No último final de semana, a Sofia fez a sua primeira viagem com a escola e também a primeira viagem sem pai nem mãe. Muita emoção junta, né? Mas claro que ela tirou de letra. E eu como, além de ser relativamente tranquila em relação aos passeios escolares, já tenho experiência nisso, afinal já passei por essa etapa com a Ana Luiza, tirei quase de letra.
Quase de letra... adianta um pouco sim a experiência, o fato de já ter passado por isso com a filha mais velha, de já ter ido me acostumando com os passeios menores que foram aumentando a distância e o tempo gradativamente, mas o coração de mãe fica com saudades, fica apreensivo, fica louco por notícias.
Nessas horas eu mais uma vez agradeço ser mãe em épocas de modernidade tecnológica, de redes sociais e de mensagens instantâneas, mesmo eu tendo a percepção que esse mundo obcecado pelo instantâneo reduziu consideravelmente a minha tolerância pela espera (taí um assunto bom para escrever), porque ao receber notícias e fotos bate aquela alegria ao ver que a filha está feliz.
Eu quero ver quem acha a Sofia na foto abaixo. Difícil, né? Mas olho de mãe tem mira certeira, acha fácil. Só uma dica: ela está com a sacola do Inventando com a Mamãe no colo.
Aquela vontade de estar junto, acompanhando, vendo tudo o que a filha está vivendo, é brevemente satisfeita quando chegam imagens avisando que as crianças acabaram de visitar uma cozinha comunitária. Mas cadê a Sofia bem ali na porta?
E quando o primeiro lote de fotos da viagem da filha é liberado pela organização? Aí você vai passando foto a foto e nada da filhota aparecer? E de repente ela surge na última foto e de costas? Alívio! Felicidade! Vontade de apertar, beijar e cheirar.
Vontade de estar ali naquela roda, de mãos dadas, conhecendo junto e conversando com os membros do Quilombo São José.
Mas temos que deixar os filhos crescerem, conquistarem seus espaços, criarem as suas próprias histórias, confiar no vínculo que criamos e na potência da intimidade que temos na nossa relação, e esperar o retorno. Porque eles voltam, e voltam com mais experiências em suas bagagens. E felizes!
Nessa viagem à Fazenda Ponte Alta, no Vale do Paraíba, a Sofia levou uma almofada, feita pela Marion e sua família de criativos, para customizar com o tema fazenda. Eu achei uma ótima ideia para ela ter algo que desse o aconchego de casa, um toque pessoal e familiar, e ainda trazer como recordação. Ela usou a almofada para dormir no ônibus, abraçar durante a noite e os amigos que estiveram nessa aventura com ela deixaram ali seus registros. Uma linda recordação!
Gostamos tanto da ideia da almofada da Criações em Família que presenteamos uma amiguinha que é nova na escola, entrou agora no segundo semestre. Assim, a almofada, serviu para estreitar os laços com os novos amigos e para ela se sentir mais bem recebida. A Julia pintou a almofada durante a viagem junto com os novos amigos. Ficou linda!
Passeio escolar, você autoriza? Eu falei desse assunto neste post lá no Recanto das Mamães Blogueiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário