sábado, 23 de março de 2019

Filme Um Banho de Vida

Quem me conhece e/ou me acompanha aqui sabe que eu adoro uma comédia francesa. Imagina como eu fiquei quando não pude ir na cabine de imprensa do filme "Um Banho de Vida"?!

Mas não tem nada não... a minha amiga Márcia, que tem a página Cine e Ilumine, foi nos representando, me mandou a crítica, me contou sobre o filme e aí eu fiquei mais em cócegas ainda para conferir. E foi o que eu fiz! Assim que estreou, nesta mesma semana, eu comprei o ingressos para mim e para o marido e apenas comuniquei que ele tinha cinema para ir. E não me arrependi! "Um Banho de Vida" é uma comédia dramática cheia de alma. É engraçado, inteligente e faz a gente sair do cinema com um sorriso no rosto e envolvidos com a história de vida de cada um dos personagens.

Filme Um Banho de Vida




Aqui a crítica da Márcia.

“ Um Banho de Vida" - "Le grand bain" 118 min - 14 anos

Sinopse: Bertrand (Mathieu Amalric) está no “auge” dos seus quarenta anos, está desempregado e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram efeito, ele começa a frequentar a piscina municipal do bairro em que vive. Lá ele conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. O grupo se junta e forma uma equipe de nado sincronizado masculina, algo incomum dentro do esporte. Sob o comando de Delphine (Virginie Efira), uma ex-atleta vitoriosa, Bertrand e os novos companheiros decidem participar do campeonato mundial de nado sincronizado, encontrando, enfim, um novo propósito para sua vida.

O ator francês Gilles Lellouche ("Os Infiéis"), que virou diretor, faz uma comédia dramática que lembra em alguns aspectos o grande sucesso do cinema de 1997 "Ou tudo ou nada" ("Full Mounty"). Ambos os filmes falam da redescoberta do poder de cada um em confronto com uma crise existencial, ou econômica ou simplesmente depressão onde os personagens são impelidos a situações constrangedoras e cômicas. Neste filme, com muito coração, o elenco de estrelas brilha e se envolve dando credibilidade necessária a história.

Todos os homens estão lutando de alguma forma. Marcus (Benoît Poelvoorde) é um homem de negócios arrogante, mas fracassado - ironicamente ele vende piscinas, mas não tem clientes e deve milhares. Laurent (Guillaume Canet) é um gerente de fábrica tenso com muita raiva de si mesmo, de sua mãe doente e de seu filho gago. Thierry (Philip Katerine) está desesperado por uma parceira e um propósito, sua solidão é bem representada no trabalho na piscina. Simon (o ótimo Jean-Hugues Anglade) é cantor de rock que nunca fez sucesso, vive num trailer e se aflige para impressionar sua filha. John (Félix Moati) é jovem e ansioso, mas pode prender a respiração por longos períodos. Basile (Alban Ivanov) e Avanish (Balasingham Thamilchelvan) são personagens que completam a equipe mas não são aprofundados.

Entre as mulheres, Delphine (Virginie Efira) e Amanda (Leïla Bekhti) são treinadoras da equipe, enquanto a primeira impõe treinamento mais relaxado, a outra estabelece treinamento rigoroso quase militar. As duas estão ótimas e são responsáveis pelas cenas mais engraçadas.

A trilha sonora pop dos anos 80 - Tears for Fears, The Notorious B.I.G., Phil Collins & Phil Bailey e outros - dão ritmo correto ao filme.

Na abertura do longa, o protagonista Bertrand conta como o brinquedo de encaixes é uma metáfora da vida. Na cena, um bebê se frusta e chora quando não consegue colocar um objeto quadrado num buraco redondo e vice-versa. No decorrer do filme, as experiências frustantes de cada personagem são reveladas e o final do filme conclui de forma graciosa a possibilidade, mesmo que previsível, de resolver esses fracassos, como o encaixe de objetos.




Você pode me encontrar também
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

2 comentários:

  1. Chris querida
    Também amo filmes europeus e estou doida para ver este.
    Também estou perdendo as cabines...
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, nem me fala, são tantas cabines de filmes bons... Dá vontade de ir a todas. Ainda bem que a Marcia aproveita por mim.
      Beijos
      Chris

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo