quinta-feira, 10 de julho de 2014

9 dicas para visitar museus com crianças

Eu concordo plenamente com a chamada na capa da Revista Viajar Pelo Mundo do mês de junho.




Acredito que o hábito de frequentar museus traz um enorme diferencial na formação cultural das pessoas. Acredito que esse hábito se cultivado desde a infância pode ser muito rico. E para isso procuro fazer da ida ao museu um programa tão interessante quanto ir ao cinema, ao teatro ou a um parque. Os museus são uma ótima oportunidade para embarcar em aventuras surpreendentes e fantásticas. E para que essas visitas se tornem mais interessantes para as crianças sigo algumas dicas próprias:

- Procurar exposições que ofereçam algum atrativo para a idade da criança. As exposições que possuem obras interativas sempre chamam a atenção da criançada. Em alguns museus as exposições permanentes já são bem interessantes, como no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por exemplo. Meteoritos, múmias, animais gigantes e dinossauros já habitam o imaginário da criançada.







- Conversar com a criança sobre a exposição que ela está indo ver, sobre o museu que está indo visitar. Aguçar a curiosidade dela, antes de chegar ao local.

- Procurar algumas imagens das peças que estarão exibidas no museu para quando chegar lá a criança identificar. Pode-se obter essas imagens na Internet ou nas lojinhas de souvenires existentes nos próprios museus. Garanto que essa brincadeira vai instigar muito a curiosidade da criança.

- Planejar a visita conforme a idade e o interesse da criança. Se o museu for muito grande não tenha a expectativa de fazer toda a visitação com a criança. Selecione as áreas de interesse e prepare o percurso para evitar idas e vindas. Se a criança, por exemplo, adora animais, selecione as áreas que abordem esse tema.

- Verificar se o museu oferece algum programa específico para crianças como visitas guiadas, oficinas voltadas para a temática da exposição, etc.

- Respeitar o tempo e o interesse da criança por cada peça. Algumas obras vão despertar mais o interesse e nelas as crianças vão levar mais tempo observando. Não tenha pressa. Outras obras não serão tão interessantes do ponto de vista infantil. Não tem problema passar batido.

- Deixar a criança fotografar o passeio e as obras. Hoje temos várias opções que possibilitam a criança a fotografar. O próprio celular ou uma máquina fotográfica velha. A criança fica entretida um bom tempo em cada peça registrando-a sob o ponto de vista dela. O resultado é muito interessante.




- Levar folhas e canetinhas para a criança desenhar as obras que mais interessar. É uma ótima opção para atrair a atenção e descansar. Não se importe se a criança sentar no chão para isso. O importante é ela se sentir à vontade no museu, desde que respeite a observação dos outros.




- Conversar com a criança, após a visita, sobre as obras, qual ela mais gostou, o que sentiu, o que imaginou, etc. Se possível faça alguma brincadeira em casa relacionada à visita, como um desenho ou uma reciclagem fazendo a réplica de alguma escultura, são alguns exemplos.

A matéria na revista trouxe alguns museus "de adulto" pelo mundo para serem visitados com as crianças e algumas dicas reforçam as que já citei e acrescenta outras.


Vejam as dicas da revista no detalhe.

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

10 comentários:

  1. Adorei as dicas, Chris! Sabe q nessas férias nós fomos no museu do índio em campo grande ms, e fiquei preocupada se os meninos não iriram reclamar, se entediar.. para minha surpresa eles encheram o guia de perguntas, coisas que eu jamais pensaria em perguntar rs, essas crianças sempre nos surpreendendo, mas acho que tudo depende se o assunto interessa pra eles né? Adorei a dica do papel e canetinha! beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Também acho que devemos incentivar a visita a museus desde cedo. Devo passar uns dias do meu recesso no Rio e vou dar uma lida nos seus posts para ter ideias de museus para visitar ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chris.

    Eu também adoro fazer passeios culturais com o meu filho.
    Ele só tem 4 anos, mas já conheceu vários museus.

    Hoje por coincidência publiquei no meu blog um post dos #9 Melhores Passeios com Crianças em São Paulo, incluindo locais com muita diversão e outros que unem diversão e cultura.

    Adorei o seu post.

    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    Maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa Chris, que sintonia!
    Fiz hoje um post sobre museus também!!
    http://www.eueleeascriancas.com.br/2014/07/museus-para-ir-com-criancas.html

    Adorei suas dicas!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
  5. É legal mesmo!! E tem exposições que são próprias para as crianças. Assim, elas podem ir se familiarizando, né? Bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Chris desde que nos conhecemos você sempre foi muito zelosa em preparar suas filhas para o mundo e estar com elas e apresentar o que há de melhor em cultura é realmente tudo! Parabéns amiga.
    bj Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você sim pode falar sobre visitas á museus com crianças, fiquei pasma com a sua "listinha por onde já foi".
    Como não moro em uma cidade turística, opções, inclusive de museus é bem pqna.

    Bjo grande pra vcs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu post! Concordo plenamente, a educação está nas mãos dos adultos, a criança absorve tudo que passamos para ela, seja as palavras carinhosas, emoção, sentimento, educação, tudo! Por mim EU não saia do teatro, pena que no Brasil tudo que se refere a cultura é caro.
    Ótimo post amiga. Como sempre! :3
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Chris ótimo post e as dicas maravilhosas , incentivar a criança a cultura é maravilhoso. Museus adoro preciso so de mais tempo para levar as crianças. beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo