segunda-feira, 18 de março de 2019

Fábrica Bhering - sem chocolate mas com muita arte

Balas Toffee delícias da Bhering que me lembram os desejos da infância. A primeira fábrica de chocolates do Brasil, que fazia essas maravilhosas balas, ficava no Rio de Janeiro, no Santo Cristo.


O que fazer no Rio

Quem pegava ônibus da Zona Sul para a Rodoviária, no caso a pessoa aqui, passava em frente a esse reduto de sabores. E a minha boca salivava e a curiosidade de conhecer a fábrica por dentro despertava a minha imaginação. Eu imaginava um mundo fantástico ali dentro cheio de sons, sabores e aromas. Mas a fábrica fechou, as Balas Toffee ficaram raras nas prateleiras de guloseimas dos mercados. O prédio ficou abandonado. Por um tempo eu ainda passava por ali e lamentava, depois ao mesmo tempo em que o meu caminho para as viagens deixou de ser pela rodoviária, fui me esquecendo da tal fábrica dos sonhos e satisfação de desejos. Mas não me esqueci das Balas Toffee e nem das Balas de Boneco da minha infância.


Aí anunciaram que a tal fabrica abandonada dos sonhos viraria Museu do Chocolate. Me animei. Adoro museu e adoro chocolate. Seria a combinação perfeita. Esperei ansiosa a minha oportunidade de entrar na Fábrica Bhering.

Até  que, inspirado em ocupações artísticas de fábricas em outros país como Berlim, Londres e Paris, (viajar é sempre bom, inspirador e fábrica de novas ideias) o dono da Bhering inovou e deu nova utilidade à fábrica desativada.


Alugou o espaço amplo para artistas descolados, também com espírito inovador, montarem seus ateliês em uma área diferente, fora do previsível núcleo da Zona Sul.


Com a mesma aparência antiga o espaço ganhou cara nova! Diversos ateliês de pintura, moda, arquitetura, livraria, cafés e restaurantes descolados invadiram a área. E mais uma vez eu voltei a me lembrar da fábrica dos sonhos e a vontade de conhecer o local voltou.


O lugar ficou tão legal que resolveram movimentar mais e aproveitá-lo melhor ainda. Uma vez por mês os ateliês abrem as portas para o público ficar mais perto dos artistas. Taí a minha oportunidade!

O top é estar por lá no horário do pôr do sol e assistir ao show que sempre rola nesse horário. Dessa vez fui mais cedo, mas deu para curtir as artes, comer um angu maravilhoso enquanto a filha saboreava um hambúrguer artesanal, tudo acompanhado de música.


O misto de prédio abandonado com estruturas de ferro e concreto aparentes, maquinário desativado com o toque modernoso dos ateliês dá um clima todo especial ao local.  Pra ter uma ideia, a Ana Luiza chegou dizendo: "eu não sei como eu ainda topo os seus programas..." e saiu querendo fazer uma tatoo e voltar no próximo mês.


E tinha balas Toffee!!! Que agora são produzidas em Varginha.





Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Oi Chris

    que máximo, deve ser uma experiência super bacana!!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, é bem legal sim. Quero voltar para ver o pôr do sol.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  2. gosto demais desse tipo de passeio, com certeza ia adorar conhecer essa fábrica!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro programas que envolvem arte. Acho que você ia gostar sim.
      Beijos
      Chris

      Excluir
  3. Adoro balas toffe, essa fábrica deve ter sido incrível, e como museu então..hummmm adorei! Niceness Beauty Blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As balas são maravilhosas. Tô só economizando o meu pacote por aqui... A fábrica é bem legal mesmo, um ótimo passeio. Vale a pena.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que máximo Chris, ficou muito legal, um exemplo a seguir. E que delícia de dia por lá!
    Também me lembro de muitas fábricas pelo itinerário do ônibus de minha infância e juventude, praticamente todas fecharam, velhas placas de ADMITE-SE, caindo aos pedaços, podres enferrujadas, telhados desfeitos...que tristeza, a tecnologia trouxe muita coisa boa, mas também muito desalento com tanto desemprego.
    Uma fábrica que mexia minhas fantasias infantis era do chicletes Adams, na Av. dos Estados.
    Adorei seu post, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva, nossa fiquei aqui visualizando a cenas das placas... Sim a tecnologia tem o seu lado positivo, mas tem o lado negativo também. Temos que usá-la a nosso favor. Nossa... essa fábrica dos chicletes Adams devia ser demais. Fiquei imaginando o colorido e o cheiro.
      beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo