domingo, 28 de fevereiro de 2016

Um Rio de Refúgios: Capela Nossa Senhora da Cabeça


Como cantou Djavan na canção "Delírio dos Mortais", "Rio / Pra delírio dos mortais / Pedras monumentais / Combinaram aqui / Um encontro colossal" e Tom Jobim no conhecidíssimo "Samba do Avião", "Rio de sol, de céu, de mar", a Cidade Maravilhosa é linda pelo seu contorno, suas praias, sua vegetação, seu povo, algumas cachoeiras, seu samba e pontos turísticos com interferências humanas perfeitas, como o Pão de Açúcar (colocar aquele bondinho ali ligando os dois morros foi perfeito) e o Cristo Redentor que complementou perfeitamente com o topo do Morro do Mucambo.

Mais o Rio me encanta com seus refúgios, seus cantos ainda não conhecidos, suas histórias pouco estudadas e a possibilidade de me surpreender a qualquer momento com uma novidade. 

Foi assim ao folhear o livro "Meu Livro do Rio" de Luiz André Alzer e Bruno Drummond, este último conhecido nosso da coluna "Gente Fina" da Revista O Globo e do blog "Anotando Gente", e chegar na sessão "Lugares incríveis que eu preciso mostrar que visitei" e me deparar com essa charmosa Capela Nossa Senhora da Cabeça, que eu nem sonhava que existia ali naquele bairro que eu já frequentei muito, naquela rua que eu já passei milhares de vezes, após aquele portão azul que eu nunca me dei conta que estava ali.


Na primeira oportunidade que tive, não pude deixar de ir lá conferir esse refúgio no meio da mata.


Cheio de surpresas singelas.


Um visual incrível na chegada.


E na saída, em uma pequena brecha entre a vegetação, podemos avistar a Lagoa ao fundo.



Lá em cima, depois de caminhar por uma pequena trilha de aproximadamente 300 metros começamos a avistar entre árvores de todos os tipos a pequena construção no final do caminho.


A sensação ao ver a capela entre a mata, longe do barulho dos carros é de volta ao tempo, viagem a uma época que não vivemos, mas que podemos imaginar e nos sentir em pleno século XVII.

A capela, apesar de ter passado por algumas reformas ao longo dos anos, manteve suas características originais e, por isso, é tida como um exemplar da arquitetura do período colonial.


Atualmente a capela não fica aberta para visitação ao seu interior. Uma pena! Eu fiquei curiosa para ver o pequeno altar e saber como é o interior. Mas busquei na internet e encontrei a imagem abaixo no blog "Revista Pulso", no post "Recanto escondido: capela Nossa Senhora da Cabeça".




O meu foco da visita foi a capela e somente na saída me atentei para o local onde ela está localizada, a Casa Maternal Mello Mattos, um terreno com muita história para contar. Vou voltar lá para ter mais histórias para contar,

A capela fica na Rua Faro, 80 e pode ser visitada no seu exterior, de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h30. Basta chegar no portão azul e se identificar. Pode entrar com o carro até a Casa Maternal Mello Mattos e depois seguir caminhando. Contato pelo telefone (21) 2512-5565.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

7 comentários:

  1. Que capela linda Cris. Em casa, temos a imagem de Nossa Senhora da Cabeça que a minha avó deu para minha mãe.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar mais lindo Chris!
    Lindo mesmo

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lugar incrível Chris, o Rio tem tantos lugares lindos e esse acabou de entrar para a minha lista de "Quero conhecer".

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  5. Que post cheio de amor, que capela mais linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lugar calmo...tranquilo!!
      O Rio tem lugares que a gente vai descobrindo aos poucos!!!
      Bjs

      Excluir
  6. Encantada com essa capela! Simplesmente linda! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo