pudemos nos surpreender com as vistas privilegiadas do Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e Pão de Açúcar, sempre ouvindo as histórias da comunidade.
Outra parada estratégica é na Laje do Michael Jackson (eu já tinha visitado quando fui ao projeto Tudo de Cor Rio de Janeiro) que além do visual deslumbrante tem um painel com a imagem do astro pop assinado por Romero Britto e uma estátua em bronze do mega pop star.
De lá pegamos o bonde do plano inclinado para subir até a última estação a fim de contemplar um pouco mais do visual e receber mais informações sobre a vida na comunidade.
Já no topo da favela e iniciando o processo de descida em direção ao Mirante do Pedrão pude ver o muro que eu ajudei a pintar no projeto "Tudo de Cor para o Rio" da Tintas Coral (quem quiser me ver pintando o muro junto com o Gustavo Kuerten pode entrar AQUI).
Depois disso tudo descemos a pé até o bairro de Laranjeiras. De lá o pessoal seguiu para um almoço em grupo, mas eu voltei pra casa cansada e feliz para cuidar das filhas.
Visitar as comunidades pacificadas do Rio de Janeiro é uma oportunidade incrível para ver a cidade com outro ponto de vista e conhecer de perto outra realidade. Vale muito a pena! Só acho que não é um programa adequado para crianças. Acho que até para a Ana Luiza que está com 14 anos ainda é meio puxado. Aliás, não vi nenhuma criança por lá fazendo turismo.
Para saber mais sobre o 3º encontro de viajantes RJ bast entrar nos links abaixo:
Intrip - programação completa;
Diário Radical - Favela Tour - Favela Santa Marta;
Viagem em cena - 2º dia.
Quem quiser fazer o passeio, pode reservar um tour com o pessoal do Favela Scene que é bem bacana e com muitas informações extras!
Reserve: http://intrip.com.br/cidades/rio-de-janeiro/experiencias/favela-tour-santa-marta
Oi Chris,
ResponderExcluirEu já fui no morro Dona Marta logo quando cheguei no Rio. Subi de teleférico.
Foi bem legal.
Abraço e boa semana!
Deu inveja rs
ResponderExcluirTu és muito engajada, admiro.
Adorei o colorido das casas, o projeto Brincando como criança, a casa do Lar Doce Lar, e um monte de informações boas que não temos acesso. obrigada.
bjs
Puxa, queria muito ter ido no primeiro dia. Esse passeio parece ter sido bem legal. Obrigada pelo link pro Viagem em cena. Bjos!
ResponderExcluirOi Chris, que bom que gostou! E realmente foi uma pena não ter conseguido ficar conosco na parte da tarde!
ResponderExcluirMAs o passeio realmente é bem tranquilo e acredito ser bem possível fazer com crianças sim! A garotada com mais de 7 anos deve aproveitar mais e você pode dosar entre subidas a pé e um descansada subida pelos "plano inclinado". Mas acho legal para a criança conhecer a realidade de sua cidade!
Quem quiser fazer o passeio, pode reservar um tour com o pessoal do Favela Scene que é bem bacana e com muitas informações extras!
Reserve: http://intrip.com.br/cidades/rio-de-janeiro/experiencias/favela-tour-santa-marta
Oi Fábio, eu acho mesmo muito importante mostrar para as crianças outra realidade até para elas darem valor ao que têm. Acho que intercalando com o plano inclinado pode ser uma boa pedida mesmo para fazer o passeio com crianças. Talvez em grupinho com outras crianças o passeio fique interessante para elas a nivel de divertimento também.
ExcluirVou incluir no post a referência ao Favela Scene.
beijos
Quando vc for fazer esses passeio me chama... Eu quero!
ResponderExcluirbjs
Ai que super passeio,amei... Um dia vou no Rio e lembrarei das suas dicas de passeio... Bjs
ResponderExcluirTenham uma linda semana :)
Vivi e Isaac
Que bacana esse passeio amiga, explorar essa realidade, estar pertinho mesmo de pessoas e situações que só ouvimos falar, deve ter sido realmente fantástico.
