"O Cluster" é um evento bem modernoso de moda, design, arte e gastronomia que rola no Rio.
As edições são sempre bem transadas, em locais descolados,
com gente criativa, música boa.
Mesmo com tanta coisa legal, o que mais me atraiu na 18ª edição da feira que movimenta a economia criativa carioca, em comemoração aos seus quatro anos, foi o local de realização: a Casa da Marquesa de Santos.
O palacete já foi o Museu do Primeiro Reinado dedicado à preservação da memória do período do reinado de Dom Pedro I no Brasil. Além da beleza arquitetônica, o acervo incluía mobiliário, artes decorativas, pinturas e outros objetos da época. A visita ao exemplo de residência nobre do início do século XIX era uma volta ao tempo onde os visitantes podiam caminhar pelos ambientes elegantes e sentir um pouco de como era o modo de vida da aristocracia brasileira da época no Rio.
Lá pelos anos de 2008 e 2010 o museu já estava sem manutenção, mas mesmo assim estava aberto ao público, tinha eventos culturais e fazia parte do roteiro turístico "Rio Imperial".
Consegui a foto abaixo no post de 2008, no blog "Relatório Virtual", em que o autor fala da visita ao museu e reclama do estado de abandono.
Eu não sei exatamente quando o museu foi fechado para reforma. Sei que em 2012 o Museu do Primeiro Reinado já se encontrava fechado para reforma. Sei que durante o período que eu trabalhei em São Cristóvão, esperei ansiosamente a reabertura do museu que contrariando a muitos historiadores passaria a ser o Museu da Moda.
Então imagina a minha alegria quando soube que o evento seria lá. Finalmente poderia entrar naquele lugar.
O jardim é lindíssimo com árvores enormes, muita sombra
e um lago charmosinho. Já adorei essa parte do jardim.
A casa é imponente, as duas escadas, as sacadas, as janelas, tudo só fazia a minha expectativa para ver como estava a casa por dentro aumentar.
Mas quando finalmente cheguei ao interior, me decepcionei. Bateu um desânimo total. Se depois de pelo menos quatro anos fechada para reforma a situação é essa, imagina quando o museu será reaberto?
Mesmo estando neste estado, caminhando pelas poucas áreas do primeiro andar que estavam abertas para o evento, dá para imaginarmos como a residência foi linda.
De qualquer forma o evento "O Cluster" foi show!
Adorei ter passeado pela Casa da Marquesa de Santos. Foi para mim um misto de alegria por ver o espaço sendo utilizado e muito bem aproveitado, apesar das condições, e de tristeza por ver que ainda está tão longe de ser reaberto.
Tomara que rolem muitos eventos por lá e que isso faça gerar grana e incentivo para retomarem as obras e possibilitar a reabertura do museu.
Em 2015 foi lançado o aplicativo gratuito para Android e IOS, Casa da Marquesa, que permite saber um pouco da história do local que um dia, sabe-se lá quando, será o Museu da Moda, ou não.
Nossa que legal... adorei seu blog. Realmente é uma pena o museu estar assim... infelizmente nossos governantes não tem interesse em manter viva a historia de nosso país... Quando estudei artes na faculdade, minha professora dizia que os países mais desenvolvidos são aqueles que enaltecem seu passado, registrando e mantendo-o vivo em museus.
ResponderExcluir