segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Casa da Marquesa de Santos - Alegria e Decepção



"O Cluster" é um evento bem modernoso de moda, design, arte e gastronomia que rola no Rio. 


Casa da Marquesa de Santos recebe  O Cluster


As edições são sempre bem transadas, em locais descolados, 


Casa da Marquesa de Santos recebe  O Cluster



com gente criativa, música boa.



Casa da Marquesa de Santos recebe  O Cluster


Mesmo com tanta coisa legal, o que mais me atraiu na 18ª edição da feira que movimenta a economia criativa carioca, em comemoração aos seus quatro anos, foi o local de realização: a Casa da Marquesa de Santos.

Museu do Primeiro Reinado

Um casarão supercharmoso que fica em São Cristóvão, o Bairro Imperial, onde morou a Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, a mais famosa amante de Dom Pedro I.

Museu do Primeiro Reinado


O palacete já foi o Museu do Primeiro Reinado dedicado à preservação da memória do período do reinado de Dom Pedro I no Brasil. Além da beleza arquitetônica, o acervo incluía mobiliário, artes decorativas, pinturas e outros objetos da época. A visita ao exemplo de residência nobre do início do século XIX era uma volta ao tempo onde os visitantes podiam caminhar pelos ambientes elegantes e sentir um pouco de como era o modo de vida da aristocracia brasileira da época no Rio.


Lá pelos anos de 2008 e 2010 o museu já estava sem manutenção, mas mesmo assim estava aberto ao público, tinha eventos culturais e fazia parte do roteiro turístico "Rio Imperial". 

Consegui a foto abaixo no post de 2008, no blog "Relatório Virtual", em que o autor fala da visita ao museu e reclama do estado de abandono.



Eu não sei exatamente quando o museu foi fechado para reforma. Sei que em 2012 o Museu do Primeiro Reinado já se encontrava fechado para reforma. Sei que durante o período que eu trabalhei em São Cristóvão, esperei ansiosamente a reabertura do museu que contrariando a muitos historiadores passaria a ser o Museu da Moda.

Então imagina a minha alegria quando soube que o evento seria lá. Finalmente poderia entrar naquele lugar. 

Museu do Primeiro Reinado
O jardim é lindíssimo com árvores enormes, muita sombra 


Museu do Primeiro Reinado

e um lago charmosinho. Já adorei essa parte do jardim.

Museu do Primeiro Reinado

A casa é imponente, as duas escadas, as sacadas, as janelas, tudo só fazia a minha expectativa para ver como estava a casa por dentro aumentar. 


Museu do Primeiro Reinado


Mas quando finalmente cheguei ao interior, me decepcionei. Bateu um desânimo total. Se depois de pelo menos quatro anos fechada para reforma a situação é essa, imagina quando o museu será reaberto?


Mesmo estando neste estado, caminhando pelas poucas áreas do primeiro andar que estavam abertas para o evento, dá para imaginarmos como a residência foi linda. 



Dá para ver o potencial que tem ali, mesmo com a foto mal feita de um pedacinho de toda a área interditada e sem luz. Dá para sentir uma tristeza enorme pelo descaso. 


O jeito foi fotografar o piso...



De qualquer forma o evento "O Cluster" foi show! 
Adorei ter passeado pela Casa da Marquesa de Santos. Foi para mim um misto de alegria por ver o espaço sendo utilizado e muito bem aproveitado, apesar das condições, e de tristeza por ver que ainda está tão longe de ser reaberto. 

Tomara que rolem muitos eventos por lá e que isso faça gerar grana e incentivo para retomarem as obras e possibilitar a reabertura do museu. 

Em 2015 foi lançado o aplicativo gratuito para Android e IOS, Casa da Marquesa, que permite saber um pouco da história do local que um dia, sabe-se lá quando, será o Museu da Moda, ou não.



Neste link: O Cluster - 4 anos tem as fotos oficiais do evento. Estão lindas e mostram mais do jardim, da casa e do evento em si.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Um comentário:

  1. Nossa que legal... adorei seu blog. Realmente é uma pena o museu estar assim... infelizmente nossos governantes não tem interesse em manter viva a historia de nosso país... Quando estudei artes na faculdade, minha professora dizia que os países mais desenvolvidos são aqueles que enaltecem seu passado, registrando e mantendo-o vivo em museus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo