quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Inglês para crianças, quando começar?


Na semana passada eu tive uma manhã muito especial. Eu falo sempre do quanto eu gosto de fazer algo diferente, totalmente fora da minha rotina, aprender coisas novas, observar pontos de vistas diferentes, rever os meus conceitos e conhecer pessoas de áreas de interesses distintas. Tudo isso é muito enriquecedor e renovador.

Então, foi assim a minha manhã na escola de educação infantil Tic TicTac, com a equipe da Master Mídia, para conhecer melhor o método Learning Fun, curso de inglês especializado para crianças.



Eu assisti às aulas em três turmas de três níveis diferentes. Uma delícia! A turminha de cinco anos, do nível Learning Fun, era muito compenetrada e animada. Também, eles cantam bastante, brincam e trabalham com assuntos do dia a dia das crianças. E a cada aula um aluno, por ordem alfabética, é o helper da teacher e fica todo orgulhoso disso.



Um ponto que eu achei superinteressante é o trabalho com objetos para fixar o vocabulário sem precisar de tradução. Cada vez que é apresentada uma palavra que as crianças já conhecem o objeto é apenas mostrado, mas quando é uma palavra nova esse objeto passa de mão em mão. E eu pude presenciar a palavra flower. Uma flor passou de mão em mão e cada criança pegava, cheirava, sentia, experimentava concretamente a palavra. Foi lindo quando um menino pegou a flor, cheirou e disse que tinha cheiro da casa da avó. Essa aula, com certeza, vai ficar na memória dele pra sempre. E na minha também.

A turma de quatro anos, do nível Special Books, era muito engraçada, divertida e fazia as atividades com bastante empolgação. Gente, eu me diverti muito com eles trabalhando as atitudes que devem ter em sala como: não empurrar os amigos, pedir licença pra sair da sala, andar em fila e sem correr, etc.

A turma de três anos, do First Step, era uma fofura à parte, todos serelepes trabalhando, ou melhor, brincando e aprendendo sobre os animais. Gente, pura diversão pra eles e pra mim que estava assistindo.






Após o término da aula de inglês, que acontece duas vezes por semana, as crianças almoçam em inglês e assistem a um filminho, pra relaxar, em inglês.

Quando as minhas filhas estavam nessa idade eu avaliei se optaria por um método bilíngue, se iria colocar no inglês desde cedo ou não, busquei informação em diversas fontes e na época não optei pelo método bilíngue por que:

- não tinha nenhuma creche nesse formato perto da minha casa,
- conforme as informações que eu tive acesso isso não faria muita diferença na primeira infância,
- eu não queira lotar as minhas filhas de atividades, queria que elas tivessem muito tempo pra brincar.

Mas quando a Ana Luiza estava com quatro anos ela quis fazer a aula de inglês na creche (não era bilíngue, mas tinha inglês para as crianças duas vezes por semana). Como para a Ana Luiza essa aula era uma brincadeira e um momento de estar brincando com as outras crianças, eu decidi que ela faria a aula. E assim foi.

Já a Sofia, que estudou na mesma creche, não quis fazer o inglês porque preferia ficar mais tempo em casa brincando. Ressalto aqui que a decisão não foi delas. Foi minha e do marido, com base no sentimento delas e nas informações que tínhamos: não faria diferença na formação delas, e nos nossos valores.

Bom, hoje com o passar do tempo, com a oportunidade de observar as duas decisões: uma filha teve o contato com outra língua mais cedo e a outra não, com mais informações e estudos sobre os benefícios do bilinguismo e percebendo que a “aula de inglês” pode ser uma grande brincadeira, eu faria diferente.

Essa manhã de aprendizado, diversão, muita babação por aquelas crianças falantes e revisão dos meus conceitos terminou em um almoço descontraído e eu trouxe pra casa o BB Bear (Big Brown Bear), mascote da Learning Fun. Uma fofura que a Sofia amou.



Eu sei que nesse dia eu aprendi muito brincando e me relacionando.

Duas curiosidades:
- O nome Learning Fun teve inspiração em um cantinho do Museu da Criança de Boston.
- Enquanto eu observava as aulas fiquei imaginando a Ana Luiza ali como teacher daquelas crianças. Quando cheguei em casa até conversei com ela sobre isso. O inglês ainda cria mais essa oportunidade.

* Este post não é um publieditorial. Eu tive a oportunidade de ser apresentada a este método e rever o meu ponto de vista sobre o assunto.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

23 comentários:

  1. Nina está numa escola que oferece inglês a partir dos 3 aninhos. e, por coincidência, é a Learning Fun.
    fico feliz de saber que é recomendada e você gostou!
    Acho que quanto antes eles aprendem melhor. Sempre tive muita dificuldade em aprender, porque não comecei cedo, por oportunidades e tal. Mas com a Nina, tem certas cosias que quero iniciar super cedo pra dar certo.
    bjoka!

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem uma escola que o método de ensino é canadense, sou doida para colocar Liam por que lá na verdade o inglês é ensinado como se fosse uma lingua natural do dia a dia, mas vai saber o preço T-T

    Se eu não tiver condições de colocar lá, acho que vou ver uma escola que ofereça inglês da forma mais natural possível, sem forçar demais sabe?

    Legal conhecer esse material, aqui como ainda não fui olhar as escolas não sei onde oferecem! :/

    ResponderExcluir
  3. Chris,

    Que coisa boa essa escola.
    Eu acho super importante aprender idiomas desde pequeno. Crianças aprendem mais rápido.
    Em um sistema de aprendizagem bom, com boa didática, vale a pena investir.
    Aqui na Espanha, as crianças tem inglês desde os 3 anos na escola e a partir dos 10 tem também o francês. Quando chegamos, isso já faz 4 anos, foi um baque.Além do castelhano que tiveram que aprender sim ou sim, o Daniel que tinha 8 anos na época e nunca tinha estudado inglês, teve que aprender o idioma e já bem avançado. Eu me preocupei, mas crianças são como esponjas, absorvem tudo rapidinho, ele aprovou e com nota boa. Esse ano mudou de colégio e tinha que escolher se queria a educação bilíngue, eu deixei prá ele essa decisão.Nas classes bilingues,a matemática e história são em inglês também.Ele disse que não, que talvez no próximo ano.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito importante , a criança já cresce sabendo !

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que tudo depende do que a criança gosta, e isso cabe aos pais avaliar, não adianta forçar a criança a fazer algo, porque por mais que o método seja excelente, ela não vai se empenhar e ainda pode acabar pegando mais raiva da tal atividade. Em casa, eu ofereço as opções para Lara, que está com 5 anos, pois na escola dela ela tem inglês, judô, informática, futebol e Ballet, como opcionais, e ela optou por deixar de lado apenas o futebol, por isso sei que ela se aplica bastante, pois é algo que ela pode escolher fazer e ainda por cima adora!
    Aii eu amei esse ursinho, também quero!!! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Na escola da Luma já tem a partir do maternal 2 e ela gosta muito .. aprendem brincando com joguinhos, filmes etc .. ela volta pra casa .. dizendo .. cores etc em inglês .. muito fofo .. heheh

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis fazer o cursinho de inglês mais é o preço que atrapalha ! Adorei seu post e o ursinho uma fofura ! Bjs

    ResponderExcluir
  8. O ensino bilingue já é uma realidade em muitas escolas de SP. A dos meus vai começar a implantar em breve e agora que voltamos de viagem a Isa disse que quer voltar sabendo entender melhor os teatros e falas dos personagens.
    E eu ja voltei a estudar tb... desenferrujar e manter um nivel legal de ingles é muito bom para tudo
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lelê, aqui no Rio ainda são muito poucoas escolas com ensino bilingue. Soube que em São Paulo 30% das escolas já optaram por essa alternativa.
      beijos

      Excluir
  9. Eu acho super importante pode apresentar as crianças uma segunda língua, uma pena que na escola do Samuel só tem Inglês a partir dos 6 anos. Como a nossa realidade é outra vamos aguardar. Adorei o método e com certeza se na minha cidade tivesse uma unidade também apoiaria o início desde cedo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Acho super importante, e com certeza meus filhotes quando eu tiver é claro rsrs' vão estudar inglês desde pequenos!

    Beijocas
    Jeeh

    ResponderExcluir
  11. Chris, a gente faz opções para os filhos buscando sempre o melhor, mas concordo que é melhor eles estudarem desde bem pequenos, eles tem mais facilidade em aprender, e tudo pode ser bem didático de forma lúdica né mesmo?! Os meus aprenderam tbm desde o pré, e hoje é tudo muito natural para eles. Assistem filmes e escutam músicas compreendendo com maior facilidade cada palavra que escutam. Ótimo método de ensino da Tic tic tac ;) Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. na escolinha dos meus tbm nao tem aula de ingles mas pretendo pro ela qdo estiver aprendendo a escrever... mas achei mto bacana o jeito deles ensinarem beijos
    www.marianabeira.com

    ResponderExcluir
  13. Eu acho acima de 4 anos, uma idade boa e ideal para começar... Antes dos 4 anos, acho eles muito pequenos, mas a proposta é bacana.
    Pretendo investir no inglês do meu filho, desde cedo...
    Adorei o post.
    Bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  14. Quando o Rafa for maior vou colocar ele para fazer aulas de inglês
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que bom, é muito importante e muito mais fácil aprender inglês ainda pequeno, bjss

    ResponderExcluir
  16. Chris muito interessante o sistema de ensino deles em mostrar o objeto assim a criança já grava . Adorei o masquote eu acho que inglês é fundamental ainda mais hoje em dia, mas tem crianças que realmente não gostam. Precisamos incentivar desde cedo . beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  17. Chris, fiquei doida pra ir, mas infelizmente não dá. Queria morar mais perto... =/
    Adorei a proposta do curso!
    English is so good! =D

    ResponderExcluir
  18. Minha filha estuda numa escola bilingue e tem contato com o inglês desde os dois anos e vejo a facilidade que ela tem em aprender músicas estrangeiras apenas ouvindo, e isso é sensacional ...

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  19. Amiga... que post apaixonante... estar num lugar assim faz toda a diferença do que as aulas "obrigatórias" de inglês que eu frequentava na adolescência, o método é fascinante adorei conhecer e saber suas impressões, bjss

    ResponderExcluir
  20. Agora a gente sabe que quanto mais cedo as crianças aprenderem línguas, é melhor.

    ResponderExcluir
  21. Você está muito bonita na foto. Bem legal esse post.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo