sexta-feira, 23 de junho de 2017

Mostra Aedes Aegypti com atividades interativas e tecnologia


Se tem um lugar que eu sempre estou de olho na programação é a Casa da Ciência da UFRJ, ali bem em frente a lateral do Rio Sul e ao lado do antigo Canecão.

As exposição que acontecem lá são sempre muito interessantes, educativas e bem apresentadas. Normalmente são guiadas por alunos da própria UFRJ que fazem a monitoria com dedicação, interesse e disposição.

Na semana passada inaugurou mais uma mostra bem legal. Além do assunto ser importante de ser apresentado, a mostra está cheia de atividades interativas e usando tecnologia de ponta para atrair o visitante, principalmente a criançada.

Exposição Aedes na Casa da Ciência


A exposição "Aedes: que mosquito é esse?" é uma parceria entre a Fiocruz e a Sanofi e é apresentada em seis módulos que trazem informações sobre esse danado desse mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.

Já na entrada a escultura gigante de um mosquito fêmea chama a atenção.

Exposição Aedes na Casa da Ciência

Com uma lupa gigante as crianças podem observar partes do mosquito. É só apontar a lupa em determinadas áreas que a imagem em detalhes com textos, imagens e animações, é exibida na tela fundo, enquanto a monitora atenciosa dá explicações. É que a escultura criada pelo artista plástico Ricardo Fernandes, a em sensores que projetam as informações na tela sempre que a lupa é aproximada.


Exposição Aedes na Casa da Ciência


Outro módulo disputado pelas crianças é o jogo "Detetive da Dengue". O jogo está disponível em uma bancada com alguns Tablets onde o objetivo é identificar nos cenários os possíveis criadouros de mosquitos da dengue e eliminá-los.

A bancada com microscópios para observar Aedes é sucesso total!

Exposição Aedes na Casa da Ciência


s expondo pesquisas do perigoso mosquito através de lupas, microscópios e realidade virtual.

A mostra em cartaz na Casa da Ciência promete explorar com detalhes o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Enquanto os pequenos passeiam pelas atividades interativas, monitores atenciosos vão explicar sobre os vírus transmitidos, históricos das doenças no Brasil e pesquisas em andamento para controlar a reprodução e criadouros do vetor. Uma verdadeira caça conscientizadora ao mosquito!

O "Quintal Interativo" é muito fofo, por ser um refúgio mais artesanal dentro de uma exposição bem tecnológica.

Exposição Aedes na Casa da Ciência

Nesta área é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do Aedes aegypti e as fases ovo, larva, pupa e alada (adulto). 

Exposição Aedes na Casa da Ciência


Ali o visitante encontra potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta, calhas, entre outros locais.

E ainda tem uma área de realidade virtual que as crianças piram. 

Exposição Aedes na Casa da Ciência


A mostra ainda oferece várias atividades, como oficinas gratuitas de máscaras, gravuras em isopor, gifs animados, etc. Vale conferir a programação completa e mais detalhes aqui.


Serviço:

Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, RJ
Período: 14 de junho a 27 de agosto de 2017
Terça a sexta das 9 às 20h 
Sábados, domingos e feriados das 10 às 20h 
fechada às segundas-feiras
Entrada gratuita
Classificação Etária: sem restrição
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Eu sinto orgulho de ser brasileira quando vejo algo assim! Merece ser super divulgado! Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris
    Que bacana estas atividades! Eu também adoro participar.
    Unir o educativo com atividades interessantes é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo