"O objetivo desse grupo é proporcionar um ambiente para que estas mães se conheçam, se inspirem e se informem. A intenção é que a Coca-Cola dê uma ajuda para que a elas mesmas encontrem suas próprias ideias de felicidade, inspiradas na verdade que cada uma tem dentro de si. Afinal, a gente sabe que pra ser uma boa mãe não precisamos seguir regras. É isso que a gente quer discutir bastante nesse grupo com vocês".
Esse encontro que aconteceu no MAM, aqui no Rio, reuniu 50 mães. Foi ótimo encontrar e reencontrar tantas amigas virtuais, tivemos a oportunidade de trocarmos muitas ideias, experiências e informações.
O evento de um dia inteiro trouxe muita informação, novidades, diversão e pontos para refletir. Foi apresentado pela supersimpática Lorena Calábria, tivemos uma vivência muito interessante com o grupo Arte de Viver que trouxe a Terapia da Felicidade e a Terapia do Rio, alguns esclarecimentos sobre corantes e edulcorantes com a Doutora em Engenharia de Alimentos Maria Cecília Toledo e o inspirado Dr. Victor Matsudo falou sobre Balanço Energético, para finalizar a doce e descolada cantora Tiê fez uma apresentação para nós.
Bom, dentre todas essas atrações pra lá de interessantes a que mais me marcou e já me fez mudar alguns hábitos foi a do Dr. Victor Matsudo, médico do esporte e ortopedista, Diretor Científico do CELAFISCS, Coordenador do Programa Agita São Paulo e Consultor para a Área da Atividade Física da OMS.
Sempre simpático, espirituoso e divertido o Dr. Victor Matsudo nos apresentou uma realidade alarmante e chamou a atenção para o perigo do sedentarismo, também mostrou a relação direta deste com a obesidade e comprovou a importância de praticarmos atividade física para a nossa saúde.
Para minha surpresa praticar atividade física e deixar de ser sedentária não é tão difícil assim. Não precisamos ficar horas em uma academia como eu pensava.
Para não sermos considerados sedentários conforme o médico: "Crianças precisam de 13000 passos/dia ou 1 hora de atividades físicas por dia e adultos necessitam de 10000 passos/dia ou 30 minutos de atividades físicas!".
E esse tempo não precisa ser contínuo, pode ser acumulado. Ou seja, caminhar 10 minutos na ida para o trabalho, 10 minutos na hora do almoço e 10 minutos na volta, já está valendo. Assim fica bem mais fácil, né?
Outro alerta do Dr. Victor Matsudo foi: "Mãe e pai passam aos filhos mais do que cor dos olhos, passam hábitos, valores e exemplos".
Então, aqui eu parei de arrumar desculpas como falta de tempo, chuva, não tenho tênis adequado, etc... e já me coloquei em movimento.
Estou levando as minhas filhas nas atividades delas caminhando e sigo para o trabalho em passos largos. Nada de esticar o dedinho e pegar um táxi, nem ônibus. A cada uma hora eu me levanto para beber água e faço isso em outro andar, assim me obrigo a descer e subir escadas. Aliás, tenho usado muito mais essa opção. Nada de elevador se a quantidade de andares não for superior a cinco.
Na hora do lazer é bem mais fácil porque eu adoro caminhar e andar de bicicleta, adoro passeios ao ar livre. E o Rio nos ajuda muito nesse quesito, né? Temos diversas opções de lazer ao ar livre.
Além disso, tenho caminhado na esteira. Sabe aquele horário que eu ficava sentada, esparramada no sofá em frente à TV dando uma relaxada? Então, estou vendo a novela caminhando na esteira.
O melhor é que estou contando com a companhia da Sofia que fica pulando corda, brincando com a bola de pilates, dando cambalhota, treinando estrela, ou seja, se movimentando.
Gente, nesse dia eu nem percebi que caminhei por 1 hora e 15 minutos!
E quanto as minhas filhas? Tanto a Ana Luiza quanto a Sofia fazem exercícios físicos nas aulas de dança, sapateado, circo e street dance. Mas tenho percebido certa preguiça em relação a caminhar. Querem pegar táxi para todos os lugares e isso se deve ao meu exemplo. Cortei esse barato que sai caro! Vamos andando!
"Se seu filho for sedentário na infância muito provavelmente será um adulto sedentário."
Esse alerta me chamou muito a atenção porque eu fui uma criança muito ativa, que brincava na rua e não tinha jogos eletrônicos e acabei me tornando uma adulta sedentária (agora não mais!). Fiquei imaginando como serão as minhas filhas. Assim, estou estimulando mais ainda as atividades como andar de patins, skate, bicicleta e brincadeiras ao ar livre. Com a Sofia isso é fácil, ela adora. Já com a Ana Luiza, tá difícil. Tirar uma adolescente da frente do computador não é tarefa para os fracos não.
Nós pais da era da tecnologia temos que cuidar e estar muito atentos para que nossos filhos não fiquem
"Navegando no computador e boiando na vida"
Para quem quiser ler mais sobre a palestra do Dr. Victor Matsudo basta entrar nos links abaixo:
Adorei, Chris, não é mais anta, rsrsrsrsrs, eu adorei saber ´lá que já não era. Continuo indo e voltando da faculdade à pé, quando dá é claro. Sempre que posso faço tudo andando, mas as crianças tem uma preguiça incrível. Ontem fomos andando da Central até a Cinelândia, reclamaram horrores, mas não desisti, rsrsrs!! Grande bj!!! Adorei estar com vc no encontro!!!
ResponderExcluirOi querida,
ResponderExcluirCheguei até aqui através da Fernanda Reali lá no face.
Belo e instrutivo post.
Sou sedentária e sempre arrumo desculpas para não me movimentar, mas estou mudando isto.
deve ter sido um dia maravilhoso.
Bjs ecelente sábado.
Mana
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSuas postagens são sempre interessantes,parabéns o/
ResponderExcluirhttp://dienyladyy.blogspot.com.br/
http://dienylady.blogspot.com.br/
Esse encontro deve ter sido maravilhoso, que bom que vc saiu de lá com pensamentos mudados, essa sua iniciativa vai fazer bem para vc e para as meninas.
ResponderExcluirEstou formada em nutrição, sabe aquela historinha que diz que em casa de ferreiro espeto de pau? Exatamente isso, estou sedentaria, do tipo que inventa desculpas e deixa as atividades fisicas para começar numa segunda que nunca chega. O que não tem me feito nada bem. Qualquer escada que subo me deixa super cansada, ofegante.
Mas quero mudar isso, jogar a preguiça de lado.
BjoS
Adorei! ótimo eu tô com uma preguicinha de começar a caminhar... vou adiando, adiando... mas depois de ler seu post, acho que vou tentar começar a caminhar novamente! :)
ResponderExcluirbjos, gi e kids
www.kidsindoors.com
Chris, você é uma querida mesmo.
ResponderExcluirObrigado por citar meu texto, vou colocar seu link lá no post também.
Esse Dr é o CARA!
kkkkkk
Estou precisando de Agitol!
bejocas
Que legal isso, adorei, bem bacana!
ResponderExcluirwww.espacegirl.com
Atividade física é tudo. Eu, graças à Deus, sempre tive muito incentivo dos meus pais que sempre foram esportistas e eu pretendo passar isso pra frente um dia.
ResponderExcluirDepois que eu tive meu acidente de carro e tive que ficar de repouso por 4 meses e mais uns 2 sem fazer grande esforço físico, eu admito que estou meio sedentária e isso me desespera. Mas preciso me acalmar quanto à isso e esperar entrar pelo menos o primeiro salário do emprego novo pra poder pagar uma academia. Mas tudo vai se ajeitando. Minha casa é um sobrado então eu subo e desço escadas, eu limpo a casa sozinha, brinco com o cachorro e por aí vai. Então até que não estou tão mal quanto pareço hahahaha
Beijos, bom fim de semana!!!
Chris, que bom que essa palestra e esse encontro inspiraram tantas de nós. Que venham outros, igualmente agradáveis!!!
ResponderExcluirAli só tinha mulher inteligente, que sabe o que quer e o que é bom ;)
Beijos, queridona (e obrigada pelo link :)
Oi querida, um ótimo final de semana pra você!
ResponderExcluirPassando pra conferir teus posts dessa semana...e pra avisar que tem post novo lá no meu blog, com um vídeo ensinando como parar de procrastinar! Passa lá pra ver!
Um beijão!
www.asosmamaenadia.com
Oi Chris!
ResponderExcluirNossa, que experiência bacana você está compartilhando com a gente!!!
