terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mousse de Chocolate das Antigas

O post da Lia Agio, no Tacho da Pepa, “Mousse chocolático de chocolate” lembrou-me de uma receita de mousse de chocolate das antigas. Uma receita que eu aprendi com uma amiga quando eu tinha 10 anos, idade que a Sofia tem hoje. Essa minha amiga, que o pai cozinhava maravilhosamente bem, me contou, na época, que a receita era de uma loja de doce de Paquetá.

Histórias à parte, essa mousse de chocolate fez parte da minha infância e início da adolescência. Uma tigela cheia dessa delícia estava sempre presente, feita por mim, nas festas, almoços ou jantares especiais. Não me lembro bem quando ela caiu no meu esquecimento. Só sei que nunca mais a fiz. Tanto que as minhas filhas ainda não tinham experimentado a tal mousse da minha infância.

Outro dia, durante o workshop funcional que fiz com a Nanda Carneiro, ela utilizou praticamente a mesma receita, mas com as substituições de alguns ingredientes para torná-la funcional. Assim, mais uma vez as memórias da mousse de chocolate da minha infância vieram à tona. Neste final de semana eu resolvi fazer com a Sofia.



mousse de chocolate


O que utilizamos:

- 4 ovos;
- 4 colheres de sopa de açúcar;
- 4 gotas de baunilha;
- 100 g de manteiga sem sal;
- 100 g de chocolate em pó (usamos o chocolate em barra, mas a mousse ficou meio clarinha. Na minha época usava o chocolate Bhering).


Como fizemos:

Em uma panela colocamos a manteiga e o chocolate e misturamos em fogo baixo. Como usamos o chocolate em barra, fizemos isso em banho-maria. E reservamos. É importante começar por essa parte para dar tempo da mistura esfriar um pouco.

Separamos as claras e batemos em neve em ponto de suspiro. Tem que ficar bem durinho, do tipo que não cai quando viramos o bowl. Essa foi a parte que a Sofia mais gostou: verificar se as claras estavam bem batidas virando o bowl sobre a minha cabeça.

Em outra tigela batemos os ovos, o açúcar e a baunilha até ficar um creme homogêneo e bem claro.

Misturamos a gemada com as claras sempre batendo e acrescentamos o chocolate derretido.


Levamos à geladeira por 24 horas. É dureza esperar tanto tempo para comer essa gordice deliciosa, mas vale a pena.

Receita de mousse de chocolate

Vale a pena também conferir as receitas da Nanda e da Lia clicando nos links abaixo:

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Uau! Amei essa receita. Esse final de semana mesmo estava comentando que fazia tempos que não comia um mousse de chocolate das antigas, dos gostosos mesmo! E essa sua receita me fez lembrar o que minha avó fazia. Vou tentar fazer esse final de semana! Amei.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Querida Chris
    Nunca me ocorreu deitar baunilha na mousse! Obrigada pela sugestão.
    Costumo ditar um cheirinho de uma bebida alcoólica branca ou então...café,mas só uma colher das de chá e quando é só para adultos.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo