Conforme contei no post Passeio Escolar - Primeira Viagem, a Sofia foi conhecer a Fazenda Ponte Alta, no Vale do Paraíba, e além de receber as informações passadas pela escola, claro que fui pesquisar um pouco sobre a fazenda.
A Fazenda Ponte Alta fica na Rota Histórica do Café entre São Paulo e Rio de Janeiro, mais precisamente em Barra do Piraí. Nós já estivemos em alguns hotéis fazenda pela região e tenho muita vontade de voltar e conhecer outros. Esta matéria da Viagem Turismo traz nove fazendas de café que se tornaram hotéis e uma delas é a Fazenda Ponte Alta.
Foto da matéria da Viagem Turismo
O primeiro proprietário da Fazenda Ponte Alta foi José Luiz Gomes, futuro Barão de Mambucaba, que fundou a Fazenda por volta de 1830. Antiguinha!
Após a sua morte a fazenda passou nas mães de alguns proprietários até que em 1960 foi adquirida por Nellie Pascoli. Além de recuperar o antigo moinho de pilões de café da Fazenda, ela por ser apreciadora da arte brasileira, mobiliou a casa sede com peças dos séculos XVIII e XIX. Atualmente a Fazenda Ponte Alta tem no Turismo Cultural e Pedagógico como um dos pontos fortes de suas atividades.
Os objetivos do passeio da Sofia foram:
- Conhecer a história dos Barões do Café, através de dramatização. Quem visita a Fazenda Ponte Alta é recepcionado por pessoas caracterizadas como os barões e baronesas do café. Os visitantes são acompanhados por um desses personagens que mostra os detalhes da decoração e uma representação de como os barões viviam.
No passeio pedagógico as crianças tiveram a oportunidade de alugar roupas antigas, se vestirem a caráter e vivenciarem um baile por algum tempo.
A área do museu mostra alguns objetos e costumes da época. O post "Fazenda Ponte Alta - Rio de Janeiro", no blog "Edna Medici Fotografia", tem fotos lindas. Vale a pena dar uma olhada.
- Conhecer as construções da época.
O passeio pela fazenda mostra bem como eram as grandes construções e o estilo da época.
- Observar o relevo, clima e vegetação.
Na caminhada ecológica eles puderam ter contato com a natureza local.
Tinha verde a perder de vista.
- Conhecer e conversar com membros do Quilombo São José da Serra.
Lá as crianças conversaram com os moradores, ficaram mais próximas do modo de vida deles,
ouviram histórias, cantaram, jogaram capoeira e conheceram um pouco do artesanato.
ouviram histórias, cantaram, jogaram capoeira e conheceram um pouco do artesanato.
E teve muita brincadeira na área de lazer do hotel.
Viajei na viagem da Sofia e fiquei louca de vontade de fazer a visita à Fazenda Ponte Alta.
PS: As fotos deste post foram fornecidas pelo "Espaço e Vida - Viagens Culturais" durante o passeio das crianças.
Veja também o post sobre a Fazenda do Paraízo, outra fazenda superbem preservada no Vale do Café, no blog Viajar hei.
PS: As fotos deste post foram fornecidas pelo "Espaço e Vida - Viagens Culturais" durante o passeio das crianças.
Veja também o post sobre a Fazenda do Paraízo, outra fazenda superbem preservada no Vale do Café, no blog Viajar hei.
Oi Chris, realmente conhecer essas fazendas históricas do Vale do Café é uma volta no tempo, adorei saber que existem fazendas que fazem esses passeios pedagógicos, vou dar a ideia para a escola do meu filhote, além de se divertirem, aprendem sobre história do nosso país. Abraços e obrigada pelo link!
ResponderExcluirPatricia Tayão.
www.viajarhei.com