sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Fiz pobrice por aí e sou muito feliz



Durante a minha fase de amamentação eu nunca me dei conta dessa questão toda em torno das mães amamentarem em lugares públicos. Amamentei em todo lugar. As minhas filhas pediam e eu dava. Simples assim.

Para mim sempre foi algo tão natural, bem difícil no início (depois eu conto a minha saga inicial), que eu nunca pensei que alguém pudesse fazer cara feia para isso. Na verdade, eu comecei a me tocar com a possibilidade de algumas pessoas se incomodarem com a amamentação em público através das redes sociais e dos movimentos como os Mamaços.

Pensando sobre o porquê essa rejeição ao ato de amamentar passou despercebida por mim. Será que antes das redes sociais essa rejeição ao ato de amamentar existia, mas não tomava grandes proporções? Ou será que eu é que não estava presente nas redes para ter esse insight? Será que sou positiva demais e realmente não enxerguei algum olhar atravessado?

Mas uma coisa eu tenho certeza: pouco me importava para o que os outros estavam pensando. Enquanto amamentava eu me sentia tão plena, tão realizada, tão concentrada naquele momento para não perder nenhuma emoção que realmente eu nem me dava conta de quem estava ao meu redor. Aqueles instantes de amor profundo eram tão importantes que o entorno fica pequeno. Os sentimentos envolvidos no ato de amamentar eram tão profundos que qualquer outro sentimento externo se tornava raso. Talvez esteja aí o motivo da minha “alienação” em relação a um possível problema com o meu ato de amamentar em público.

Nessa semana com a história da #pobrefazendopobrice e toda a manifestação nas redes foi impossível não me relembrar dos muitos momentos que fiz #pobrice. Esses foram justamente os momentos em que me senti mais rica. Fui rica em casa, fui rica na rua, fui rica sozinha com as minhas filhas, fui rica cercada de amigos, fui rica andando no Jardim Botânico, fui rica caminhando no Shopping (sim, amamentei passeando no Shopping e tenho essa cena muito viva em minha mente), fui rica na praia, fui rica na piscina (que delícia amamentar sentada no raso da piscina, em uma manhã de sol, com parte do corpinho da minha filha dentro da água. Que sensação rica de sentimentos e emoções!), fui rica na minha cidade, fui rica viajando por aí, fui rica dentro de museu, fui rica dentro de igreja. Ou melhor, sou rica por ter tido a experiência da amamentação. Sou rica por ter essas lembranças, essas memórias. Sou rica por ter vivido esse amor.




Vendo a movimentação da hashtag #pobrefazendopobrice eu só consigo ver 
“Mãe que AMAmENtAÇÃO”.










A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

5 comentários:

  1. Chris,
    Vi o que o post da polêmica gerada por essa tag que fiquei com nojo dessa garota. E o pior é que tem várias coitadas no mundo com esse pensamento tosco. Acho a coisa mais linda do mundo mãe que amamenta suas proles em todos os locais, sem medo, sem vergonha. Tem ato mais nobre e cheio de amor que esse? Não sei e com certeza não tem. Lindas as suas fotos fazendo pobrice por aí!
    Beijos grandes
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Chrys, também amamentava minha filha sempre que ela tinha fome, em qualquer lugar.
    Ninguém nunca falou nada, mas via o olhar de incômodo e desaprovação de minha cunhada quando amamentava na frente de outras pessoas.
    Nunca parei, o bem estar da minha filha estava em primeiro lugar.

    No pais que durante o carnaval desfilam mulheres semi nuas, uma mãe não pode mostrar os seios para amamentar !? Como assim?!

    Bju

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris, eu qd li o que aquela COITADA escreveu me senti tão revoltada! Cm pode um ser humano pensar daquela maneira!
    Eu sempre fui a favor da livre demanda, sempre que Arthur pedia, eu dava, simples assim!
    Eu na maioria das vezes eu cobria parcialmente o seio, não pq achasse vergonhoso, mas pq sou tímida! Mas na casa de amigos, de familiares, em lugares q me sentia a vontade? Era com a 'teta' pra fora msm, algo mt natural... segunda feira completaremos 15 dias de desmame, ou seja, Arthur mamou 1 ano e 2 meses. Desmamei pq ele estava totalmente dependente, acordava N vezes na madrugada e mts vezes n qria nenhum outro alimento além do leite materno.
    Mas agradeço a Deus por ter me dado condições de amamentar meu gorducho por td esse tempo!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Chris, parece que eu sou uma alienada das redes sociais rsrs Não vi a pobrice e muita gente me disse "como, você não viu????" como se eu fosse um ET por não ter visto.

    Ahh eu amamentei, não tanto quanto gostaria, tive meus problemas. Não sou contra ser em público, porque se for assim a gente nunca mais sai de casa. Mas como a outra leitora que comentou, sou tímida e sempre cobri com um xale, pensando em preservar esse momento de intimidade.

    As pessoas são hipócritas, como se fosse feio amamentar mas não fosse usar um decote que mostra tudo. Precisamos parar com isso. Chato.

    Cada uma faz como acha melhor. Hoje em dia tudo gera polêmica e as pessoas se acham no direito de dar suas opiniões, mesmo sobre o que não seria preciso. Então pra mim, não vale a pena o incômodo de ficar discutindo.

    beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Como as pessoas são influênciadas pelas modas! Eu amamentei durante 3 anos e 3 meses e sinto-me orgulhosa por isso. Tenho um filho saudavel!
    Quando as modelos aparecem nuas ou quase ninguém critica, admiram o corpo e sei lá mais o quê!
    Afinal qual é a verdadeira finalidade dos seios da mulher? É para amamentar o filho! E não para colocarem as suas fotos em calendários destinados ao sexo masculino!
    E viva a ignorância de seguir modas e tendências!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo