quarta-feira, 19 de junho de 2019

Comédia Francesa "Meu Bebé" - Para todas as mães que terão o ninho vazio um dia


Hoje acabou o Festival Varilux de Cinema Francês de 2019 e eu infelizmente consegui assistir apenas dois filmes. Bons tempos em que eu conseguia ir a todos! E os dois que eu vi foram ótimos o que me deixou mais ainda com a sensação de que perdi muito filme bom. Tudo bem. Agora é esperar alguns entrarem em cartaz no circuito oficial e outros serem lançados no streaming.

Um dos filmes que eu assisti no festival foi a comédia francesa “Meu Bebê (Mom BèBè). Vou aproveitar que ainda estou sob o efeito do prazer de assistido, da levezas dos risos e a emoção das lágrimas, estas somente no finalzinho, que ele arrancou para dar a dica, falar neste longa que foi uma das atrações do 10º Festival Varilux de Cinema Francês, deixar registrado aqui.





O filme, da diretora Lisa Azuelos, conta a história de Heloise (Sandrine Kiberlain) uma mãe de três filhos em que sua "caçulina", Jade (Thaïs Alessandrin), está prestes a completar dezoito anos e deixar o ninho para continuar seus estudos no Canadá. Vem aí a tal síndrome do ninho vazio pelo qual toda mãe vai passar um dia e a minha está cada vez mais próxima. 

Conforme a partida de Jade se aproxima Heloise vive esse estresse da partida aliado ao sentimento do ninho vazio em paralelo com as lembranças da sua bebê desde o nascimento. São essas lembranças dos momentos compartilhados que vai mostrando como a relação de mãe e filha é profunda, próxima e sincera. O tipo relação que toda mãe quer construir com os filhos e os filhos terem com a mãe. 

Com diálogos ótimos e situações divertidas o filme vai mostrando também como essa ruptura será difícil para ambas, porém necessária para o crescimento da filha e para a retomada da vida mais pessoal da mãe. Às vésperas da partida da filha, Heloise faz uso desse momento para analisar a própria independência, solidão, relações profissionais, o quanto abriu mão de sua vida e o quanto isso valeu a pena, e o contato com os outros filhos, também entrando na idade adulta.

Dominada pelo desejo de aproveitar ao máximos esses últimos momentos juntas Heloise praticamente se esquece de viver o presente e foca em registrar ao máximo o dia a dia da filha pensando na saudade que irá sentir. Outro ponto de identificação. Muitas de nós mães ficamos com o celular na mão filmando, fotografando, registrando cada fase dos filhos com a sensação de que estamos "segurando" aquele momento, fazendo com que ele dure por mais tempo e com isso podemos estar na verdade fazendo com que passe mais rápido e menos vivido. E claro, os filhos adolescente se irritam.

"Mom Bèbè", ou "Meu Bebê" é um filme que toda mãe deveria assistir, de preferência com os filhos adolescentes ao lado, não só por ser divertido, leve, justo e verdadeiro, mas por criar essa identificação. E isso acontece justamente porque a história da personagem Heloise é na verdade a história real da diretora Lise. Ela mostra que é difícil sim criar os filhos praticamente sozinha, mas totalmente possível, proveitoso e gratificante. O quanto a proximidade com os filhos é rica, divertida, emocionante e cheia de aprendizados. E na minha opinião ainda rejuvenesce. 

Sandrine Kimberlain está perfeita como mãe cercada de jovens atores cheios de talento! 





Você pode me encontrar também

A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

25 comentários:

  1. Que lindo deve ser e esse tema interessa muito! Já passei com os filhos,ainda tenho que passar com netos,rs...beijos, chica e gostei da dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, ai meu Deus... passar por isso em dose dupla não é fácil... kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  2. adoro esse tipo de comedia francesa, dica gostosa de filme agora pro feriado

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, eu também gosto muito das comédias francesas. Elas conseguem fazer rir sem perder a densidade, sem virar pastelão.
      beijos
      Chris

      Excluir
  3. Parece um filme bem divertido e leve para assistir ao lado da família.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, é sim um filme leve e bom para ver com a famíilia por tratar justamente assuntos familiares.
      beijos
      Chris

      Excluir
  4. Que indicação incrível! Já está na minha lista pra ver!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, espero que tenha a oportunidade de assistir e goste.
      beijos
      Chris

      Excluir
  5. Oi, Chris!
    Confesso que não sou muito ligada a filmes estrangeiros sem ser em inglês, mas esse parece que seria um que me agradaria.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OiLuiza, tem muito filme bom fora dos filmes em inglês. Vale a pena dar uma diversificada, eu gosto. E acabo me surpreendendo positivamente muitas vezes.
      beijos
      Chris

      Excluir
  6. É um dilema quando a mãe vê seus filhos deixarem a casa.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris, tenho tanto medo quando chegar minha vez ... rs, ri alto aqui quando falou que a sua hora está chegando. kkkkk Bjs Mona www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mona, dá um medinho sim. Dá um frio na barriga, mas vamos nos acostumando com a ideia com o tempo. O tempo passa rápido, mas as coisas acontecem mais devagar e a gente vai se preparando, se adaptando.
      beijos
      Chris

      Excluir
  8. Chris, eu não sou mamãe, mas assistiria com certeza ao filme! Até para ter contato com filmes de outros lugares, e também para dar umas boas risadas! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pathy, dar uma boas risadas já é um grande motivador né? Pra mim é. Adoro filmes que me fazem rir.
      beijos
      Chris

      Excluir
  9. Amei sua indicação, ainda não conhecia esse filme. Vou compartilhar com a minha irmã para ela assistir com meu sobrinho!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kaila, espero que a sua irmã goste. O filme é bem divertido.
      beijos
      Chris

      Excluir

  10. It seems like a really fun and light movie to watch alongside the family.

    ResponderExcluir
  11. AMo filmes franceses e adorei essa indicação e já quero assistir

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Juliana, eu também adoro. Se tiver indicações pode me passar. kkk
      beijos
      Chris

      Excluir
  12. Oi Isa, é sempre bom ter umas dicas anotadas para aquela hora que ficamos sem saber qual filme escolher para ver, né?
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo