sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ziraldo no Museu Histórico Nacional - Exposição "Terra à Vista e Pé na Lua"


Aos quarenta e cinco do segundo tempo, ou melhor, aos vinte e cinco da prorrogação, eu consegui visitar a exposição "Terra à Vista e Pé na Lua", no Museu Histórico Nacional.

Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional

A mostra, que se encerra hoje depois de ter seu fim prorrogado (daí os vinte e cindo da prorrogação), é uma homenagem ao 90 anos do nosso cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro, Ziraldo Alves Pinto.

Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional

Ziraldo é um dos maiores escritores infantis dos últimos tempo. Eu mesma li muitos e muitos dos seus livros para as minhas filhas. Então, imagina só a emoção de entrar nas salas de exposição e me deparar com linhas cheias de memórias.

Teve reencontro com o apaixonante "Flicts" que mexe com o coração de adultos e crianças. A história de uma cor que era diferente das outras e por isso não consegui se enturmar, não era a cor escolhida para colorir os desenhos das crianças. Por isso foi ficando tão triste que queria sumir. A história é tão relevante que já virou musical.


Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional


A arte produzida por Ziraldo é muito rica e diversa, composta por cartazes, livros, charges, marcas e logotipos, dentre outros. Ao longo de toda a sua carreira, Ziraldo teve inúmeras publicações de sucesso. A mais emblemática de todas, sem dúvidas, foi lançada em 1980: O menino maluquinho.



Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional


Nas três salas que a exposição temporária do Museu Histórico Nacional ocupada por Ziraldo, nós, visitantes, vamos conhecendo um pouco da história do artista - como a sua chegada ao Rio, o início da carreira, o trabalho na imprensa e o reconhecimento nacional – enquanto isso mergulhamos no universo de artista e de suas criações. Tudo exposto em diferentes suportes, como quadrinhos, tirinhas, cartazes e livros.

Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional

E vamos nos vendo frente a frente com seus muitos personagens que nos encantam, emocionam e ensinam com suas histórias e aventuras. 

Além das três salas, a exposição se espalha pelo Pátio Minerva (aquele pátio logo na entrada) com vário painéis reproduzindo histórias e personagens que ganharam vida  a partir da imaginação de Ziraldo.

Claro que eu tive que fazer uma foto com "The Super Mãe" que ficou conhecida através das publicações no "Jornal do Brasil", a partir de 1968 e, posteriormente, na revista "Claudia".  Nem preciso ressaltar que eu as conheci muito depois disso, né? 

As histórias foram baseadas na matriarca da família do autor, dona Zizinha.



O Pátio dos Canhões, um dos pontos fortes do Museu Histórico Nacional, foi transformado em "Praça da Amizade" com seus canhões atirando flores. Lindo e muito simbólico!

Exposição do Ziraldo no Museu Histórico Nacional

E habitado por personagens conhecidos nossos em escala humana. Não tem como não tentar se enturmar na Turma do Pererê, né?


A Turma do Pererê é das antigas! A série de histórias em quadrinhos teve início em 1959, na revista "O Cruzeiro", a primeira revista brasileira em quadrinhos totalmente colorida. Infelizmente durou somente até 1964, época em que o regime militar baniu as revistas das bancas. Cena triste da nossa história!





A Turmina conta com os personagens Pererê (Saci), Tininim (índio), Galileu (onça), Geraldinho (coelho), Moacir (jabuti), Alan (macaco), Pedro Vieira (tatu), Boneca de Pixe (namorada de Pererê), Tuiuiú (garota indígena, namorada de Tininim), Professora Nogueira (coruja), compadre Tonico Macedo (fazendeiro), Seu Neném (amigo do compadre Tonico) e mãe Docelina, a doceira que alegrava a turminha. As aventuras aconteciam na Mata do Fundão. E nos encontramos com vários deles no pátio, ou melhor, na praça.

Em 1998, os quadrinhos ganharam um seriado chamado "A Turma do Pererê", exibido na TVE Brasil, na TV Cultura, TV Brasil e outras TVs públicas


A exposição “Terra à Vista e Pé Na Lua” tem como foco a aventura humana rumo ao desconhecido. E realmente nos leva a uma aventura através do olhar visionário de Ziraldo, esse artista atemporal cujas obras habitam o imaginário de brasileiros e brasileiras de todas as idades.


A mostra  marca o início das comemorações dos 100 anos desse museu que é belíssimo, cheio de histórias interessantes (tem até história de fantasma) e muita riqueza cultural.


Vale muito a pena visitar a exposição permanente e as temporárias. 


Esse post faz parte do projeto #100EM1 de 2022 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei, no início do ano, que o projeto seria uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizados e reflexões. Porém o projeto foi completamente prejudicado pelo período que estamos vivendo.


Outros blogs participantes do BEDA 2022:




A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

8 comentários:

  1. Ei, cada vez que você faz mais entradas tenho que colocar mais fotos na que estou preparando, acho que tenho quase trinta fotos do seu blog. Neste sábado ou domingo eu tenho que postar um post de música e na próxima semana eu devo estar postando sobre seu blog, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  2. Oi Crhis, amei demais essa exposição, amo o Ziraldo e as obras dele. É talento demais.
    Amei saber que você foi visitar essa exposição incrível e realmente está maravilhosa.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Chris,

    O Ziraldo tem feito parte da vida da gente de tantos modos e há tanto tempo, que é quase como um conhecido pessoal, rsrs. Adorei este evento, eu também me esbaldaria nas fotos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Chris! Que exposição linda essa. Que pena que não vi antes, se não, certamente teria ido também. Estava muito linda. =) Adorei o canhão com flores.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. muito bacana, que lindo o canhão com flores. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Ah, que pena, perdi essa exposição linda! Meu filho teria adorado, não tenho dúvida. :(

    Suas fotos ficaram lindas ~ e amei o destaque para a The Supermãe! :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris,
    Que exposição incrível, ainda bem que você conseguiu visita-la a tempo, pra mim seria muito nostálgico. Eu assistia A Turma do Pererê na Tv Cultura e conheço alguns dos trabalhos do Ziraldo, ele é realmente atemporal.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que perdi, Chris! Ziraldo marcou a minha infância e com certeza seria incrível reviver essas lembranças em forma de museu. ♥ Mas fica para a próxima e eu amei a praça da amizade (simbólico e perfeito) e a sua foto "The Supermãe". :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo