O parque fica ali no fundinho do badalado e famosinho bairro de Copacabana. Você pensa que Copa vive só de princesinha do mar, ruas movimentadas e comércio alucinado? Tá muito enganado. Tem paraíso verde e escondido por ali também.
Ao chegar ao final da Rua Guimarães Natal nos deparamos com o portão de entrada do parque e do lado de fora já sentimos o clima de organização.
Assim que entramos já somos informados das regras de boa convivência.
Colado no muro, logo à esquerda, também estão disponíveis painéis com informações históricas do parque, sobre a fauna e flora local e sobre a trilha existente na área.
Já bem informados seguimos caminhando pela pista superlimpa e já encontramos o banheiro superlimpo e arrumado. Por ali fica o estacionamento de carrinhos dos bebês que desfrutam do parquinho.
Gostei da área de piquenique bem ampla, arborizada e limpa. Se você estiver em grupos pequenos em torno de 10 pessoas é só chegar com o seu lanchinho e ficar por ali. Agora, se você pretende fazer uma festinha ou levar uma galera maior, aí tem que reservar a área com antecedência.
A quadra de futebol também é superagradável e cercada de verde. Para você ter uma ideia, nesse dia da foto o céu estava sem nenhuma nuvem e o sol reinando poderoso. Mas a quadra está toda na sombra.
O jardim é bem cuidado.
E as latas de lixo estão espalhadas por toda a parte. Só não mantém o local limpo quem não quer.
O parquinho das crianças também recebe sombra, tem banquinhos disponíveis e brinquedos do tipo de parque tradicional de pracinhas antigas. Tudo para deixar a criançada feliz gastando energia.
Lembra daquela trilha que estava bem explicadinha no painel na entrada?
Ela está bem sinalizada com setas, o caminho está marcado, mas com muitas folhas no chão. É importante estar atento e de tênis.
É uma trilha de subida bem leve e se você se cansar pode dar a sorte de encontrar um cipó para descansar.
Caminhando pelo meio da mata encontramos surpresas como a torre de circulação de ar do metrô de Copacabana, as ruínas da Casa do Índio Teodoro, com construção datada de 1700 e outras mais, pois a área já serviu de ponto de controle e segurança da cidade com direito a platôs para apoio de canhões e esconderijo para os soldados.
Encontramos por ali muito verde, muito barulho de pássaros, muitas árvores e as marcações do caminho.
E no final, o desejo de contato com o mato, com o silêncio e o sossego, batem tão forte que dá vontade de ficar mais um tempo por ali curtindo a natureza que está logo ali ao lado dos prédios, carros, ônibus e pessoas apressadas.
A trilha é pequena, fácil e dá para fazer sozinho e com crianças a partir de oito anos. Mas é importantíssimo buscar orientação antes, levar água, estar de tênis e avisar que está indo fazer o percurso.
O ideal, ideal mesmo, é realizá-la pela primeira vez sob a orientação de um guia capaz de apontar os vestígios históricos do local. Eu não fiz isso e não identifiquei a tal árvore que imita uma girafa, nem a jaqueira centenária, nem o forno das antigas de produção de lenha tem até passagem por dentro. Vou ter que voltar por lá e procurar com mais calma.
Serviço:
Endereço: Rua Guimarães Natal, s/nº - Copacabana - perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde
Funcionamento: de 3ª a domingo, de 8h as 17h - até as 18h no período de horário de verão.
Gratuito
Outros Parques do Rio:
- Parque Lage;
Boa noite, querida Chris!
ResponderExcluirQueria ter a sua coragem de peregrinar por tantos cantos do RJ, sem medo!
Bjm muito fraterno
Nossa que lugar gostoso. E com esta pegada aventureira de trilha e td mais. Delícia hein?
ResponderExcluirQue legal, parece ser bem gostoso! Mas posso contar, li rápido o título e vi "parque DO Chacrinha" e já imaginei um parque temático do velho guerreiro! kkkk #alouca
ResponderExcluirBeijo
O lugar parece super calmo, adoro trilhas!
ResponderExcluirUm lugar divino e relaxante. Ah, bem que poderia ser aqui pertinho.
ResponderExcluirwww.arianebaldassin.com
Incrível saber que existe um lugar assim em Copacabana!!!
ResponderExcluiradorei
bjs
Que demais, adoro acompanhar seus passeios pelo RJ
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato
Adorei a dica porque não conheço o local e já anotei para visitar. Valeu!
ResponderExcluirAmo suas dicas, e ver o Rio de uma outra forma!
ResponderExcluirAdoro as suas para conhecer o Rio de uma outra forma. Aposto que muitos cariocas não sabem dessa beleza de parque. Bjs
ResponderExcluirQue legal, para quem mora na cidade deve ser ótimo ter um local assim.
ResponderExcluirbj,
Alê
http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/
Parabéns, belo e divertido blog!
ResponderExcluirinstagram: Berla.juventude
Moro aqui ao lado desse belíssimo Parque. Um pulmão de ar puro numa área urbana das mais densas do mundo. Nele foram identificadas 19 espécies de flora em risco de extinção. Recomendo que visitem!
ResponderExcluir