ResponderExcluirParabéns, gostei de conhecer um pouco mais no seu blog.
Bjs
Oi Chris! Super curti o seu passeio. Q ótima iniciativa conhecer novas realidades ! E que vista maravilhosa! :) bjs Camila Vaz
ResponderExcluirhttp://mundodepalavras.wordpress.com/2013/04/21/bonita-eu/
Olá Chris!! Fiz o passeio virtual com vc. ^^ Achei interessante.
ResponderExcluirÓtima semana! Bjs
Kaku
Que demais, Chris! Adorei! Você fazendo esses passeios nos mata a curiosidade de locais que não fomos no Rio e mata a saudade dos que fomos.... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br
ResponderExcluirChris, que passeio incrível. Além da oportunidade de conhecer um cotidiano diferente, tem o Dona Marta em si, com localização privilegiada.
ResponderExcluirBeijos!
Chris! É muito saber que o Dona Marta está realmente pacificado e com projetos tão bacanas. Adorei o passeio! Beijo!
ResponderExcluirOi, Chris,
ResponderExcluirEu também curto este tipo de programa, que nos permite ver de perto regiões menos glamurosas de nossa cidade. Li recentemente o Abusado, do Caco Barcellos, que aborda o tráfico de drogas no morro Sta. Marta, então é muito bom ver também o outro lado da estória, né? rsrs.
Beijoca e bom dia!
Muito legal Chris!
ResponderExcluirTenho vontade de olhar o Rio por outro ângulo!
beijao
Lele
Amei!! Já tinha ido na Rocinha, mas não sabia que o da Dona Marta é bem mais legal... bjus
ResponderExcluirNa rocinha eu ainda não fui. Aliás, a única comunidade que eu já fui foi o Santa Marta. Tenho vontade de ir no Alemão também.
ExcluirQue passeio diferente e educativo!
ResponderExcluirAmei!
Beijos!
www.asosmamaenadia.com
#recantocomenta
Realmente a vista é lindíssima eu conheço o morro
ResponderExcluirjá fui algumas vezes lá e recomendo o passeio.
show !! beijinhos ♥
http://www.anjodmv.com/
Que passeio emocionante.
ResponderExcluirAdorei.
Bjks
www.makeviagem.blogspot.com.br
#recantocomenta
É uma outra realidade que eu conheço bem. A vista é linda.
ResponderExcluirbeijinhos
Oi Cris vc é muio cultural e eu adoro isso, aprendo muito aqui, eu adoro o Rio, mas as vezes em que fui não visitei nenhuma favela, mas quero muito ainda mais o Morron Santa Marta, comecei a ler o livro do Caco BArcelos e me apaixonei pela história.. gostei das câmeras que vc comprou para sua filha e aproveita mesmo que daqui a pouco ela quer so os paqueras e os amigos rsrs
ResponderExcluirEu e o Blog estamos de férias, volto em maio
bjs
Gélia
Cris, esse lado da nossa city eu não conheço. Mas já tô agitando com a galera da gente marcar um tour. O seu post me animou geral!
ResponderExcluirkisses
Q passeio lindo!
ResponderExcluirPor aqui trabalho na comunidade e vim dela tb é mt bom ver o crescimento e a cultura local. bjss
Minha favela é linda mesmo..
ResponderExcluirThiago Firmino
www.favelasantamartatour.blogspot.com
Minha favela é linda mesmo..
ResponderExcluirThiago Firmino
www.favelasantamartatour.blogspot.com
AH EU VOU QUERER IR LÁ ...QUEM SABE ENCONTROS FILHOS E NETOS DA ESTELA ......
ResponderExcluirTHIAGO FIRMINO ,SUA FAVELA É LINDAAAAAAA , COLORIDA ,APRAZÍVEL ..... TAMBÉM VOU LÁ ......
ResponderExcluir