Dia desses eu estava observando as pessoas que trabalham comigo reclamarem da saúde, do sedentarismo e eu percebi que eles só vivem de carro para cima e para baixo e sempre almoçam no mesmo lugar só para não precisar caminhar um pouquinho! Pensando nisso eu percebi que mesmo sem querer já estava fazendo AF. Pela manhã pego a bicicleta e vou pedalando da minha casa até uma garagem próxima à rodoviária, lá eu deixo a bicicleta, pego meu ônibus, e quando chego no trabalho faço uma caminhada boa do terminal até a Universidade em que eu dou aulas. Depois faço isso na volta também e desse jeito acabo estando sempre em movimento!
Beijos e bom final de semana!
Sua postagem foi ótima para mim. Na infância, na adolescência e, quando lecionava, estava em constante movimento. Fui, aos poucos, usando carro para o trabalho, mas lá também me movia porque não tinha paciência para esperar elevador e utilizava as escadas. Agora, aposentada, preciso, urgentemente, adotar outra postura e fugir do sedentarismo. Saber que posso andar um pouquinho de cada vez (rss) me animou. Acreditava que, para obter os resultados esperados, havia que caminhar uns 30 minutos, direto. Bjs.
ResponderExcluirNosaaaaaaaaaa que dicaa maravilhosa
ResponderExcluirsuper curti mesmooo
ATEMÇAO: MENINAS LENBRANDO QUE QUEM SEGUIR MEU BLOG EU SIGO TODAS DE
VOLTA OK? É SO AVISAR NOS COMENTARIOS TA ?
ME SEGUI LA -------->http://janydebarros.blogspot.com.br/
Tudo relacionado com seu novo Projeto neh amiga,,,,,beijoss
ResponderExcluirSedentarismo até nos convida, parece que nos chama. Mas temos que combatê-lo! beijos, de volta, chica
ResponderExcluirAmiga eu te dou a maior força pra você ter sempre mais qualidade de vida. Tô precisando me inspirar em você e me exercitar mais.
ResponderExcluirbjs
Kita, passa aqui e me leva pra fazer as caminhadas.
ResponderExcluirÉ isso aí Chris!
ResponderExcluirMudanças de hábitos que são incorporados e mudam uma geração inteira!!!
Adorei relembrar a palestra lendo seu post.
beijao
Lele
Cris, tem um tempão q eu não passo por aqui e gostei de ver esse projeto evoluindo. Isso aí, manda bala! Não é impossível e eu quero te ver saradona. Cara, 7 cm a menos de abrriga é bom d+!
ResponderExcluirkisses
Eu tenho um podômetro, usava sempre, mas no dia que atendo na clínica é impossível fazer os 10.000 passos, tenho que ir para a esteira mesmo.Muito bacana, o evento deve ter sido show, imagino quanto conhecimento foi passado.
ResponderExcluirbjks, ótimo post
Chris eu estou acompanhando a sua determinação e já dá pra ver os efeitos da sua nova vida com mais exercícios. Eu também tô precisando me exercitar mais mas tem o meu joelho que dói muito. Preciso ir no ortopedista urgente.
ResponderExcluirbeijinhos
Oi Chris! Eu não sou totalmente sedentária por conta das atividades domésticas, mas sei que ainda não é o suficiente. O Italo adora se movimentar tb e será meu parceiro de caminhadas nesta nova fase. ;)
ResponderExcluirOi Chris!
ResponderExcluirEle disse tudo, nem sempre fazer uma atividade física quer dizer ir para a academia e sim fazer o que você gosta e se sinta bem,como caminhar, correr, andar de bike, nadar, dançar. O importante é agitar! rsr
Adorei o post!
Bjos
Tatty
http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/
Eu tô precisando me exercitar mais. Tô pensando em caminha todos os dias de manhã bem cedo. Isso faz muita diferença no nosso corpo e na nossa saúde.
ResponderExcluirOlá. Eu quero que você saiba que você pode ganhar $ 4000 com o mínimo de $ 300 depois de configurar seu investimento com a M-NET INVESTMENT COMPANY. A negociação de criptomoedas funciona como mágica e é a maneira mais rápida de ganhar em sua confortável casa e escritório.
ResponderExcluirObrigado pela sua compreensão .
Entre em contato para mais informações.
E-mail: mnetinvestmentcompany@gmail.com
Whatsapp: +15163602979
Obrigado .